Proposta Curricular EJA II – Ensino Fundamental
Ciclos I e II (5ª a 8ª) Séries
ÁREA – GEOGRAFIA
Entendendo o espaço de vida dos homens com um produto histórico, construído pela sociedade, cresce a importância do ensino de geografia, na medida em que propicia ao educando, futuro cidadão, o conhecimento crítico da realidade espacial e com isso, sua participação consciente e responsável no processo social de produção do espaço geográfico. Nesses termos, o ensino da geografia contribui diretamente para que os alunos venham a ser agentes ativos da construção do espaço. Concebendo a aprendizagem como um processo pessoal e intransferível, tem-se que cada educando constrói o seu conhecimento, a partir de situações didáticas propostas pelo professor, o responsável pelo ensino. Assim, conforme a afirmação de Paulo Freire de que “aprender é (re) construir pela descoberta” o aluno vai progressivamente construindo o espaço geográfico no plano de sua cognição, isto é, na esfera de seu conhecimento. Dessa maneira, configura-se o objetivo maior do ensino da geografia, que conjuga o plano de ação do educando: conhecer o espaço geográfico para melhor agir no processo de sua construção.
Torna-se importante que os alunos possam perceber-se como atores na construção de paisagens e lugares, resultado de múltiplas interações entre o trabalho social e a natureza, e que estão plenos de significados simbólicos decorrentes da afetividade nascida com eles.
Vale destacar que uma das grandes contribuições dadas pelas novas correntes fenomenológicas da geografia foi a de buscar explicar e compreender o espaço geográfico não somente como produto de forças econômicas ou de formas de adaptações entre o homem e a natureza, mas também dos fatores culturais.
Com essa proposta, os alunos estarão aprendendo uma geografia que valoriza suas experiências e a dos outros, e ao mesmo tempo estarão aprendendo a valorizar não apenas o seu lugar, mas transcendendo a dimensão local na procura do mundo.
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
· Recuperar questões relativas e o papel da natureza e a relação com o indivíduo
dos grupos sociais de forma geral, na construção do espaço;
· Utilizar diferentes escalas de tempo para situar e descrever transformações planetárias (litosfera e biosfera), origem e evolução, crescimento de diferentes populações;
· Reconhecer fatores sócio-econômicos e ambientais que interferem nos padrões de saúde e desenvolvimento das populações humanas por meio da interpretação ou análise de gráficos e tabelas dos indicadores;
· Compreender que as melhorias nas condições a direitos políticos, os avanços tecnológicos e as transformações socioculturais são conquistados não usufruídos por todos os seres humanos e, dentre as suas possibilidades, empenhar-se em democratizá-las;
· Valorizar o patrimônio sociocultural e respeitar a sócio diversidade reconhecendo-os como direitos dos povos e indivíduos e elementos de fortalecimento da democracia;
· Utilizar a linguagem gráfica para obter informações e representar a especialidade
dos fenômenos geográficos;
· Compreender a especialidade e temporalidade de fenômenos geográficos estudando em suas dinâmicas e interações.
CONTEÚDOS
· Geografia – A ciência do Espaço
· Espaço e tempo da natureza e da sociedade
- Universo
- elementos de orientação
- O Planeta Terra
· Os maiores domínios naturais
- características da Terra
biosfera, litosfera, hidrosfera, atmosfera
- representação da Terra
- espaço geográfico terrestre
- Indo-Afro-Latino América
· Geografia Humana – Brasil
- Características da Sociedade Brasileira
- Demografia e estrutura etária da população brasileira (regiões naturais e
geográficas do Brasil)
· Transformação do espaço
- Do artesanato à indústria moderna
- Industrialização no Brasil
- Potencialidades econômicas do Brasil
- Fontes de energia e conservação da vida
· Urbanização
- O processo de urbanização
- Imigração, migração e emigração
· Espaço rural
- Do nomadismo ao sedentarismo
- A relação homem x natureza
- Importância da agricultura
- Modernização do campo e Estrutura Fundiária do Brasil.
