quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Textos diversos e interpretação

Atividades:
1. Os nomes próprios e as profissões apresentadas abaixo divertem as pessoas porque estão ligados pela sonoridade. Leia-os prestando atenção à pronúncia. Depois, descubra a palavra ou frase de cada item e escreva-as.
a) P. Lúcia, fabricante de bichinhos.
b) Décio Machado, guarda florestal.
c) H. Lopes, professor de hipismo.

2. Leia o poema abaixo:

Sonhos da menina

A flor com que a menina sonha
está no sonho?
ou na fronha?

Sonho
risonho:

O vento sozinho
no seu carrinho.

De que tamanho
seria o rebanho?

A vizinha
apanha
a sombrinha
de teia de aranha . . .

Na lua há um ninho
de passarinho.

A lua com que a menina sonha
é o linho do sonho
ou a lua da fronha?
MEIRELES, Cecília Poesia completa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1987.

2. Analise o poema:
a) Quantas estrofes possui?
b) De quantos versos é formada cada estrofe?

3. Muitas vezes nossos sonhos são muito confusos e até absurdos. Você já deve ter observado que no início do sono, quando estamos ainda meio acordados, as imagens da realidade se misturam com imagens de sonho. Copie, do poema de Cecília Meireles, uma pergunta que indica essa confusão entre sonho e realidade. Explique a pergunta.

4. Observe:

"CANETAS S.T. DUPONT. AGORA VOCÊ VAI ESCREVER CERTO POR LINHAS TORTAS, RETAS, QUEBRADAS OU SINUOSAS."

Em linhas tortas, retas, quebradas ou sinuosas, foram empregados vários adjetivos.
a) Quais são esses adjetivos?
b) Que substantivo tais adjetivos caracterizam?
c) Como ficaria a concordância nesse trecho se, em vez de linhas, tivéssemos a palavra desenhos?

5. Alguns substantivos apresentam sentidos diferentes, dependendo da situação em que são empregados. Dê o sentido do substantivo nota em cada uma das situações expressas nas frases a seguir:
a) Ganhei uma nota vendendo flores no Dia das Mães.
b) Tirou uma nota baixa porque faltou muito às aulas.
c) Desafinei nesta passagem da música porque não li a nota direito.
d) Não tenho nenhuma moeda na carteira, somente notas.
e) Fiz uma nota no pé da página, chamando a atenção para este detalhe.

6. Leia as trovas abaixo:

-I-
Um surdo disse que ouviu
Um pobre mudo dizer
Que um cego tinha visto
Um aleijado correr

-II-
Subi na serra do fogo
Com sapato de algodão
O sapato pegou fogo
E eu voltei de pé no chão.
(Ricardo Azevedo. Armazém do folclore. São Paulo: Ática, 2000. p. 35)

a) Reconheça e classifique os artigos empregados na primeira trova. Por meio desta classificação, você acredita que esteja particularizando as pessoas ou falando de modo geral?
b) No 3º verso da segunda trova, por que foi empregado o artigo definido o antes do substantivo sapato?

Nenhum comentário:

Postar um comentário