Proposta Curricular EJA II – Ensino Fundamental
Ciclos I e II (5ª a 8ª) Séries
Área – MATEMÁTICA
A aquisição do conhecimento matemático não se inicia, para o educando adulto, apenas quando ele ingressa num processo formal de ensino. Essa aquisição já vem se dando durante todo o decorrer de sua vida. O indivíduo alijado da escolarização é obrigado, no confronto com suas necessidades cotidianas (principalmente aquelas geradas pelo tipo de trabalho que ele realiza), a adquirir certo saber que lhe possibilite a resolução de dificuldades. Mas, se sua situação nas relações sociais de produção exige a aquisição desse saber, essa mesma situação, impedindo a sua escolarização, impede o acesso às formas elaboradas de conhecimento matemático.
A consciência do indivíduo torna-se, assim, marcada por uma ambigüidade, pois, de um lado, quando se depara com certas dificuldades, não hesita e as resolve utilizando-se daquele seu saber matemático e, de outro lado, como esse saber não é reconhecido enquanto conhecimento matemático pela sociedade, ele mesmo, assumindo isso, embora inconscientemente, afirma que não conhece nada de matemática e que é um ignorante.
A compreensão desse processo contraditório vivido pelo adulto não escolarizado mostra a necessidade de se desenvolver uma metodologia de ensino que possibilite a real superação – incorporação do conhecimento que ele já adquiriu, e não uma metodologia que meramente justa ponha, ao que o indivíduo já sabe aquilo que ele não sabe e precisa saber.
Assim sendo, o processo de ensino – aprendizagem contribuirá intencionalmente para a transformação social se for orientado no sentido de criar condições para que o educando, até então alijado da escolarização, vá percebendo seu processo de recriação do conhecimento matemático e do seu uso adequado.
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
· Identificar os conhecimentos matemáticos como meios para compreender e
transformar o mundo em sua volta;
· Perceber a matemática como ferramenta que estimule o interesse, a curiosidade, o espírito de investigação e o desenvolvimento da capacidade para resolver
problemas;
· Selecionar, organizar e produzir informações relevantes, para interpretá-las e avaliá-las criticamente;
· Resolver situações problema sabendo validar estratégias e resultados, desenvolvendo formas de raciocínio;
· Comunicar-se matematicamente, fazendo uso da linguagem oral estabelecendo relações entre ela e diferentes representações matemáticas;
· Interagir com seus pares de forma cooperativa, trabalhando coletivamente na busca de soluções para problemas propostos, respeitando o modo de pensar dos colegas e aprendendo com eles;
· Aplicar seus conhecimentos matemáticos a situações diversas, utilizando-os na interpretação da ciência, nas atividades cotidianas;
· Explicitar o próprio pensamento e procurar compreender o pensamento do outro;
· Discutir as dúvidas, persistir na tentativa de construir suas próprias idéias;
· Perceber que além de buscar a solução para uma situação proposta devem cooperar para resolvê-la e chegar a um consenso.
CONTEÚDOS
1. Números e Operações
· Naturais e decimais em contagem e medidas;
· Uso de frações ½ e ¼ em medidas;
· Organização e extensão do S.N.D. e os números decimais, uso da vírgula;
· Relação entre números decimais e fracionários;
· Uso de frações e a relação entre os números decimais;
· Números relativos em problemas de dívidas e ganhos;
· Adição e subtração com números naturais e decimais;
· Multiplicação e divisão com números naturais e entre números decimais;
· Construção de algoritmos;
· Cálculos de metades e quartos;
· Relação entre as operações com os números decimais e as operações entre
frações;
· Adição e subtração entre frações heterogêneas;
· Razão e proporção;
· Regra de três;
· Cálculos de frações de quantidade, porcentagem;
· Cálculo de porcentagem;
· Adições e subtrações entre números relativos em problemas de saldo devedor;
· Coordenadas cartesianas no plano;
· Construções de tabelas e gráficos;
· Potenciação: quadrados e cubos (relação com a geometria);
· Teorema de Pitágoras;
· Equações do 1º e 2º graus;
· Sistemas de equações.
