terça-feira, 8 de julho de 2014

Propostas de produção textual 3

O JOGO DRAMÁTICO

· Todos andando em círculo;

· O dinamizador vai dizendo o que eles devem dramatizar: “você está passeando num shopping, para diante de uma loja, olha uma vitrine e observa uma coisa que você quer muito, mas não tem dinheiro para comprá-la....”


RETRATANDO O COLEGA

· O dinamizador distribui duas folhas de papel ofício (dobradas) e orienta cada participante a desenhar 3 partes do corpo de 3 colegas diferentes (ou o mesmo): rosto, pernas, braços;

· Cada um expõe seu desenho, encaixando um depois do outro, no quadro negro (fita crepe).


ATIVIDADE COM RETROPROJETOR

· Levar vários objetos (miniaturas, chaveiros, brinquedos pequenos) e celofane colorido;
· Cada grupo (+/- 3 pessoas) monta uma cena sobre o vidro do retroprojetor;
· A cena é projetada numa folha de papel peso 40 e o grupo risca, no papel a cena projetada;
· Ao retirar o papel, o grupo conclui o desenho, pinta e explica a cena para a turma, criando uma história.


CRIAÇÃO DE UMA IMAGEM COLETIVA NO QUADRO

· Um aluno inicia um risco no quadro, para e outro continua até que toda a turma faça o mesmo.

· Observamos o resultado final e, oralmente, cada um explica o que vê.

· Concluído o desenho, os grupos (de 4 pessoas) recebem meia folha de papel pardo e tenta “imitar”, no papel, o traçado que está no quadro. Depois, pintar os espaços, fazendo um grande colorido.

· Conceitos de arte, a dificuldade de se imitar uma obra de arte, copiar....


DINÂMICA COM BARBANTE

· Formar um círculo;

· Um rolo de barbante é dado a um participante; ele segura uma ponta e chama um colega para pegar o rolo;

· Quem pega o rolo volta para o seu lugar e chama outro e vai formando uma figura;

· Em seguida, atribui-se um número a cada participante (1 e 2, 1 e 2);
· Quem recebeu o número 1 levanta; quem for 2 abaixa e vai modificando a figura (noção de espaço, linha, ponto).


CONHECENDO OS COLEGAS – entrevista

· Os participantes saem dos seus lugares e entrevistam dez colegas, fazendo uma das perguntas abaixo a cada um;

· Terminada esta etapa, começam as apresentações com cada um lendo sua folha.

1. O que ______________ mais gosta de fazer é ___________

2. ____________ fica satisfeito (a) quando _______________

3. Se fosse um animal, ______________ seria um (a) ______

4. A comida preferida de ______________ é _____________

5. __________ sente-se orgulhoso(a) quando ____________

6. __________ é o apelido que ________ daria a sua sogra.

7. __________ é apaixonado (a) por __________________

8. A característica marcante de _________ é ____________

9. O que deixa ________ aborrecido (a) é _______________

10. ________ gosta de ouvir e dançar ___________________



DIÂMICA DAS PARTES

· Fazer, num papel duro, um quadrado ou outra forma geométrica com uma abertura;

· Colocar o papel com a abertura sobre uma figura ou uma fotografia;

· O participante amplia, reduz ou observa a parte da figura ou da fotografia em questão.


Nenhum comentário:

Postar um comentário