Talvez você se lembre de alguém que prometeu algo e nada fez para cumprir o acordado, promessas que, por falta de planejamento e foco no resultado, passam a ficar somente no discurso. Há pessoas que prometem muito, mas que esquecem o que foi acordado – estudantes que prometem melhores notas; gerentes e supervisores que prometem melhorar o ambiente de trabalho; profissionais que, na sexta-feira, ao terminar o expediente, assumem o compromisso de chegarem mais motivados na segunda-feira, mas esquecem o que prometeram. Para não ser uma dessas pessoas, veja, a seguir, as dicas do palestrante motivacional Dalmir Sant’Anna, autor dos livros Oportunidades e Menos pode ser Mais (Editora Odorizzi) e do DVD com o tema “Comprometimento como Fator de Diferenciação”.
Por que cumprir
Quando um profissional demonstra ser comprometido com suas atribuições, busca a melhoria contínua no trabalho e também com os compromissos assumidos. A falta de dedicação com suas metas resulta em prometer e nada fazer acontecer.
Como agir
Faça uma lista de prioridades. Ela pode ser escrita à mão, impressa, disponibilizada no seu computador ou no próprio celular. O importante é que esteja em um local de rápido acesso e que permita monitorar seu desempenho. Siga estes passos: escreva uma lista das atividades que você quer realizar; em seguida, estabeleça prioridades de acordo com cada dia ou semana; finalmente, busque cumprir cada meta estabelecida.
Monitore sempre
Lembre de colocar em prática o que prometeu e realize o exercício de monitorar sua evolução, pois, desta forma, você irá perceber que evitou atropelos e conseguiu cumprir com organização e perseverança as promessas feitas.
Motive-se para evoluir
Para ser um profissional de sucesso, é imprescindível intensificar o desejo de fazer a diferença, permanecer atento às informações e oportunidades a sua volta e investir em renovação tecnológica, desenvolvimento de competências, administração do tempo, além de exercitar sua visão de futuro.
Prometa menos e faça mais
Note que antes de prometer algo, você tem o livre-arbítrio de dizer sim ou não. Perceba que pessoas que prometem e nada fazem somente contam com uma palavra para justificar sua falha: desculpas.
Texto publicado originalmente na edição de setembro de 2011 da revista Profissão Mestre.
Nenhum comentário:
Postar um comentário