2. Espaço e Forma
· Semelhanças e diferenças entre formas da natureza e sólidos geométricos;
· Classificação dos sólidos e das figuras planas;
· Planificação dos sólidos;
· Formas das figuras planas: quadrangular, retangular, etc.;
· Uso da régua, esquadros e compassos para desenhar figuras planas;
· Classificação dos sólidos geométricos em Corpos Redondos (cilindros, cones, esferas) Poliedros (pirâmides, Prismas).
· Classificação das figuras planas obtidas a partir dos sólidos;
· Identificação dos polígonos pelo número de lados;
· Noções de paralelismo e perpendicularismo;
· Noções sobre ângulos;
· Uso dos quadrados.
3. Grandezas e Medidas
· Tempo e valor: calendário, relógio e relações com o S.N.D. (sistema numérico decimal);
· Valor: cédulas e moedas;
· Unidades arbitrárias: pé, palmo, pitada, etc.;
· Unidades padrão mais usadas: Múltiplos e submúltiplos (metro, grama e litro),
relação com o S.N.D.;
· Instrumento de medidas;
· Uso das medidas de tempo e valor, conversões;
· Área e perímetro das principais figuras planas;
· Medidas mais usadas para superfície (metros quadrados) e volume (metros cúbicos);
· Volume dos sólidos geométricos (prismas retos e composições desses prismas);
· Uso do transferidor para medir ângulos.
METODOLOGIA
A área de matemática adotará a metodologia que partirá de práticas diárias dos conhecimentos que os alunos já possuem através de situações problemas.
Conhecimentos estes que elaborados, sistematizados e explorados em sala de aula, servirão como elemento de ligação com os conteúdos, fazendo com que os alunos percebam a relação entre o que eles já sabem e o que estão aprendendo, e também entre conteúdos, para que todo conhecimento possa ser acessível, de fácil compreensão e de grande utilidade prática.
O vínculo da matemática com as situações do cotidiano possibilitará aos alunos levantarem hipóteses e arriscarem-se na busca de resultados. Assim, é fundamental fazer com que os alunos ampliem os significados que possuem a cerca dos números e das operações, busquem relações existente entre eles, aprimorem a capacidade de análise e de tomada de decisões que começam a se manifestar. Também irá explorar o potencial crescente de abstração, fazendo com que os alunos descubram regularidades e propriedades numéricas, geométricas e métricas. Com isso criará condições para que os alunos percebam que as atividades matemáticas estimulam o interesse, a curiosidade, o espírito de investigação e o desenvolvimento da capacidade para resolver problemas. Canalizar-se-á para a aprendizagem toda a ebulição desse espírito questionador que estimula os alunos a buscar explicações e finalidades para as coisas, discutindo questões relativas às utilidades da matemática, como ela foi construída, como pode contribuir para a solução de tantos problemas do cotidiano como de problemas ligados à investigação científica. Desse modo, os alunos deverão identificar os conhecimentos matemáticos como meios que auxiliam a compreender e a atuar no mundo em que estão inseridos.
A aprendizagem de matemática também pode ser enriquecida com recursos
didáticos como: livros, vídeos, televisão, rádio, calculadoras, computadores, jogos, notícias de jornal, panfletos, etc., pois tais recursos têm um papel importante no processo de ensino e aprendizagem, pois são materiais que estão diretamente relacionados com o dia-a-dia do aluno. No entanto, tais recursos devem estar integrados a situações que levem o aluno ao exercício da análise e da reflexão.
Assim, a organização do trabalho será encaminhada de modo que os alunos desenvolvam a própria capacidade para construir conhecimentos matemáticos e interagir de forma cooperativa com seus pares, na busca de soluções para problemas, respeitando o modo de pensar dos colegas e aprendendo com eles.
SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO CULTURA E DESPORTOS
DEPARTAMENTO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO
COORDENAÇÃO: MÁRCIA CRISTINA P. CRUZ
Proposta Curricular EJA II – Ensino Fundamental
Ciclos I e II (5ª a 8ª) Séries
ÁREA – HISTÓRIA
A História enquanto disciplina escolar ao se integrar na área de educação de jovens e adultos possibilita ampliação de estudos sobre as problemáticas contemporâneas, situando-as nas diversas temporalidades, servindo como arcabouço para reflexão sobre possibilidades de mudanças e necessidades da continuidade.
A História é construída no espaço e no tempo, que se modificam a partir do trabalho do homem, e a interferência do seu trabalho no meio pode nem sempre estar voltada para o interesse da coletividade. Compreender como a sociedade se organiza e tece suas engrenagens, o significado de direitos e deveres, a relação macroeconômica, os fatos determinam a vida dos povos e das nações é fundamental para o educando. A prática social dos homens constrói e reconstrói o espaço e organiza de forma diferenciada a vida na cidade e a vida no campo expondo as contradições que as relações de produção determinam. As formas organizativas como as classes sociais, os grupos populares e minorias se organizam e podem redefinir seus direitos à cidadania e a igualdade social.
Conhecer a História facilita a compreensão de que a cada momento a intervenção do homem na realidade produz transformações nas relações sociais, políticas e econômicas. Só dessa forma o aluno poderá assumir a sua condição de sujeito histórico e participar das transformações da realidade atual.
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
· Identificar os elementos que compõem a diversidade artística e cultural, manifestos no tempo e no espaço e que caracterizam a condição humana como fenômeno diverso e complexo;
· Comparar diferentes processos de formação socioeconômica, identificando seu
contexto histórico;
· Identificar relações sociais no seu próprio grupo de convívio, na localidade, na região e no país, e outras manifestações estabelecidas em outros tempos e espaços;
· Situar acontecimentos históricos e localizando-os no tempo e no espaço;
· Reconhecer que o conhecimento histórico é parte de um conhecimento interdisciplinar;
· Compreender que as histórias individuais são partes integrantes de histórias coletivas;
· Conhecer e respeitar o modo de vida de diferentes grupos, em diversos tempos e espaços, em suas manifestações culturais, econômicas, políticas e sociais, reconhecendo semelhanças e diferenças entre eles, continuidade e descontinuidade, conflitos e contradições sociais;
· Questionar sua realidade, identificando problemas e possíveis soluções, conhecendo formas político-institucionais e organizações da sociedade civil que possibilitem modos de atuação;
· Dominar procedimentos de pesquisa escolar e de produção de texto, aprendendo a observar e colher informações de diferentes paisagens e registros escritos, iconográficos, sonoros e materiais;
· Valorizar o patrimônio sociocultural e respeitar a diversidade social;
· Valorizar o direito de cidadania dos indivíduos, dos grupos e dos povos como condição de efetivo fortalecimento da democracia, enfatizando-se o respeito às diferenças.
CONTEÚDOS
· Espaço – tempo
· História e memória
· O homem: um ser histórico
· História e trabalho
· Primeiras civilizações
· Mundo feudal
· Renascimento comercial e urbano
· Cidade: centro das artes, ciência e novas idéias
· Formação dos Estados Nacionais
· As grandes navegações do século XV: o encontro de dois mundos
· Processo de Colonização no Brasil
· Era Industrial
· Formação dos monopólios
· Imperialismo e neo-colonialismo
· América Latina no contexto internacional
· Indo-Afro-Latino América
· Processo de Independência no Brasil
· Império Brasileiro como Regime Político
· Brasil no quadro da expansão imperialista
· Expansão do café: escravos e imigrantes – os trabalhadores do café
· Brasil, início e consolidação da República
· As disputas e alianças entre os países da 1ª Guerra mundial
· Superprodução e a crise de 1929
· Era Vargas
· Legislação trabalhista
· Arrancada da Indústria Nacional
· Segunda Guerra Mundial – implanta-se uma nova ordem mundial
· República populista
· O golpe de 64 e a implantação da República autoritária
· O governo pós Constituição de 1988
· Globalização – mercadoria sem identidade nacional
· Cidadania no Brasil
· Relações de gênero
· Movimentos sociais
· Transformações no mundo do trabalho
· Emprego e empregabilidade
· História Regional
METODOLOGIA
O estudo da História do ponto de vista historiográfico e pedagógico é fundamental na formação do estudante como cidadão, para que assuma atitude participativa e crítica na sociedade na qual está inserido.
Para a educação de jovens e adultos foram estabelecidas escolhas em vista da projeção dos anseios dos educandos e problemáticas de outros grupos e classes em diferentes temporalidades e espaços. Assim prevalece o ensino da História do Brasil e as suas relações com a História da América, bem como com as diferentes sociedades e culturas do mundo. Esta opção está associada ao ensino de História com temas que problematizem questões sociais, políticas, econômicas e culturais, respeitando as características e a experiência vivida pelos alunos jovens e adultos.
Os conteúdos contemplarão os temas transversais, privilegiando a realidade local e regional e as relações de trabalho nas dimensões materiais e culturais.
O trabalho pedagógico será favorecido pelas competências e habilidades a serem objetivadas na área enquanto campos de conhecimento e de forma mais específica na disciplina, que são indispensáveis para a apropriação dos conteúdos, descartando o mecanismo de memorização em favor do “aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser”.
É necessário ainda:
· Nas diferentes situações de ensino, é necessário valorizar os seus conhecimentos, questionando e debatendo as relações existentes entre conhecimento e prática, ciência e cotidiano, etc;
· Estimular a troca de informações, estudos das relações, reflexões que destaquem diferenças e semelhanças e as transformações;
· Realizar atividades com diferentes fontes de pesquisa, livros, jornais, revistas,
filmes, fotografias, etc., confrontando dados, abordagens, e objetos; Reconhecer que o saber escolar é construído na interlocução. Cada situação requer a escolha de didáticas específicas para que o processo seja construído coletivamente. O professor deve estar continuamente aprendendo, procurar novos caminhos e novas alternativas para criar e recriar novas possibilidades na realidade escolar.
SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO CULTURA E DESPORTOS
DEPARTAMENTO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO
COORDENAÇÃO: MÁRCIA CRISTINA P. CRUZ
Proposta Curricular EJA II – Ensino Fundamental
Ciclos I e II (5ª a 8ª) Séries
ÁREA – GEOGRAFIA
Entendendo o espaço de vida dos homens com um produto histórico, construído pela sociedade, cresce a importância do ensino de geografia, na medida em que propicia ao educando, futuro cidadão, o conhecimento crítico da realidade espacial e com isso, sua participação consciente e responsável no processo social de produção do espaço geográfico. Nesses termos, o ensino da geografia contribui diretamente para que os alunos venham a ser agentes ativos da construção do espaço. Concebendo a aprendizagem como um processo pessoal e intransferível, tem-se que cada educando constrói o seu conhecimento, a partir de situações didáticas propostas pelo professor, o responsável pelo ensino. Assim, conforme a afirmação de Paulo Freire de que “aprender é (re) construir pela descoberta” o aluno vai progressivamente construindo o espaço geográfico no plano de sua cognição, isto é, na esfera de seu conhecimento. Dessa maneira, configura-se o objetivo maior do ensino da geografia, que conjuga o plano de ação do educando: conhecer o espaço geográfico para melhor agir no processo de sua construção.
Torna-se importante que os alunos possam perceber-se como atores na construção de paisagens e lugares, resultado de múltiplas interações entre o trabalho social e a natureza, e que estão plenos de significados simbólicos decorrentes da afetividade nascida com eles.
Vale destacar que uma das grandes contribuições dadas pelas novas correntes fenomenológicas da geografia foi a de buscar explicar e compreender o espaço geográfico não somente como produto de forças econômicas ou de formas de adaptações entre o homem e a natureza, mas também dos fatores culturais.