· Relações do trabalho no campo
- Sindicalismo
- Cooperativismo
· População e tipo de trabalho
- Demografia e estrutura etária da população brasileira
- População economicamente ativa
- Expectativa de vida, mortalidade infantil e analfabetismo
- Distribuição de renda e justiça
- A mulher, a criança e o idoso na sociedade produtiva
· A geografia e a regionalização do espaço.
· Mundo pobre ou do Sul
- Igualdade e desigualdade social
- Alimentação e fome
- Dependência econômica
- Dívida externa
- Países subdesenvolvidos
· Mundo desenvolvido ou do Norte
- Globalização
- Os meios técnico-científicos e o papel da informação
- Desenvolvimento sustentável
- Organização do trabalho
METODOLOGIA
Hoje o ensino da geografia é pensado fundamentalmente como uma tentativa de unir a geografia crítica com o sócio-construtivismo, ou em outras palavras, como uma coleção de conteúdos geográficos renovados e críticos, cuja preocupação pedagógica é levar o aluno a construir os conceitos, e não meramente recebê-los prontos. Assim, o aluno é incentivado a refletir e discutir, a se motivar com o estudo da dinâmica da sociedade e da natureza para o homem com o estudo do espaço produzido pela humanidade.
A geografia crítica escolar, por sua vez, vê o aluno como um ser humano que possui diferentes potencialidades a serem desenvolvidas, de acordo com a sua realidade (etária, psicogenética, social e espacial).
Ser cidadão pleno supõe um conhecimento do meio em que se vive, e o estudo do espaço geográfico não deve ter uma finalidade meramente acadêmica ou escolar. Deve, isto sim, encontrar utilidade na vida prática, na reflexão sobre o mundo, para nele se viver melhor, promovendo, inclusive, sua transformação. Outro importante pressuposto teórico-metodológico é elaborar uma geografia escolar apropriada para o momento atual e suas indagações (globalização, nova problemática ambiental, maior valorização do conhecimento e da força de trabalho
qualificada com a correlata desvalorização das matérias-primas e da força de trabalho barata, redefinições do papel da escola e conseqüentemente, do ensino de geografia, etc.).
É importante a percepção do papel social da escola e do ensino da geografia diante da realidade mutável do espaço mundial e também do espaço brasileiro, das perspectivas para o Século XXI, pois, praticamente já se iniciou o futuro do aluno como cidadão num mundo globalizado, onde o fundamental não é mais saber ter preparo técnico (como a época do fordismo) ou ser mais um militante acrítico que somente repete dogmas (como a outra vertente da bipolaridade, a “esquerda” tradicional). O essencial hoje é aprender a aprender, aprender a pensar por conta própria e, agir.
Para que tudo isso ocorra o ensino da geografia deve partir da observação e a caracterização dos elementos presentes na paisagem. Este é o ponto de partida para uma compreensão mais ampla das relações entre sociedade e natureza. Observar, descrever, representar cartograficamente ou por imagens, os espaços, são procedimentos que poderão ser utilizados mesmo que o aluno o faça com pouca autonomia, requisitando a orientação do professor. Com o decorrer do tempo irá adquirindo a autonomia necessária para aprofundar seus conhecimentos, elaborar questões, confrontar suas opiniões, ouvir os outros e se posicionar diante do grupo sobre suas experiências.
O trabalho com a construção da linguagem gráfica pode ser realizado considerando-se os referenciais que os alunos já utilizam para se localizar e orientar no espaço. É fundamental o estudo de diferentes tipos de mapas, atlas, globo terrestre, atualizados e em situações em que os alunos possam interagir com estes recursos. O estudo do meio, o trabalho com imagens e a representação dos lugares próximos e distantes são recursos didáticos interessantes, por meio dos quais os alunos poderão construir e reconstruir as percepções da imagem local e global.
A geografia, ao trabalhar com recortes temporais e espaciais, interpreta as múltiplas relações entre a sociedade e a natureza de um determinado lugar.
