Objetivos
- Construir um comportamento revisor em relação a seu próprio texto e ao dos outros;
- Perceber que a pontuação é um recurso utilizado pelo autor para orientar o entendimento do leitor;
- Constatar que, na maioria das vezes, há mais de uma possibilidade de pontuação;
- Desenvolver a capacidade de argumentação;
- Desenvolver a atitude de colaboração.
Flexibilização para deficiência intelectual em fase inicial de alfabetização Reconhecer tipos de pontuação
Anos
3º ao 5º ano.
Tempo estimado 10 aulas
Material necessário
- Lousa e giz (ou papel Kraft e pincel atômico; ou retroprojetor, transparência e caneta hidrográfica)
- Papel e lápis
Desenvolvimento da atividade
1ª etapaApresente um texto curto sem nenhuma marcação gráfica (como ponto final, letras maiúsculas e travessão). Piadas são interessantes
desde que os alunos tenham tido contato com esse tipo de texto. Peça aos alunos para que, em trios, marquem as unidades que facilitem a sua leitura com algum sinal. Solicite que reescrevam o texto, utilizando a pontuação que julgarem adequada.
2ª etapa Socialize as possibilidades apresentadas pelos trios. Discuta essa adequação, o significado e o entendimento dotexto pontuado de diferentes formas. Converse também sobre questões como identificação da pontuação, reconhecimento dos sinais gráficos em exemplo na lousa e valorize a contribuição de todos.
Avaliação Analise se os alunos utilizam em outros contextos de produção escrita os conhecimentos que construíram a respeito da pontuação.
Flexibilização para deficiência intelectual em fase inicial de alfabetização Com textos curtos ou frases, verifique a aprendizagem do estudante de acordo com o objetivo estabelecido.
- Perceber que a pontuação é um recurso utilizado pelo autor para orientar o entendimento do leitor;
- Constatar que, na maioria das vezes, há mais de uma possibilidade de pontuação;
- Desenvolver a capacidade de argumentação;
- Desenvolver a atitude de colaboração.
Flexibilização para deficiência intelectual em fase inicial de alfabetização Reconhecer tipos de pontuação
Anos
3º ao 5º ano.
Tempo estimado 10 aulas
Material necessário
- Lousa e giz (ou papel Kraft e pincel atômico; ou retroprojetor, transparência e caneta hidrográfica)
- Papel e lápis
Desenvolvimento da atividade
1ª etapaApresente um texto curto sem nenhuma marcação gráfica (como ponto final, letras maiúsculas e travessão). Piadas são interessantes
desde que os alunos tenham tido contato com esse tipo de texto. Peça aos alunos para que, em trios, marquem as unidades que facilitem a sua leitura com algum sinal. Solicite que reescrevam o texto, utilizando a pontuação que julgarem adequada.
2ª etapa Socialize as possibilidades apresentadas pelos trios. Discuta essa adequação, o significado e o entendimento dotexto pontuado de diferentes formas. Converse também sobre questões como identificação da pontuação, reconhecimento dos sinais gráficos em exemplo na lousa e valorize a contribuição de todos.
Avaliação Analise se os alunos utilizam em outros contextos de produção escrita os conhecimentos que construíram a respeito da pontuação.
Flexibilização para deficiência intelectual em fase inicial de alfabetização Com textos curtos ou frases, verifique a aprendizagem do estudante de acordo com o objetivo estabelecido.
Consultor: Leika Watanabe Pedagoga
Nenhum comentário:
Postar um comentário