Com essa proposta, os alunos estarão aprendendo uma geografia que valoriza suas experiências e a dos outros, e ao mesmo tempo estarão aprendendo a valorizar não apenas o seu lugar, mas transcendendo a dimensão local na procura do mundo.
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
· Recuperar questões relativas e o papel da natureza e a relação com o indivíduo
dos grupos sociais de forma geral, na construção do espaço;
· Utilizar diferentes escalas de tempo para situar e descrever transformações planetárias (litosfera e biosfera), origem e evolução, crescimento de diferentes populações;
· Reconhecer fatores sócio-econômicos e ambientais que interferem nos padrões de saúde e desenvolvimento das populações humanas por meio da interpretação ou análise de gráficos e tabelas dos indicadores;
· Compreender que as melhorias nas condições a direitos políticos, os avanços tecnológicos e as transformações socioculturais são conquistados não usufruídos por todos os seres humanos e, dentre as suas possibilidades, empenhar-se em democratizá-las;
· Valorizar o patrimônio sociocultural e respeitar a sócio diversidade reconhecendo-os como direitos dos povos e indivíduos e elementos de fortalecimento da democracia;
· Utilizar a linguagem gráfica para obter informações e representar a especialidade
dos fenômenos geográficos;
· Compreender a especialidade e temporalidade de fenômenos geográficos estudando em suas dinâmicas e interações.
CONTEÚDOS
· Geografia – A ciência do Espaço
· Espaço e tempo da natureza e da sociedade
- Universo
- elementos de orientação
- O Planeta Terra
· Os maiores domínios naturais
- características da Terra
biosfera, litosfera, hidrosfera, atmosfera
- representação da Terra
- espaço geográfico terrestre
- Indo-Afro-Latino América
· Geografia Humana – Brasil
- Características da Sociedade Brasileira
- Demografia e estrutura etária da população brasileira (regiões naturais e
geográficas do Brasil)
· Transformação do espaço
- Do artesanato à indústria moderna
- Industrialização no Brasil
- Potencialidades econômicas do Brasil
- Fontes de energia e conservação da vida
· Urbanização
- O processo de urbanização
- Imigração, migração e emigração
· Espaço rural
- Do nomadismo ao sedentarismo
- A relação homem x natureza
- Importância da agricultura
- Modernização do campo e Estrutura Fundiária do Brasil.
· Relações do trabalho no campo
- Sindicalismo
- Cooperativismo
· População e tipo de trabalho
- Demografia e estrutura etária da população brasileira
- População economicamente ativa
- Expectativa de vida, mortalidade infantil e analfabetismo
- Distribuição de renda e justiça
- A mulher, a criança e o idoso na sociedade produtiva
· A geografia e a regionalização do espaço.
· Mundo pobre ou do Sul
- Igualdade e desigualdade social
- Alimentação e fome
- Dependência econômica
- Dívida externa
- Países subdesenvolvidos
· Mundo desenvolvido ou do Norte
- Globalização
- Os meios técnico-científicos e o papel da informação
- Desenvolvimento sustentável
- Organização do trabalho
METODOLOGIA
Hoje o ensino da geografia é pensado fundamentalmente como uma tentativa de unir a geografia crítica com o sócio-construtivismo, ou em outras palavras, como uma coleção de conteúdos geográficos renovados e críticos, cuja preocupação pedagógica é levar o aluno a construir os conceitos, e não meramente recebê-los prontos. Assim, o aluno é incentivado a refletir e discutir, a se motivar com o estudo da dinâmica da sociedade e da natureza para o homem com o estudo do espaço produzido pela humanidade.
A geografia crítica escolar, por sua vez, vê o aluno como um ser humano que possui diferentes potencialidades a serem desenvolvidas, de acordo com a sua realidade (etária, psicogenética, social e espacial).
