Inez Sautchuk*
Ponto de partida: Para incorporar as alterações do novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, é necessário que o aluno já saiba as regras anteriores (veja Acentuação gráfica).
Ponto de partida: Para incorporar as alterações do novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, é necessário que o aluno já saiba as regras anteriores (veja Acentuação gráfica).
Essa
incorporação será realizada utilizando-se material escrito, de preferência nos
gêneros da vivência do aluno.
Objetivos
1.
Atualização em relação ao novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa.
Reflexão sobre o fato de que a língua é algo vivo e que mudanças já ocorreram e
ocorrem, sem que, entretanto, isso faça com que ela perca sua identidade.
2. Demonstração de que não foi a língua portuguesa que mudou: o que ocorreu basicamente foram alterações de natureza gráfica.
3. Demonstração de que a língua portuguesa só se alteraria de fato se acontecessem modificações de natureza mórfica e/ou sintática, isto é, se houvesse, por exemplo, mudança na estrutura dos radicais, dos afixos e na maneira de flexionar as palavras ou se houvesse diferença nos arranjos sintáticos de construção de frases.
2. Demonstração de que não foi a língua portuguesa que mudou: o que ocorreu basicamente foram alterações de natureza gráfica.
3. Demonstração de que a língua portuguesa só se alteraria de fato se acontecessem modificações de natureza mórfica e/ou sintática, isto é, se houvesse, por exemplo, mudança na estrutura dos radicais, dos afixos e na maneira de flexionar as palavras ou se houvesse diferença nos arranjos sintáticos de construção de frases.
Estratégias
1.
Use material da mídia escrita em geral (bons jornais e revistas, sites de
jornalismo etc.) e conduza o aluno na comparação do que existia na grafia ou na
acentuação de algumas palavras com o que passou a existir.
2. Mostre especificamente a que a reforma se restringiu, antes de o aluno partir para as atividades de descoberta e de fixação das mudanças. Deverão ser salientados os pontos em que a reforma atuou, ou seja, na acentuação das palavras paroxítonas, no acento diferencial, no uso do trema e na incorporação oficial das letras K, W e Y ao alfabeto da língua. Essa apresentação facilitará o aluno na observação do que já está em vigor. Entretanto, esse pré-direcionamento pode ou não ser realizado, dependendo do nível da turma.
2. Mostre especificamente a que a reforma se restringiu, antes de o aluno partir para as atividades de descoberta e de fixação das mudanças. Deverão ser salientados os pontos em que a reforma atuou, ou seja, na acentuação das palavras paroxítonas, no acento diferencial, no uso do trema e na incorporação oficial das letras K, W e Y ao alfabeto da língua. Essa apresentação facilitará o aluno na observação do que já está em vigor. Entretanto, esse pré-direcionamento pode ou não ser realizado, dependendo do nível da turma.
Atividade
1.
Estimule o aluno a lembrar palavras que já eram grafadas com as letras K, W e
Y, independente de elas só agora fazerem oficialmente parte do alfabeto.
2. Peça que lembrem palavras que eram grafadas com trema, misturadas com outras que não eram. Coloque-as à vista da turma e, como num passe de mágica, retire o trema de todas as palavras: ele desapareceu da língua portuguesa.
Atenção: alerte que não houve alteração na pronúncia e cite as poucas palavras em que o trema permanece.
3. Use trechos ou frases da mídia escrita com palavras que o aluno perceba que estão grafadas diferentemente.
Obs.: o material pode ser trazido pelos alunos ou entregue já pré-selecionado pelo professor.
4. Comente em que tipo de palavras as alterações ocorreram. Conduza a observação para as palavras paroxítonas e para as que tinham o acento diferencial.
Atenção: Alerte para os dois únicos casos em que o acento diferencial permaneceu.
5. Demonstre que, com ou sem as alterações feitas pelo acordo, o contexto escrito não se altera e muito menos a própria língua.
6. Use um pequeno texto sem as alterações previstas pelo acordo e peça que se façam as devidas correções pós-acordo: o aluno "trabalha" como se fosse revisor de um jornal ou de uma editora.
Obs.: a atividade pode ser realizada individualmente ou em grupo.
2. Peça que lembrem palavras que eram grafadas com trema, misturadas com outras que não eram. Coloque-as à vista da turma e, como num passe de mágica, retire o trema de todas as palavras: ele desapareceu da língua portuguesa.
Atenção: alerte que não houve alteração na pronúncia e cite as poucas palavras em que o trema permanece.
3. Use trechos ou frases da mídia escrita com palavras que o aluno perceba que estão grafadas diferentemente.
Obs.: o material pode ser trazido pelos alunos ou entregue já pré-selecionado pelo professor.
4. Comente em que tipo de palavras as alterações ocorreram. Conduza a observação para as palavras paroxítonas e para as que tinham o acento diferencial.
Atenção: Alerte para os dois únicos casos em que o acento diferencial permaneceu.
5. Demonstre que, com ou sem as alterações feitas pelo acordo, o contexto escrito não se altera e muito menos a própria língua.
6. Use um pequeno texto sem as alterações previstas pelo acordo e peça que se façam as devidas correções pós-acordo: o aluno "trabalha" como se fosse revisor de um jornal ou de uma editora.
Obs.: a atividade pode ser realizada individualmente ou em grupo.
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