Proposta Curricular EJA II – Ensino Fundamental
Ciclos I e II (5ª a 8ª) Séries
Área – CIÊNCIAS
Durante muitos séculos, o ser humano se imaginou no centro do Universo, com a natureza à sua disposição, e apropriou-se de seus processos, alterou seus ciclos, redefiniu seus espaços, mas acabou deparando-se com uma crise ambiental que coloca em risco a vida no planeta, inclusive a humana. Portanto, é fundamental ver e entender a Ciência como elaboração humana para compreensão do mundo.
Esperamos que o aluno tenha um conhecimento maior sobre a vida e sobre a sua condição singular na natureza, para se posicionar acerca de questões polêmicas como os desmatamentos, o acúmulo de poluentes e a manipulação gênica, perceber a vida humana, seu próprio corpo, como um todo dinâmico, que interage com o meio, pois tanto a herança biológica quanto as condições culturais, sociais e afetivas refletem-se no seu corpo.
Com o desenvolvimento da tecnologia é necessário que nosso aluno desenvolva em si a vontade de adquirir os conhecimentos necessários para que possa aprender a relacionar-se com o mundo em que está, como sendo seu lar, compreendendo o ambiente natural e social. O sistema político, a tecnologia e os valores em que se fundamentam a sociedade. Fortalecer os vínculos de família, de solidariedade humana e de tolerância recíproca em que se assenta a vida social, levando assim a sociedade a uma melhor qualidade de vida, procurando a prevenção e não apenas a cura dos males físicos, mentais e sociais.
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
· A capacidade de compreensão do mundo e atuação como indivíduo e como cidadão, utilizando conhecimentos de natureza científica e tecnológica;
· Valorização da natureza como um todo dinâmico e o ser humano, em sociedade,
como agente de transformações do mundo em que vive, em relação essencial com os demais seres vivos e outros componentes do ambiente;
· Identificar a composição, a organização e a fisiologia dos organismos vivos;
· Compreensão da ciência como um processo de produção de conhecimento e uma atividade humana;
· Identificação das relações entre conhecimento científico, produção de tecnologia
como meio para suprir necessidades humanas, sabendo elaborar juízo sobre riscos e benefícios das práticas científico- tecnológicas;
· Entendimento da saúde pessoal, social e ambiental como bens individuais e coletivos que devem ser promovidos pela ação de diferentes agentes;
· Formulação de questões, diagnósticos e proposições de soluções para problemas reais a partir de elementos das Ciências Naturais, colocando em prática conceitos, procedimentos e atitudes desenvolvidos no aprendizado escolar;
· Utilização de conceitos científicos básicos, associados à energia, matéria, transformação, espaço, tempo, sistema, equilíbrio e vida;
· Valorização do trabalho em grupo, sendo capaz de ação crítica e cooperativa para a construção coletiva do conhecimento;
· Estimulação do cuidado com o próprio corpo, com atenção para o desenvolvimento da sexualidade e para os hábitos de alimentação, de convívio e de lazer;
· Valorização da vida em sua diversidade e a conservação dos ambientes;
· Caracterização dos movimentos visíveis, de corpos celestes no horizonte e seu papel na orientação espaço-temporal hoje e no passado da humanidade;
· Interpretação das situações de equilíbrio e desequilíbrio ambiental relacionando
informações sobre a interferência do ser humano e a dinâmica das cadeias alimentares;
· Valorização da disseminação de informações relevantes aos membros da sua comunidade.
CONTEÚDOS
· Universo: noções de astronomia
- Sistema Solar
- Movimentos da Terra
- Gravitação
· Ambiente: saúde e qualidade de vida
- Saúde: princípios básicos
- Controle da qualidade da água
- Alterando o ambiente terrestre
- Qualidade do ar
- O uso de agrotóxicos
- Lançamento de materiais na atmosfera
- Solo – moradia – alimentação
- Poluição e contaminação do meio ambiente
- Cadeias e teias alimentares
- Reciclagem
· Características das etapas de vida
- Obtenção, transporte e transformação de energia;
- A célula (aspecto morfo-fisiológico);
- Organização de seres vivos (célula – tecido – órgão – sistema – organismo);
- Sistemas: digestivo, respiratório, circulatório, escretor – urinário, nervoso,
reprodutor e imunológico.
· Ser humano: desenvolvimento e saúde
- Reprodução e sexualidade
- Genética
- Organismo humano
- Saúde, ambiente e convívio
- Sexo e saúde
- Sexo e lei: assédio sexual, abuso sexual, abuso sexual infantil
· Drogas
- Prevenção e conseqüências
· Matéria e energia
- Componentes básicos do ecossistema
- Os caminhos da energia solar
- Transformações da energia solar
- Átomo
· Energia e sociedade
- Sistemas de transportes
- Energia fator de desenvolvimento
- Fontes de energia e sua utilização na vida moderna “manufatura e industrialização”
· Trabalho: segurança e saúde
- Acidentes de trabalho
METODOLOGIA
A divisão, que muitas vezes se faz, entre o conhecimento científico, desenvolvimento de tecnologia é impreciso, e dificulta a compreensão do todo, não possibilitando ao aluno participação social e desenvolvimento mental. É necessária a contextualização e interdisciplinaridade de conteúdos para que o aluno perceba e identifique as informações e os conhecimentos em sua vida, assim podendo agir de maneira crítica comum ser social. Pois os problemas nunca são resolvidos utilizando-se apenas um ponto de vista, e sim com a colaboração de vários conhecimentos. Propõe-se uma metodologia dialética de ação em sala de aula, onde o professor é mediador e articulador do processo ensino e aprendizagem.
SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO CULTURA E DESPORTOS
DEPARTAMENTO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO
COORDENAÇÃO: MÁRCIA CRISTINA P. CRUZ
Proposta Curricular EJA II – Ensino Fundamental
Ciclos I e II (5ª A 8ª) SÉRIES
Área – LÍNGUA ESTRANGEIRA MODERNA (Espanhol)
No mundo atual a Língua Estrangeira Moderna assume a função de veículo de informação e meio de acesso ao conhecimento, às diferentes formas de pensar, de criar, de sentir, de agir e de conhecer a realidade, fornecendo suporte formativo ao aluno, para que possa participar e compreender as relações comunicativas estabelecidas entre a sociedade e as culturas do mundo moderno. Assim o domínio básico de pelo menos uma língua estrangeira moderna é hoje, um requisito essencial para inserção e manutenção do jovem e adulto no mercado de trabalho, garantia de acesso a informação, etc. Assim, o ensino da língua deve considerar o interesse e necessidade de quem está aprendendo uma língua estrangeira, vinculando o contexto à realidade do aluno. Ou seja, ao se trabalhar um tema, deve-se partir do universo real do aluno, levando em consideração a sua experiência, a vida pessoal e atividades cotidianas contextualizadas.
COMPETÊNCIAS HABILIDADES
• utilizar os mecanismos de coerência e coesão na produção oral e escrita;
• trabalhar com textos informativos, interpretando aspectos sociais e/ou culturais entendendo a mensagem principal;
• conhecer e usar a língua estrangeira como um instrumento de acesso a informações e respeito a outras culturas e grupos sociais;
• analisar os recursos expressivos da linguagem verbal, relacionando textos com os contextos;
• debater, a partir de temas propostos nos textos, desenvolvendo o espírito crítico e a formação de opinião própria.
CONTEÚDOS
- Oralidade:
- apresentar-se
- solicitar ou dar informações
- entrevistar
- expressar opiniões, vontades e sentimentos
- dar ordens
- Escrita
- identificar o tipo textual
- reconhecer as partes de um texto
- reconhecer as informações essenciais de um texto
- elaborar perguntas e respostas
- resolver exercícios estruturais da língua
-produzir textos
- Leitura
- textos descritivos
- textos informativos
- notícia de revistas, jornais
- textos poéticos
- textos de instruções
- entrevistas
- música
METODOLOGIA
O ensino da Língua Estrangeira Moderna na educação de jovens e adultos deve estar centralizado numa abordagem comunicativa, onde o aluno participe das atividades, desenvolvendo a sua competência comunicativa em outro idioma, enquanto conhece e recebe informações de outros grupos sociais.
O trabalho com texto será prioritário, levando o aluno a compreender e enfrentar com sucesso uma situação de leitura. É necessário que se disponha de uma variada diversidade textual. Muito mais que cantar uma canção estrangeira é preciso reconhecer a estrutura do texto, a coesão e fazer exercícios para conhecer e fixar as construções da língua, partindo para a elaboração de outros textos.
O ensino deve ser dinâmico e criativo, valendo-se de todos os recursos disponíveis, com materiais pedagógicos atraentes que facilitem a aprendizagem.
SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO CULTURA E DESPORTOS
DEPARTAMENTO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO
Proposta Curricular EJA II – Ensino Fundamental
Ciclos I e II (5ª A 8ª) SÉRIES
Área – Arte
Desde os primeiros tempos, o ser humano sentiu a necessidade de deixar marcas de sua existência pessoal e coletiva. Seja nos registros da pré-história ou em nossa sociedade contemporânea, observa-se a busca incessante do homem em registrar suas experiências e expressões.
As diversas culturas existentes no planeta, desenvolvidas a partir dos distintos modos de se interpretar a realidade e transformá-la, segundo suas respectivas necessidades, sempre produziram arte, mesmo através das formas mais simples. Por isso, é preciso tomar consciência da importância fundamental que as artes possuem na vida humana, pois elas sempre estiveram e estarão presentes nas diferentes culturas de nossa espécie, e que, conseqüentemente, este conhecimento dará subsídios de como a arte deve ser trabalhada.
Considerando que o aluno deve ser capacitado a realizar e analisar manifestações artísticas, compreendendo-as em sua diversidade histórico-cultural, a seleção de conteúdos específicos de artes visuais, dança música e teatro, foram descritos separadamente para garantir presença e profundidade das formas artísticas nos projetos educacionais.
As atividades propostas para a área de Educação Artística devem ajudar os alunos a desenvolverem modos interessantes, imaginativos e criadores de fazer e de pensar sobre a arte, exercitando seus modos de expressão e comunicação.
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
• Realizar produções artísticas, individuais e/ou coletivas, nas linguagens da arte (música, artes visuais, dança, teatro, artes audiovisuais) analisando, refletindo e compreendendo os diferentes processos produtivos, com seus diferentes instrumentos de ordem material e ideal, como manifestações socioculturais e históricas.
• Apreciar produtos de arte, em suas várias linguagens, desenvolvendo tanto a fruição quanto a análise estética, conhecendo, analisando, refletindo e compreendendo critérios culturalmente construídos e embasados em conhecimentos afins, de caráter filosófico, histórico, sociológico, antropológico, psicológico, semiótico, científico e tecnológico, dentre outros.
CONTEÚDOS
•Artes Visuais
- pintura, desenho, colagem, gravura, cerâmica, cestaria, entalhe, fotografias,
cinema, televisão, vídeo, computação e outros.
•Dança
- Educação dos corpos;
- Relação entre corpo, dança e sociedade;
- Processos da dança;
- Dança coreografia;
- Dança e postura.
•Música
- Interpretações, criações, improvisações musicais;
- Utilização dos elementos da linguagem musical (som, timbre, etc.);
- Composições musicais;
- Confecção de instrumentos musicais.
•Teatro
- Criação e confecção de elementos e acessórios cênicos.
METODOLOGIA
Na metodologia de artes, buscar-se-á formas originais e interdisciplinares de
expressão de idéias e opiniões com o grupo, promovendo observações, experimentações, discussões e análises em que se possa entrar em contato não só com a forma e as linguagens técnicas, mas também com as idéias e reflexões propostas pelas diferentes formas de arte.
O aluno em situações de aprendizagem precisa ser convidado a exercitar-se nas práticas de aprender a ver, observar, ouvir, atuar, tocar e refletir sobre elas.
Cabe ao professor criar atividades para estimular o percurso criador de cada aluno em particular e do grupo, seguindo os níveis de competência e as necessidades internas e externas de cada momento singular desse processo.
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