sábado, 27 de novembro de 2010

Como eu aprendo? Como eu ensino? Como meus alunos aprendem?

Como eu aprendo?
Como eu ensino?
Como meus alunos aprendem?
A forma e/ou as formas variadas pelas quais meus alunos aprendem o conteúdo e apreendem a realidade a sua volta são relevantes para o meu modo de ensinar?
Sabemos que o conhecimento não é estanque. Ele permeia todos os momentos de nossa vida, e todos os seres sempre terão algo para aprender e ensinar. Aprendemos ao mesmo tempo em que ensinamos, e não há como afirmar o contrário. Nossos alunos nos ensinam muitas lições, como ver o mundo com outros olhos, como utilizar a tecnologia, nos ensinam músicas, estilos, neologismos , enfim, inúmeros conhecimentos... basta que sejamos sensíveis para perceber.
O conhecimento está em todos os lugares, não apenas na instituição escolar. Está também nos livros, nas experiências vividas, nas situações cotidianas, na troca. Os conhecimentos necessários para sobrevivermos são adquiridos sem que percebamos, nos contatos com o meio em que vivemos e no qual interagimos.
O conhecimento escolar, por sua vez, demanda de certo esforço, trabalho, interesse e dedicação. É necessário leitura, interesse, estudo, atenção. Nem sempre o aprendente está bem disposto para a tarefa, mas é muito gratificante aprender. Cabe ao educador, então nortear seu modo de ensinar de modo a motivar o aluno a adquirir conhecimento, ser não só um mediador, mas também motivador, criando situações de aprendizagens desafiadoras.
A relação entre educador e educando se dá pela oferta de condições necessárias para que ambos desenvolvam aprendizagens e conhecimento, seja proporcionando experiências variadas, seja estimulando a observação e a pesquisa, seja possibilitando o desenvolvimento de diferentes visões de realidade.
É necessário perceber, porém, o modo como cada aluno aprende, tendo em vista que não somos iguais, portanto não aprendemos de forma igual. Preciso avaliar meu aluno tendo como parâmetro ele próprio, ou seja, o quanto ele evoluiu ao longo do processo de aprendizagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário