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quinta-feira, 1 de abril de 2010

7ª Traçando Histórias

Definidos os participantes da 7ª Traçando Histórias
Realizada com caráter bienal, na programação da Feira do Livro de Porto Alegre, a Traçando Histórias – Mostra de Ilustração de Literatura Infantil e Juvenil é, atualmente, o evento brasileiro de maior repercussão nesta área.

Participarão, de sua 7ª edição, 39 ilustradores selecionados por uma comissão de especialistas, cada um com dois originais de obras publicadas em livro em 2009 ou 2010. Eva Furnari, Ângela Lago e Ana Raquel, que completam 30 anos de carreira este ano, receberão homenagem especial no evento.

Também terão trabalhos expostos na mostra Ana Terra, Andrés Sandoval, Alê Abreu, Cárcamo, Cris Eich, Cristina Biazetto, Daniel Bueno, Elma, Ellen Pestilli, Elvira Vigna, Elisabeth Teixeira, Fernando Vilella, Graça Lima, Guazzelli, Guto Lins, Iionit Zilbermann, Jean Claude, Janaina Tokitaka, Jô Oliveira, Laura Castilhos, Lélis, Luiz Maia, Lucia Hiratsuka, Maria Eugênia, Mariana Massarani, Marília Pirillo, Maurício Negro, Marcelo Cipis, Mateus Rios, Mario Bag, Roger Mello, Rubens Matuck, Salmo Dansa, Simone Matias e Suppa.

Nos dias 3 e 4 de novembro, ocorrerá a tradicional programação paralela da Traçando Histórias, com caráter de curso de extensão da Ufrgs. Artistas plásticos, ilustradores, educadores, bibliotecários e outros interessados poderão fazer suas inscrições a partir de 2 de agosto.

A última edição da mostra está itinerando, em versão digital, pelo Estado, desde 2009, através do SESC, e, por 25 países com os quais o Brasil mantém relações diplomáticas, através do Ministério das Relações Exteriores.

Um comentário:

  1. olá amiga preciso de sua ajuda ,vc tem alguns modelos de dissertação ,pois tenho dificuldade em escrever
    desde já agradeço

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professores apaixonados

Professores e professoras apaixonadas acordam cedo e dormem tarde, movidos pela idéia fixa de que podem mover o mundo.
Apaixonados, esquecem a hora do almoço e do jantar: estão preocupados com as múltiplas fomes que, de múltiplas formas, debilitam as inteligências.
As professoras apaixonadas descobriram que há homens no magistério igualmente apaixonados pela arte de ensinar, que é a arte de dar contexto a todos os textos.
Não há pretextos que justifiquem, para os professores apaixonados, um grau a menos de paixão, e não vai nisso nem um pouco de romantismo barato.
Apaixonar-se sai caro! Os professores apaixonados, com ou sem carro, buzinam o silêncio comodista, dão carona para os alunos que moram mais longe do conhecimento, saem cantando o pneu da alegria.
Se estão apaixonados, e estão, fazem da sala de aula um espaço de cânticos, de ênfases, de sínteses que demonstram, pela via do contraste, o absurdo que é viver sem paixão, ensinar sem paixão.
Dá pena, dá compaixão ver o professor desapaixonado, sonhando acordado com a aposentadoria, contando nos dedos os dias que faltam para as suas férias, catando no calendário os próximos feriados.
Os professores apaixonados muito bem sabem das dificuldades, do desrespeito, das injustiças, até mesmo dos horrores que há na profissão. Mas o professor apaixonado não deixa de professar, e seu protesto é continuar amando apaixonadamente.
Continuar amando é não perder a fé, palavra pequena que não se dilui no café ralo, não foge pelo ralo, não se apaga como um traço de giz no quadro.
Ter fé impede que o medo esmague o amor, que as alienações antigas e novas substituam a lúcida esperança.
Dar aula não é contar piada, mas quem dá aula sem humor não está com nada, ensinar é uma forma de oração.
Não essa oração chacoalhar de palavras sem sentido, com voz melosa ou ríspida. Mera oração subordinada, e mais nada.
Os professores apaixonados querem tudo. Querem multiplicar o tempo, somar esforços, dividir os problemas para solucioná-los. Querem analisar a química da realidade. Querem traçar o mapa de inusitados tesouros.
Os olhos dos professores apaixonados brilham quando, no meio de uma explicação, percebem o sorriso do aluno que entendeu algo que ele mesmo, professor, não esperava explicar.
A paixão é inexplicável, bem sei. Mas é também indisfarçável.
* Gabriel Perissé é Mestre em Literatura Brasileira pela FFLCH-USP e doutor em Filosofia da Educação e doutorando em Pedagogia pela USP; é autor dos livros "Ler, pensar e escrever" (Ed. Arte e Ciência); "O leitor criativo" (Omega Editora); "Palavra e origens" (Editora Mandruvá); "O professor do futuro (Thex Editora). É Fundador da ONG Projeto Literário Mosaico ; É editor da Revista Internacional Videtur -Letras (www.hottopos.com/vdletras3/index.htm); é professor universitário, coordenador-geral da ong literária Projeto Literário Mosaico: www.escoladeescritores.org.br)