Ser cidadão pleno supõe um conhecimento do meio em que se vive, e o estudo do espaço geográfico não deve ter uma finalidade meramente acadêmica ou escolar. Deve, isto sim, encontrar utilidade na vida prática, na reflexão sobre o mundo, para nele se viver melhor, promovendo, inclusive, sua transformação. Outro importante pressuposto teórico-metodológico é elaborar uma geografia escolar apropriada para o momento atual e suas indagações (globalização, nova problemática ambiental, maior valorização do conhecimento e da força de trabalho
qualificada com a correlata desvalorização das matérias-primas e da força de trabalho barata, redefinições do papel da escola e conseqüentemente, do ensino de geografia, etc.).
É importante a percepção do papel social da escola e do ensino da geografia diante da realidade mutável do espaço mundial e também do espaço brasileiro, das perspectivas para o Século XXI, pois, praticamente já se iniciou o futuro do aluno como cidadão num mundo globalizado, onde o fundamental não é mais saber ter preparo técnico (como a época do fordismo) ou ser mais um militante acrítico que somente repete dogmas (como a outra vertente da bipolaridade, a “esquerda” tradicional). O essencial hoje é aprender a aprender, aprender a pensar por conta própria e, agir.
Para que tudo isso ocorra o ensino da geografia deve partir da observação e a caracterização dos elementos presentes na paisagem. Este é o ponto de partida para uma compreensão mais ampla das relações entre sociedade e natureza. Observar, descrever, representar cartograficamente ou por imagens, os espaços, são procedimentos que poderão ser utilizados mesmo que o aluno o faça com pouca autonomia, requisitando a orientação do professor. Com o decorrer do tempo irá adquirindo a autonomia necessária para aprofundar seus conhecimentos, elaborar questões, confrontar suas opiniões, ouvir os outros e se posicionar diante do grupo sobre suas experiências.
O trabalho com a construção da linguagem gráfica pode ser realizado considerando-se os referenciais que os alunos já utilizam para se localizar e orientar no espaço. É fundamental o estudo de diferentes tipos de mapas, atlas, globo terrestre, atualizados e em situações em que os alunos possam interagir com estes recursos. O estudo do meio, o trabalho com imagens e a representação dos lugares próximos e distantes são recursos didáticos interessantes, por meio dos quais os alunos poderão construir e reconstruir as percepções da imagem local e global.
A geografia, ao trabalhar com recortes temporais e espaciais, interpreta as múltiplas relações entre a sociedade e a natureza de um determinado lugar.
SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO CULTURA E DESPORTOS
DEPARTAMENTO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO
COORDENAÇÃO: MÁRCIA CRISTINA P. CRUZ
Proposta Curricular EJA II – Ensino Fundamental
Ciclos I e II (5ª a 8ª) Séries
Área – CIÊNCIAS
Durante muitos séculos, o ser humano se imaginou no centro do Universo, com a natureza à sua disposição, e apropriou-se de seus processos, alterou seus ciclos, redefiniu seus espaços, mas acabou deparando-se com uma crise ambiental que coloca em risco a vida no planeta, inclusive a humana. Portanto, é fundamental ver e entender a Ciência como elaboração humana para compreensão do mundo.
Esperamos que o aluno tenha um conhecimento maior sobre a vida e sobre a sua condição singular na natureza, para se posicionar acerca de questões polêmicas como os desmatamentos, o acúmulo de poluentes e a manipulação gênica, perceber a vida humana, seu próprio corpo, como um todo dinâmico, que interage com o meio, pois tanto a herança biológica quanto as condições culturais, sociais e afetivas refletem-se no seu corpo.
Com o desenvolvimento da tecnologia é necessário que nosso aluno desenvolva em si a vontade de adquirir os conhecimentos necessários para que possa aprender a relacionar-se com o mundo em que está, como sendo seu lar, compreendendo o ambiente natural e social. O sistema político, a tecnologia e os valores em que se fundamentam a sociedade. Fortalecer os vínculos de família, de solidariedade humana e de tolerância recíproca em que se assenta a vida social, levando assim a sociedade a uma melhor qualidade de vida, procurando a prevenção e não apenas a cura dos males físicos, mentais e sociais.
