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segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Exercícios gramaticais

) Indique os sujeitos da oração

a) Mariana precisa de apoio.
b) Alguns homens destroem a natureza.
c) Só pensam em namoro. [suj. indeterminado]
d) O professor e a professora obedecem ao regulamento.
e) Verifiquei os estragos no telhado. [suj. oculto]
f) As plantas amazônicas necessitam de grande quantidade de luz.
g) Ventou bastante ontem. [suj. inexistente]

2) Determine e classifique o sujeito das seguintes orações.
1 - Chegaram os alunos. [suj. simples]
2 - Nada te direi. [suj. oculto]
3 - Amanhã serão trinta de março. [suj. inexistente]
4 – A dor permanecia a mesma. [suj. simples]
5 - Descobriram o culpado. [suj. indeterminado]
6 - Fizeste o dever? [suj. oculto]
7 - No inverno, amanhece tarde. [suj. inexistente]
8 – Os livros e os cadernos são úteis. [suj. composto]
9 – Entraram alunos e professor. [suj. composto]
10- Cai chuva do céu cinzento. [suj. simples]

3) Classifique nas frases os objetos diretos e indiretos:
a) Incêndio florestal já destruiu cem mil hectares. [OD]
b) Discordo totalmente de você. [OI]
c) Previdência reajusta valor dos benefícios. [OD]
d) Não confiava em si absolutamente. [OI]
e) O direito ao descanso semanal pertence a todos os trabalhadores. [OI]

4) Complete os títulos dos seguintes anúncios classificados com objetos diretos. Estes títulos devem estar de acordo com o texto.
a) Vendo linha telefônica.
Uma linha de 6919 e outro da linha 6962. Servem para os bairros de São Matheus e Sapopemba.
b) Família doa lindos gatos.
São filhotes de raça persa,já vacinados.

5) Agora, complete os títulos dos anúncios com um objeto indireto.
a) Preciso de jardineiro experiente.
Mesmo sem prática, para cuidar de grande área gramada, muitas plantas e algumas árvores ornamentais.
b) Necessitamos de professores.
Com experiência em escola de ensino fundamental e médio, para aulas de Português no período matutino

6) Responda empregando um objeto indireto.
Contra quem você votou? Votei contra Fulano.
Para que time vocês torceram? Torcemos contra o Chile.
Em que você pensava? Eu pensava em você.
De que música eles mais gostavam? Eles gostavam do Hino Nacional.

7) Dê a função sintática dos pronomes oblíquos em destaque nas frases abaixo:
A) Entregaram-me o recibo. [obj. indireto]
b) Não o incomode. [obj. direto]
c) Já lhes comuniquei a novidade. [obj. indireto]
d) Deixaram-nos apenas este bilhete. [obj. indireto]
e) Procuraram-nos há muito tempo. [obj. indireto]
f) Ele se atribuiu um pequeno valor. [obj. indireto]

8) Identifique se os verbos são transitivos ou intransitivos:
a) Expulso a senhora da sala. [Verbo transitivo]
b) Ele fez o exercício com calma. [Verbo transitivo]
c) Saiu com os amigos. [Verbo intransitivo]
d) Falava sobre política. [Verbo intransitivo]
e) O aluno preparou-se para a prova. [Verbo transitivo]
f) Os alunos falam muito. [Verbo intransitivo]
g) Morreu de pneumonia. [Verbo intransitivo]

9) Indique os verbos transitivos e os verbos intransitivos.
a) Sua palavras provocaram confusão. [Verbo transitivo]
b) Um vento forte soprava do Sul. [Verbo intransitivo]
c) Nenhum aluno faltou. [Verbo intransitivo]
d) O mar invadiu a praia. [Verbo transitivo]

10) Classifique cada um desses verbos em transitivo direto ou transitivo indireto.
a) O raio clareou tudo. [transitivo direto]
b) O raio sapecou a árvore. [transitivo direto]
c) Aluguei uma ótima casa. [transitivo direto]
d) Você não existe! [intransitivo]
e) Ele gosta de Manuela. [transitivo indireto]
f) O homem acordou. [intransitivo]

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professores apaixonados

Professores e professoras apaixonadas acordam cedo e dormem tarde, movidos pela idéia fixa de que podem mover o mundo.
Apaixonados, esquecem a hora do almoço e do jantar: estão preocupados com as múltiplas fomes que, de múltiplas formas, debilitam as inteligências.
As professoras apaixonadas descobriram que há homens no magistério igualmente apaixonados pela arte de ensinar, que é a arte de dar contexto a todos os textos.
Não há pretextos que justifiquem, para os professores apaixonados, um grau a menos de paixão, e não vai nisso nem um pouco de romantismo barato.
Apaixonar-se sai caro! Os professores apaixonados, com ou sem carro, buzinam o silêncio comodista, dão carona para os alunos que moram mais longe do conhecimento, saem cantando o pneu da alegria.
Se estão apaixonados, e estão, fazem da sala de aula um espaço de cânticos, de ênfases, de sínteses que demonstram, pela via do contraste, o absurdo que é viver sem paixão, ensinar sem paixão.
Dá pena, dá compaixão ver o professor desapaixonado, sonhando acordado com a aposentadoria, contando nos dedos os dias que faltam para as suas férias, catando no calendário os próximos feriados.
Os professores apaixonados muito bem sabem das dificuldades, do desrespeito, das injustiças, até mesmo dos horrores que há na profissão. Mas o professor apaixonado não deixa de professar, e seu protesto é continuar amando apaixonadamente.
Continuar amando é não perder a fé, palavra pequena que não se dilui no café ralo, não foge pelo ralo, não se apaga como um traço de giz no quadro.
Ter fé impede que o medo esmague o amor, que as alienações antigas e novas substituam a lúcida esperança.
Dar aula não é contar piada, mas quem dá aula sem humor não está com nada, ensinar é uma forma de oração.
Não essa oração chacoalhar de palavras sem sentido, com voz melosa ou ríspida. Mera oração subordinada, e mais nada.
Os professores apaixonados querem tudo. Querem multiplicar o tempo, somar esforços, dividir os problemas para solucioná-los. Querem analisar a química da realidade. Querem traçar o mapa de inusitados tesouros.
Os olhos dos professores apaixonados brilham quando, no meio de uma explicação, percebem o sorriso do aluno que entendeu algo que ele mesmo, professor, não esperava explicar.
A paixão é inexplicável, bem sei. Mas é também indisfarçável.
* Gabriel Perissé é Mestre em Literatura Brasileira pela FFLCH-USP e doutor em Filosofia da Educação e doutorando em Pedagogia pela USP; é autor dos livros "Ler, pensar e escrever" (Ed. Arte e Ciência); "O leitor criativo" (Omega Editora); "Palavra e origens" (Editora Mandruvá); "O professor do futuro (Thex Editora). É Fundador da ONG Projeto Literário Mosaico ; É editor da Revista Internacional Videtur -Letras (www.hottopos.com/vdletras3/index.htm); é professor universitário, coordenador-geral da ong literária Projeto Literário Mosaico: www.escoladeescritores.org.br)