domingo, 21 de novembro de 2010

Como estimular a criatividade?

Os professores preocupam-se em estimular a criatividade. Não é fácil, mas por mais bobo que possa parecer, é algo que se aprende por meio de exercícios.
Além disso, deve-se ressaltar a importância da leitura para o conhecimento das possibilidades de construções sintáticas e gramáticais. É necessário dizer que imitar os “mestres” é o primeiro passo para o encontro de uma forma particular de escrita.


O que é mais importante? A forma ou o conteúdo?

No caso das redações (ou dos post em blogs), alguns podem até dizer que a análise de alguns aspectos responsáveis pela estruturação de um texto permite ao professor determinar em qual(is) dele(s) o aluno sobressaiu em relação a seus colegas. Um desempenho acima da média, ou mesmo excepcional, no trabalho com o foco narrativo, ou com a articulação de argumentos, deverá refletir-se na nota que o professor atribuirá ao trabalho realizado por aquele aluno com relação à estrutura de um texto narrativo ou dissertativo. Em outras palavras, há professores que consideram criativos apenas aqueles que, em relação à norma culta, foram corretíssimos.

Já vi, no entanto, redações sofríveis no aspecto gramatical, mas que eram exemplos claros de inovação na abordagem de um texto. É preciso saber dividir os critérios. Ao ler um blog, procuro ver o que foi escrito antes de ver como foi escrito. Isso significa que, muitas vezes, em detrimento do rigor gramatical, o mais importante para mim é o conteúdo


Um último ponto

Não se deve, em nome da criatividade, deixar as regras da boa escrita de lado. Não devemos esquecer de que um texto mal escrito compromete a credibilidade do redator. Se não acredita nisso, experimente enviar um currículo candidatando-se a uma vaga e nele cometer excessivos erros de Português. Depois me conte o resultado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário