VÁRIAS DICAS FORAM “GARIMPADAS” NA INTERNET, OUTRAS SÃO
SUGESTÕES DE COLEGAS, OUTRAS SÃO DE MINHA AUTORIA... UMA COLETÂNEA DE DICAS...
DICA 1: Pedir aos alunos
para fazerem um livro.
Material
Utilizado: 1 folha de sulfite
Lápis
de cor
Giz
de cera
Caneta
Lápis preto
Lápis preto
Peça
a cada um que dobre a folha ao meio;
na
frente devem fazer a capa;
no
interior, o conteúdo;
Pedir
para escreverem uma auto biografia
Tempo
estimado: 1h15min
Após a confecção do livro, pede-se que levantem-se e circulando pela sala, comprem
e vendam os livros, assim, cada um terá um livro de uma pessoa diferente.
Dá-se
de 5 a 10 minutos para eles lerem o livro do colega.
Cda
aluno deverá, em rápidas palavras, descrever o livro que "comprou" e
seu autor, ressaltando os pontos positivos.
No
final, faz-se o fechamento com uma análise do poder de leitura, interpretação
de texto, forma de apresentação, auto-crítica, etc.
Os
livros podem ser expostos na sala de aula.
Atenção:
Evitar fazer avaliação do "melhor" ou pior livro, essa dinâmica tem
por objetivo, o auto conhecimento.
------------------------------------------------------------------------------------------------
DICA 2
O
professor deve ter em mãos um questionário com muitas questões inerentes a um
dado tema; a sala deve estar em fileiras, com o mesmo número de alunos por
fileira.. Cada primeiro aluno de cada fileira deve ter um pequeno papel. A
professora lança uma pergunta e os primeiros alunos das fileiras devem tentar
responder no papel e em seguida passar para o aluno de trás sem levantar. O
mesmo acontece..até chegar no último que terá que levar até o professor..
O
primeiro aluno que chegar ao professor, ganhará um ponto para sua fileira.
Então cada aluno passa uma carteira pra trás.. até que o último seja o
primeiro...para que outra pergunta seja feita.Além de ser uma forma diferente
de estudar, eles aprendem também a trabalhar em equipe(fileiras) e lidar com
vitórias e derrotas.
-------------------------------------------------------------------------------------------------
DICA 3 - O
AFOGANTE
Sugestão:
A professora inicia dizendo que em todos nós há um monstrinho dentro da nossa
imaginação; que todos nós temos e ele se chama Afogante;
-
a prof. dá uma folha de sulfite para cada aluno;
-
a criança dobra uma folha de sulfite no sentido longitudinal;
-
escreve seu nome em letra cursiva, em tamanho grande;
-recorta
o contorno superior deste nome;
-
ao abrir a folha, terá confeccionado um "monstrinho", que é o
Afogante;
-
então, desenha os olhinhos, nariz, boca, antenas, patinhas... ou o que quiser
- escreve uma produção de texto sobre o novo personagem, contando sobre suas características, onde vive, que poderes tem, o que come...
- escreve uma produção de texto sobre o novo personagem, contando sobre suas características, onde vive, que poderes tem, o que come...
-------------------------------------------------------------------------------------------------
DICA 4
Pode
ser feita em duplas. O professor distribui revistas para que os alunos recortem
frases ou palavras (depende da série)com letras médias ou grandes. (Trabalhei
usando revistas "Veja" com alunos de 6ª e 8ª séries. Pedi que
recortassem palavras.) Depois todas as palavras são recolhidas e misturadas num
saquinho. O professor então sorteia um mesmo número de palavras entre as
duplas. Não vale escolher, nem trocar. Recebem cada dupla, por exemplo, 30
palavras. Deverão então construir um texto usando as palavras que têm em mãos.
É uma atividade muito interessante e o resultado é ótimo. Um desafio para a
criatividade e organização lógica das idéias.
Se o professor preferir, pode também já levar as palavras recortadas e fazer o sorteio entre as duplas, de forma que cada uma receba o mesmo número de palavras.
Se o professor preferir, pode também já levar as palavras recortadas e fazer o sorteio entre as duplas, de forma que cada uma receba o mesmo número de palavras.
-------------------------------------------------------------------------------------------------
DICA 5 - Gibis
São distribuídos os gibis entre os alunos, de forma que cada um possa
ler pelo menos uma historinha completa.
Depois
abre-se oportunidade para uma conversa informal, trocas, em que os alunos vão
comentar as histórias, os personagens, os aspectos que acharam interessantes.
Vem então a Produção de Textos. São tantas atividades possíveis . . .!!!
a) Escrever uma carta a um dos personagens da história comentando atitudes suas e dando-lhe sugestões de comportamento.
b)
Recontar a história fazendo alterações nas partes que julgar conveniente,
modificando o final ou não.
c)
Colocar-se no lugar do personagem e escrever para os colegas da história
demonstrando seus sentimentos em relação a atitudes deles ou a aventuras que
viveram juntos.
d) Escrever uma carta ao autor da história, dando-lhe sugestões bem interessantes para uma próxima história.
d) Escrever uma carta ao autor da história, dando-lhe sugestões bem interessantes para uma próxima história.
Qualquer
uma das produções, é claro, deve ser recheada com ilustrações.
Podem acreditar que os alunos vão gostar muito. Já trabalhei atividades assim desde a 3ª série até à 8ª. Foi ótimo.
Podem acreditar que os alunos vão gostar muito. Já trabalhei atividades assim desde a 3ª série até à 8ª. Foi ótimo.
-------------------------------------------------------------------------------------------------
DICA 6 - BINGO PARA APRESENTAÇÃO
- Dinâmica do Bingo com nome e sobrenome de comidas.
É
facil, dividimos a folha em 9 partes e cada pessoa do grupo deverá se
apresentar dizendo seu nome e a sua comida predileta, assim o nome da pessoa
ficaria, por exemplo, assim, Rita Pizza.
Depois
das devidas apresentações, todos deverão preencher sua cartela de bingo com os
nomes de 9 colegas.
Faz-se
o sorteio dos nomes e quem preencher a cartela primeiro ganha um bombom.
Todo mundo gosta!!!
Todo mundo gosta!!!
-------------------------------------------------------------------------------------------------
DICA 7 - CADERNO DE POEMAS
TRABALHANDO
POESIAS COM DIVERSOS AUTORES...OS ALUNOS MONTAM UM CADERNINHO DE POEMAS DIVERSOS E FAZEM UMA RELEITURA
ATRAVÉS DE DESENHOS, COLAGENS, RECORTES.
SEMANALMENTE
APRESENTAM UM POEMA E MOSTRAM SUA ILUSTRAÇÃO.
OS
CADERNOS SÃO EXPOSTOS NO PÁTIO COM AMBIENTE PREPARADO ADEQUADAMENTE PARA A
EXPOSIÇÃO.
-------------------------------------------------------------------------------------------------
DICA 8 – LEITURA DE
IMAGEM
Primeiramente, fazemos a leitura de uma imagem de propaganda. Falamos dos recursos utilizados.
Os
alunos são incentivados a produzirem uma propaganda. Vão tentar convencer a
sala a comprar o produto deles. São muito divertidas as aulas. Produzem
propagandas engraçadas, emotivas...
Fazem
cartazes com a propaganda desses produtos, que depois serão lidos e analisadoa
por outros membros da sala.
Eles
devem observar se os colegas usam os recursos que aquele que faz a propaganda
usa. Se há apelação. Se o modo como colaram a figura ou fizeram o desenho para demonstrar
o produto atinge o público-alvo pretendido etc.
Vale
a pena tentar aplicar essa atividade.
-------------------------------------------------------------------------------------------------
DICA
9
A) Tempestade Cerebral. Trabalhe com um colega de classe.
Escolha uma das perguntas e depois escreva todas as situações possíveis.
O que aconteceria…
se
todos os relógios parassem?
se
todas as pessoas decidissem não trabalhar pelo ordenado mínimo?
se
todas as pessoas tivessem o mesmo aspecto físico?
B) Escrita criativa. Escreva um parágrafo inspirado na “tempestade cerebral” que você fez com seu / sua colega de classe. Quando tiver terminado, troque o seu trabalho com sua / seu colega de classe e cada um deve corrigir o trabalho do outro, dando ideias se achar pertinente.
-------------------------------------------------------------------------------------------------
DICA 10 - A fotografia completa
Veja
a foto. Que história você vê nesta foto? Pense nas cinco questões: Quem? O quê?
Onde? Quando? Porquê? Que eventos / situações você acredita que podem ter
precedido a foto? Que eventos /situações vocês acha aconteceram depois da foto
ser tirada?
-------------------------------------------------------------------------------------------------
DICA 11 - Quem conta um conto acrescenta
um ponto...
Cada
estudante tem uma folha. Você deve começar uma história escrevendo duas linhas
– não duas frases – que a pessoa seguinte vai completar. Depois de escrever,
você entrega a folha ao colega do lado, ela / ele lê e acrescenta duas linhas
mais, tentando ser consistente com o que as pessoas anteriores escreveram. As
folhas continuam a ser passadas até todos terem escrito em todas as histórias.
Na última volta, a pessoa deve tentar terminar a história o melhor possível.
-------------------------------------------------------------------------------------------------
DICA 12 - Cara... e coroa...
Cara...
Escolha um dos temas apresentados pelo qual você tenha opiniões muito fortes. Escreva um texto baseado nos seus sentimentos e opiniões.
Escolha um dos temas apresentados pelo qual você tenha opiniões muito fortes. Escreva um texto baseado nos seus sentimentos e opiniões.
Por
exemplo: Se você escrever sobre a Guerra no Iraque e você tiver um
posicionamento anti-guerra, escreva um texto em que você expõe a sua opinião e
apresenta argumentos para a sua posição.
Temas:
a) o aborto; b) a pornografia; c) os alimentos transgênicos; d) a poligamia; e) a idade legal para o consumo de álcool; f) a redução das emissões de carbono; g) A Palestina e Israel; h) a monarquia ou a república; i) o consumo de maconha; j) a cirurgia plástica
a) o aborto; b) a pornografia; c) os alimentos transgênicos; d) a poligamia; e) a idade legal para o consumo de álcool; f) a redução das emissões de carbono; g) A Palestina e Israel; h) a monarquia ou a república; i) o consumo de maconha; j) a cirurgia plástica
l)
a corrupção; m) o trabalho infantil...
Coroa...
Agora, escreva um texto detalhando a posição oposta. Por exemplo: Escreva um texto argumentando favoravelmente a guerra no Iraque. Este pode ser um exercício difícil. Pede para você explorar sentimentos que você pessoalmente não tem ou que podem ser verdadeiramente opostos àqueles que você tem, mas, às vezes precisamos considerar outros pontos de vista.
-------------------------------------------------------------------------------------------------
DICA 13 - Construindo texto a
partir de “retalhos”
1
Personagens principais
2
Situação
3
Tipo de texto
Entregue três cartões com os três títulos anteriores. Cada estudante deve
descrever os personagens principais de uma história, a situação ou o contexto
geral da história, e que tipo de texto (Descritivos, narrativos, instrutivos,
predicativo, explicativos, argumentativos, retóricos etc.) Recolha todos os
cartões, baralhe e entregue aos alunos. Cada aluno deve ter três cartões de
três alunos diferentes. Com esses personagens, situação e tipo de texto, o
aluno tem que escrever uma história.
-------------------------------------------------------------------------------------------------
DICA 14 - Vermelho
A) Associação livre. Escreva vinte e
cinco palavras que você associa à palavra vermelho. (ou outra palavra a sua
escolha)
B) Escrita criativa. Escreva um parágrafo em que você use todas as palavras que você mencionou na questão anterior. Se você tiver dificuldade em usar todas as palavras use o máximo possível.
B) Escrita criativa. Escreva um parágrafo em que você use todas as palavras que você mencionou na questão anterior. Se você tiver dificuldade em usar todas as palavras use o máximo possível.
-------------------------------------------------------------------------------------------------
DICA 15 - Texto em tiras
a)
Selecione um texto curto e escreva-o em tiras de papel pardo -aquele bem barato
que se compra em metros. Cada frase ou parte do texto deverá estar escrito em
uma tira.
b) Divida a turma em grupos.
b) Divida a turma em grupos.
c)
Distribua uma ou mais tiras para cada elemento do grupo -de forma desordenada-
e peça para que o grupo o reconstrua no chão, de preferência no corredor ou
pátio da escola. Essa atividade é sócio-interativa e promove a participação de
todos na reorganização do texto. Também é uma forma de tirá-los das cadeiras e
mudar o ambiente de aprendizagem.
-------------------------------------------------------------------------------------------------
DICA 16 - Horóscopo
Quem
não gosta de dar uma espiadinha no seu horóscopo de vez em quando, que atire a
primeira pedra.
a)
Selecione do jornal os horóscopos de todos os signos. Pode ser um da semana
passada, ninguém vai perceber.
b)
Pegue o corretivo e, aleatoriamente, dê umas pinceladas nele. Cuide para que
haja um apagamento em cada signo.
c)
Tire o xerox e dê para cada dupla recompor os textos que foram apagados.
Poderá, antes, fazer um aquecimento, perguntando quem acredita em horóscopo,
quando costuma lê-lo, se alguma vez já deu certo a previsão feita pelo
horoscopista...
-------------------------------------------------------------------------------------------------
DICA 17 - Anedotas
Selecione
algumas piadas de salão e, em duas colunas, divida as piadas ao meio: o início
da piada na primeira coluna e na outra - de forma desencontrada- o final das
piadas. Os alunos deverão ler e combinar os textos humorísticos.
Sugestão: Convide os alunos a formarem duplas
e encenarem as piadas para a turma.
-------------------------------------------------------------------------------------------------
DICA 18 - Tiras em Quadrinhos
a)Recorte algumas tiras de histórias em quadrinhos.
b)
Cole-as em uma folha com as partes desencontradas.
c)
Os alunos deverão lê-las e reorganizá-las de forma apropriada.
------------------------------------------------------------------------------------------------
DICA 19 - Outra com tiras
a) Recorte novas tiras de histórias em quadrinhos e cole em uma folha, porém na ordem certa.
b) Com o corretivo, apague as falas.
c)
Peça que os alunos completem da melhor maneira possível de forma que a história
tenha coerência. Esse trabalho poderá ser feito em duplas.
-------------------------------------------------------------------------------------------------
DICA 20 - A Notícia Completa
a)
Recorte várias notícias de jornal que tenham as quatro partes fundamentais:
título/manchete, lead, corpo, e foto com legenda.
b)Desmembre
as notícias, recortando as partes de cada uma.
c)
Embaralhe tudinho e peça ao grupo para reorganizá-las novamente.
-------------------------------------------------------------------------------------------------
DICA 21 - Texto Quebra-cabeças
a)
Recorte alguns textos (tantos quantos forem os grupos com os quais você irá
trabalhar). Os textos poderão ser coloridos para motivá-los.
b)Faça
marcações de forma desorganizada nos textos (tal qual nos quebra-cabeças) e
recorte-os.
c)
Ofereça-os aos grupos para que os montem novamente. Você poderá ter em mãos
algumas perguntas de interpretação para que o grupo responda, dando conta do
entendimento da leitura que fizeram. Também poderá ser feita em forma de
gincana: o grupo que primeiro responder corretamente a todas as perguntas será o
vencedor.
-------------------------------------------------------------------------------------------------
DICA 21 - Charges
Ler charges de jornal
é uma forma divertida de se manter atualizado.
a)Recorte as charges que encontrar pelos jornais.
a)Recorte as charges que encontrar pelos jornais.
b)
Distribua-as para os grupos e peça para fazerem a leitura do momento,
discutindo o acontecimento que está sendo abordado, além de tentar identificar
as pessoas que estão sendo focalizadas.
c)
Troque com os outros grupos de forma que todos possam fazer as várias leituras.
d) Compare as diferenças que forem surgindo.
d) Compare as diferenças que forem surgindo.
-------------------------------------------------------------------------------------------------
DICA 22 - Lendo figuras
a)
Selecione figuras - pode ser de jornal também- que apresentem uma situação
passível de se criar um enredo. Explique que uma boa história deve,
necessariamente, ter um conflito, senão não é uma história.
b)
Peça para que cada um faça a sua leitura do texto extra-verbal silenciosamente.
c) Solicite que, nesse segundo momento, contem para o colega do lado que leitura fizeram e como resolveram o conflito que imaginaram para aquela figura . É importante que cada um fale.
c) Solicite que, nesse segundo momento, contem para o colega do lado que leitura fizeram e como resolveram o conflito que imaginaram para aquela figura . É importante que cada um fale.
-------------------------------------------------------------------------------------------------
DICA 23 - Corrida ao texto.
Leve-os
ao pátio e/ou... Forme grupos com 3 componentes, pois um será o
redator-escritor (a pessoa que irá escrever o texto); o outro será o
corredor-leitor (o responsável em correr para ler e absorver o que leu) e o
outro será o corretor-observador (responsável pela correção dos erros ortográficos,
letra maiúscula, acentuação, parágrafo, título, pontuação.... Quanto maior a
turma, mais textos você deverá ter, pois cada grupo terá o seu (tb pode ser
textos diferentes para cada grupo). De um lado da "quadra" ficarão os
textos num ponto fixo e do outro lado da quadra ficarão os
"corredores-leitores", apostos, esperando o apito e o início à
corrida ao texto... O corredor-leitor deverá ler o texto memorizando o que leu
e trazer a informação ao redator-escritor que estará o esperando do outro lado
da quadra, enquanto o corretor-observador fica atento aos erros de ortografia
[...]
Obs.: Os textos deverão ser todos do mesmo
tamanho para não haver injustiças. Vence o grupo o qual terminou de escrever o texto
por completo.
-------------------------------------------------------------------------------------------------
DICA 24 - Um trabalho legal com
piadas é desorganizar todo o texto e entregá-lo aos alunos para que o reorganizem.Você estará
aproveitando a oportunidade de trabalhar com coesão textual e ainda por cima
despertando a curiosidade, para ler o texto.
Experimentem organizar esta:
"Apenas em uma casa o aviso era
"CUIDADO COM O PAPAGAIO".
Mas
em todas as casas eles encontravam o seguinte aviso "CUIDADO COM O
CAO".
Eles
ignoraram o aviso e entraram na casa.
Em
uma noite dessas, dois ladrões estavam procurando uma casa para roubar
O papagaio os observou e, de repente, começou a gritar:
O papagaio os observou e, de repente, começou a gritar:
Pega,
Rex. Pega ! "
-------------------------------------------------------------------------------------------------
DICA 25 - Corrida da Centopéia
(Jogo da Leitura)
(A
partir dos 7 anos.)
OBJETIVO GERAL: Incentivar o desejo de ler e o interesse pela leitura.
OBJETIVO ESPECÍFICO: Conseguir montar a centopéia mais longa.
MATERIAL: Uma ou duas cartolinas grandes (dependendo do número de crianças), cartolina ou colorset recortados em rodelas de cerca de 5 cm de diâmetro, cola, canetinhas.
COMO APLICAR:
-
Entregar para cada criança um círculo de colorset ou cartolina, pedindo que
desenhe a carinha da centopéia. Colar as carinhas à esquerda de uma cartolina,
com o nome da criança a quem pertence. Determinar um prazo (trimestre ou
semestre) e explicar que cada um irá formando a sua centopéia, acrescentando um
pedaço do corpo para cada livro lido. Só valerão os livros lidos e
compreendidos, e seus títulos e autores serão escritos neste círculo. Se
perceber que uma criança não está lendo de fato, explique que ela não vai
participar mais do jogo. Estimule a classe a falar dos livros que estão lendo.
- Vence quem tiver a centopéia mais comprida.
- Vence quem tiver a centopéia mais comprida.
Obs.: Você pode sugerir
que dêem nome às suas centopéias, desenhem suas perninhas, enfeitem com linha
ou lantejoulas, etc.
-------------------------------------------------------------------------------------------------
DICA 26 - ..."Quem
conta um conto aumenta um ponto"
Selecione algumas histórias "filosóficas (podem ser sobre fábulas, contos, crônicas, historinhas, pensamentos, piadas, músicas...), pois você, professor(a), irá contar diversas histórias a vários grupos numa mesma aula, por isso guarde-as consigo. Para o momento, escolha uma.
Conte
a selecionada para o grupo que você escolheu (de uns 6 alunos), porém, do lado
de fora da sala de aula! Os alunos devem ouvi-lo com muita atenção, pois irão
retornar à sala e recontar essa mesma história. (Vocês perceberão como
"quem conta um conto aumenta um ponto").
O
grupo que mais se aproximar do que você contou/leu para a sala será o campeão.
Obs.: Essa é uma atividade interessante, pois a sala toda fica ansiosa à espera de ouvir o grupo "pagando um mico" ao recontarem uma história sem se esquecerem de nenhum detalhe...
-------------------------------------------------------------------------------------------------
DICA 27 - AUMENTA ou DESLIGA
O jogo é simples:
um
aluno do grupo A, diz uma questão de “conhecimentos” e/ou um outro do grupo B,
responde
se AUMENTA ou DESLIGA,
Exemplo:
Grupo A: “expressão de tratamento dado a príncipe”.
Grupo
B: hummm, DESLIGA!
Obs.: É ponto para o
grupo A.
-------------------------------------------------------------------------------------------------
DICA 28 - Música
Tenho
um projeto que desenvolvi em sala de aula que foi perfeito e me emociona até
hoje. Sempre me preocupei com o fato de passarmos um ano inteiro c alunos sem conhecê-los
fora da sala de aula, então selecionei alunos que sabiam tocar instrumentos,
fizemos uma entrevista com os professores da escola, para saber qual música
marcou a vida deles. procurei cifras das músicas, ensaiei os alunos. No dia dos
professores, convidamos todos os professores da escola e os alunos cantaram e
tocaram pra eles. Havia professores chorando de emoçao. Guardo esse trabalho
com muito carinho.
-------------------------------------------------------------------------------------------------
DICA 29 - Jogo
do Dicionário
Uma das coisas mais difíceis é introduzir o hábito de consultar o dicionário e mostrar a necessidade de se ter mais vocabulário. Este jogo resolve o problema usando apenas um dicionário:
Divida a classe em cinco ou seis grupos. A cada rodada, um grupo ficará de posse do dicionário, o único exemplar que poderá ser manuseado pela classe durante o jogo. O professor faz a pontuação. Este jogo está indicado para alunos a partir da 4ª série.
Um grupo escolhe no dicionário uma palavra que julgue desconhecida por todos, anunciando-a para a classe. Os outros grupos terão um prazo determinado para criar em uma tira de papel uma definição para a palavra.
O
grupo que está de posse do dicionário lê todas as definições criadas, inclusive
a verdadeira, copiada em outra tira de papel — afinal, se alguém observar o
aluno lendo no dicionário, descobrirá a resposta certa.
Cada
grupo escolhe, por consenso, a resposta que julgar certa.
Lê-se
a definição correta. O grupo que acertar ganha dois pontos. Se ninguém votar na
definição do dicionário, o grupo que escolheu a palavra marca três pontos. Já o
grupo que tiver sua definição escolhida por outros ganha um ponto para cada
voto. Se, ao ouvir o enunciado, alguém da classe souber a definição correta,
deve anunciá-la antes de começar a rodada, marcando quatro pontos para seu
grupo.
Repete-se
a mesma seqüência com os outros grupos, até que algum atinja o número de pontos
estipulado para o final do jogo.
-------------------------------------------------------------------------------------------------
DICA 30 - Redação
de Verbetes
Esta atividade é mais avançada em relação à anterior:
Selecione
de um texto algumas palavras, pedindo que cada grupo crie definições para elas,
com base no uso feito naquele texto específico. Depois, compare os verbetes
escritos pelos grupos com os existentes em dois ou três dicionários, para
mostrar que também existem diferenças nas definições oferecidas por eles.
Pode-se tentar também ver se a definição que vale em um determinado texto
continua válida em outro contexto. Textos de humor ou poemas contendo jogos de
palavras costumam dar bons resultados, recomenda o lingüista. "Essa
atividade permite ao aluno refazer o trabalho do lexicógrafo, o autor de dicionários,
e perceber de que modo este livro é elaborado", comenta Bagno.
Ao pedir que seus alunos criem verbetes de palavras conhecidas ou inventem definições, você consegue mostrar o dicionário como uma obra em movimento.
-------------------------------------------------------------------------------------------------
AVALIAR PARA ENSINAR
MELHOR
Da
análise diária dos alunos surgem maneiras de fazer com que todos aprendam
DENISE PELEGRINNI.
DENISE PELEGRINNI.
Quem
procura um médico está em busca de pelo menos duas coisas, um diagnóstico e um
remédio para seus males. Imagine sair do consultório segurando nas mãos, em vez
da receita, um boletim. Estado geral de saúde nota 6, e ponto final. Doente
nenhum se contentaria com isso. E os alunos que recebem apenas uma nota no final
de um bimestre, será que não se sentem igualmente insatisfeitos? Se a escola
existe para ensinar, de que vale uma avaliação que só confirma "a
doença", sem identificá-la ou mostrar sua cura?
Assim
como o médico, que ouve o relato de sintomas, examina o doente e analisa
radiografias, você também tem à disposição diversos recursos que podem ajudar a
diagnosticar problemas de sua turma. É preciso, no entanto, prescrever o
remédio. "A avaliação escolar, hoje, só faz sentido se tiver o intuito de
buscar caminhos para a melhor aprendizagem", afirma a consultora Jussara
Hoffmann.
-------------------------------------------------------------------------------------------------
DICA 31 - Trabalhando com bulas
...
Se você viesse ao mundo
como uma bula, o que viria escrito nela?
-------------------------------------------------------------------------------------------------
DICA 32 - Meu querido diário...
Cada um escreve algo
que aconteceu em seu dia.
-------------------------------------------------------------------------------------------------
DICA 33 - Cartão Vermelho?
Para quem você daria
um cartão vermelho?
Justifique com
detalhes sua escolha.
-------------------------------------------------------------------------------------------------
Adorei as dicas! Parabéns!
ResponderExcluirParabéns professora, excelente blog
ResponderExcluirParabéns professora, excelente blog
ResponderExcluirÓtimas dicas. Obrigada pelo empenho e interesse em nos ajudar.
ResponderExcluirEsta de parabéns!! Otimas dicas!!
ResponderExcluir