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
· A capacidade de compreensão do mundo e atuação como indivíduo e como cidadão, utilizando conhecimentos de natureza científica e tecnológica;
· Valorização da natureza como um todo dinâmico e o ser humano, em sociedade,
como agente de transformações do mundo em que vive, em relação essencial com os demais seres vivos e outros componentes do ambiente;
· Identificar a composição, a organização e a fisiologia dos organismos vivos;
· Compreensão da ciência como um processo de produção de conhecimento e uma atividade humana;
· Identificação das relações entre conhecimento científico, produção de tecnologia
como meio para suprir necessidades humanas, sabendo elaborar juízo sobre riscos e benefícios das práticas científico- tecnológicas;
· Entendimento da saúde pessoal, social e ambiental como bens individuais e coletivos que devem ser promovidos pela ação de diferentes agentes;
· Formulação de questões, diagnósticos e proposições de soluções para problemas reais a partir de elementos das Ciências Naturais, colocando em prática conceitos, procedimentos e atitudes desenvolvidos no aprendizado escolar;
· Utilização de conceitos científicos básicos, associados à energia, matéria, transformação, espaço, tempo, sistema, equilíbrio e vida;
· Valorização do trabalho em grupo, sendo capaz de ação crítica e cooperativa para a construção coletiva do conhecimento;
· Estimulação do cuidado com o próprio corpo, com atenção para o desenvolvimento da sexualidade e para os hábitos de alimentação, de convívio e de lazer;
· Valorização da vida em sua diversidade e a conservação dos ambientes;
· Caracterização dos movimentos visíveis, de corpos celestes no horizonte e seu papel na orientação espaço-temporal hoje e no passado da humanidade;
· Interpretação das situações de equilíbrio e desequilíbrio ambiental relacionando
informações sobre a interferência do ser humano e a dinâmica das cadeias alimentares;
· Valorização da disseminação de informações relevantes aos membros da sua comunidade.
CONTEÚDOS
· Universo: noções de astronomia
- Sistema Solar
- Movimentos da Terra
- Gravitação
· Ambiente: saúde e qualidade de vida
- Saúde: princípios básicos
- Controle da qualidade da água
- Alterando o ambiente terrestre
- Qualidade do ar
- O uso de agrotóxicos
- Lançamento de materiais na atmosfera
- Solo – moradia – alimentação
- Poluição e contaminação do meio ambiente
- Cadeias e teias alimentares
- Reciclagem
· Características das etapas de vida
- Obtenção, transporte e transformação de energia;
- A célula (aspecto morfo-fisiológico);
- Organização de seres vivos (célula – tecido – órgão – sistema – organismo);
- Sistemas: digestivo, respiratório, circulatório, escretor – urinário, nervoso,
reprodutor e imunológico.
· Ser humano: desenvolvimento e saúde
- Reprodução e sexualidade
- Genética
- Organismo humano
- Saúde, ambiente e convívio
- Sexo e saúde
- Sexo e lei: assédio sexual, abuso sexual, abuso sexual infantil
· Drogas
- Prevenção e conseqüências
· Matéria e energia
- Componentes básicos do ecossistema
- Os caminhos da energia solar
- Transformações da energia solar
- Átomo
· Energia e sociedade
- Sistemas de transportes
- Energia fator de desenvolvimento
- Fontes de energia e sua utilização na vida moderna “manufatura e industrialização”
· Trabalho: segurança e saúde
- Acidentes de trabalho
METODOLOGIA
A divisão, que muitas vezes se faz, entre o conhecimento científico, desenvolvimento de tecnologia é impreciso, e dificulta a compreensão do todo, não possibilitando ao aluno participação social e desenvolvimento mental. É necessária a contextualização e interdisciplinaridade de conteúdos para que o aluno perceba e identifique as informações e os conhecimentos em sua vida, assim podendo agir de maneira crítica comum ser social. Pois os problemas nunca são resolvidos utilizando-se apenas um ponto de vista, e sim com a colaboração de vários conhecimentos. Propõe-se uma metodologia dialética de ação em sala de aula, onde o professor é mediador e articulador do processo ensino e aprendizagem.
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