sábado, 27 de abril de 2013

Projeto de literatura infantil na educação infantil


TEMA: CONTOS E HISTÓRIAS     
DURAÇÃO: TODO ANO LETIVO
PROFESSORA: MARIA DE FÁTIMA SILVA PAULO
SÉRIE: JARDIM I

JUSTIFICATIVA
Nesta faixa etária, as crianças encontram-se na fase do realismo imaginário, onde pensam que a imitação representa a realidade. Para elas, as coisas são vivas e dotadas de intenções e sentimentos.
Aproveitando também, que nesta fase as crianças apresentam maior capacidade de concentração, fixam como ouvintes, e conquistam sua própria linguagem, senti a necessidade de montar este projeto abrangendo contos e histórias como: O lobo e os cabritinhos, Uma babá para os ursinhos, O sapo encantado etc., acreditando que o conto deve ser prazeroso e não repetitivo e mecânico, de forma que nos permita viajar em outro mundo proporcionando momentos de risos, novos conhecimentos e sonhos.

OBJETIVO GERAL
Proporcionar momentos de prazer através da leitura, ampliando vocabulário e a organização de pensamentos.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Confrontar realidade e fantasia;
Aguçar o prazer pela leitura;
Desenvolver a linguagem oral e a capacidade de ouvir;
Organizar idéias e pensamentos;
Ampliar o vocabulário;
Estimular a criatividade.
DESENVOLVIMENTO
Rodinha para conversa informal, troca de idéias e análise de conhecimentos prévios;
Apresentar livro para os alunos – manusear e conhecer a história;
Dramatização e registro feito pelas crianças através de desenho e oralmente;
Lista de personagens;
Trabalhar linguagem oral e escrita;
Exploração dos personagens e modelagem dos mesmos;
Montagem de livro contendo as histórias trabalhadas.

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS
Conversa informal sobre histórias que gostam;
Cuidado com os livros;
Falar sobre autor e ilustrador de cada livro;
Ler a história;
Debate sobre a história;
Reprodução coletiva da história;
Desenho livre;
Modelagem dos personagens.

INTERDISCIPLINARIDADE E CIDADANIA
LINGUA PORTUGUESA
Vocabulário, linguagem oral e escrita.
MATEMÁTICA
Formato, cores, quantidade e textura.
CIÊNCIAS NATURAIS
Animais e higiene.
ARTES
Desenhos, pintura, modelagem e dramatização.
CIDADANIA
Socialização
RECURSOS
Livros;
Diferentes tipos de papel;
Cola branca e colorida;
Lápis de cor, giz de cera;
Tesoura;
Massa de modelar;
Tinta guache;
CD’S

PESSOAL ENVOLVIDO
Alunos do Jardim I;
Professora e demais funcionários da Unidade;
Pais e familiares dos alunos.

AVALIAÇÃO
Acontecerá no decorrer do projeto de acordo com a participação dos alunos.

SUGESTÃO DE HISTÓRIAS E CONTOS
O LOBO E OS CABRITINHOS;
UMA BABÁ PARA OS URSINHOS;
O NASCIMENTO DA BORBOLETINHA;
A CASINHA DO BODE;
O SAPO ENCANTADO;
COMO A ZEBRA FICOU LISTRADA.
Crédito a utora: Maria de Fátima Silva Paulo Pedagoga e Professora pós graduada em psicopedagogia da PMC.


Nenhum comentário:

Postar um comentário