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quarta-feira, 20 de julho de 2011

Modelo de prova: interpretação, classes gramaticais, produção de notícia,

ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL ALVARENGA PEIXOTO
AVALIAÇÃO DE LÍNGUA PORTUGUESA -
Nome: _________________________________________Turma: ____ Data: __/__/__ Trimestre:

1)Leia o texto abaixo com atenção e responda as questões.

Estrela do mar (Um pequenino grão de areia)
Um pequenino grão de areia
Que era um pobre sonhador
Olhando o céu, viu uma estrela
E imaginou coisas de amor
Passaram anos, muitos anos
Ela no céu, ele no mar
Dizem que nunca o pobrezinho
Pode com ela se encontrar!
Se houve ou se não houve alguma coisa entre eles dois
Ninguém pode até hoje explicar
O que há de verdade
É que depois, muito depois, apareceu a estrela do mar.....
(Paulo Soledade/Marino Pinto-1952) (marchinha de carnaval)

2) Responda, com base no texto:
a) Quem são os personagens do texto?
_____________________________________________________________________________________
b) Qual era o sentimento que o grão de areia sentia pela estrela? Ele era correspondido? Justifique sua resposta.
____________________________________________________________________________________
c) Você concorda que a persistência e a força de vontade vence todas as dificuldades? Justifique sua resposta.____________________________________________________________________________
3) Retire o que é solicitado, do texto:
a) 3 substantivos : ________________, __________________, _________________
b) 3 adjetivos: ______________________,___________________,________________
c) 3 artigos: ________________, _________________________, _______________
d) 3 pronomes: _____________________, ________________ , __________________
e) 3 advérbios: ____________________, _____________________,______________
f) 3 preposições: _________________, _____________, ________________________
g) 6 verbos: ________________, ______________, __________________________,
____________________, _______________________, ____________________
4) A alternativa que possui todos os substantivos corretamente colocados no plural é:

a) couve-flores / amores-perfeitos / boas-vidas.
b) tico-ticos / bem-te-vis / joões-de-barro.
c) terças-feiras / mãos-de-obras / guarda-roupas.
d) arco-íris / portas-bandeiras / sacas-rolhas.
e) dias-a-dia / lufa-lufas / capitães-mo
5) Assinale o item que só contenha preposições:

a)durante, entre, sobre b) em, caso, após c) com, sob, depois d) após, sobre, acima e) para, atrás, por
6) Nas frase abaixo, cada espaço pontilhado corresponde a uma conjunção retirada.
I. "Porém já cinco sóis eram passados .......... dali nos partíramos..." II. ....... estivesse doente faltei à escola. III. ...... haja maus nem por isso devemos descrer dos bons. IV. Pedro será aprovado ......................estude. V. ........................ chova sairei de casa.
(Assinale a alternativa correta) As conjunções retiradas são, respectivamente:
a) quando, ainda que, sempre que, desde que, como b) que, como, embora, desde que, ainda que c) como, que, porque, ainda que, desde que d) que, ainda que, embora, como, logo que e) que, quando, embora, desde que, já que

7) PRODUÇÃO TEXTUAL:
Analise a poesia abaixo e a transforme em uma notícia. Não esqueça dos elementos essenciais do gênero: QUEM, O QUÊ, ONDE, QUANDO, PORQUÊ... Crie uma manchete (título) de acordo:

Pequena crônica policial

Jazia no chão, sem vida,
E estava toda pintada!
Nem a morte lhe emprestara
A sua grave beleza…
Com fria curiosidade,
Vinha gente a espiar-lhe a cara,
As fundas marcas da idade,
Das canseiras, da bebida…
Triste da mulher perdida
Que um marinheiro esfaqueara!
Vieram uns homens de branco,
Foi levada ao necrotério.
E quando abriam, na mesa,
O seu corpo sem mistério,
Que linda e alegre menina
Entrou correndo no Céu?!
Lá continuou como era
Antes que o mundo lhe desse
A sua maldita sina:
Sem nada saber da vida,
De vícios ou de perigos,
Sem nada saber de nada…
Com a sua trança comprida,
Os seus sonhos de menina,
Os seus sapatos antigos!

Mário Quintana

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“Você precisa ser a mudança que você quer ver no mundo.” (Gandhi)

Um comentário:

  1. O MAIS IMPORTANTE NO MUNDO É A PARTILHA DO SABER E DO CONHECIMENTO....OBRIGADA

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professores apaixonados

Professores e professoras apaixonadas acordam cedo e dormem tarde, movidos pela idéia fixa de que podem mover o mundo.
Apaixonados, esquecem a hora do almoço e do jantar: estão preocupados com as múltiplas fomes que, de múltiplas formas, debilitam as inteligências.
As professoras apaixonadas descobriram que há homens no magistério igualmente apaixonados pela arte de ensinar, que é a arte de dar contexto a todos os textos.
Não há pretextos que justifiquem, para os professores apaixonados, um grau a menos de paixão, e não vai nisso nem um pouco de romantismo barato.
Apaixonar-se sai caro! Os professores apaixonados, com ou sem carro, buzinam o silêncio comodista, dão carona para os alunos que moram mais longe do conhecimento, saem cantando o pneu da alegria.
Se estão apaixonados, e estão, fazem da sala de aula um espaço de cânticos, de ênfases, de sínteses que demonstram, pela via do contraste, o absurdo que é viver sem paixão, ensinar sem paixão.
Dá pena, dá compaixão ver o professor desapaixonado, sonhando acordado com a aposentadoria, contando nos dedos os dias que faltam para as suas férias, catando no calendário os próximos feriados.
Os professores apaixonados muito bem sabem das dificuldades, do desrespeito, das injustiças, até mesmo dos horrores que há na profissão. Mas o professor apaixonado não deixa de professar, e seu protesto é continuar amando apaixonadamente.
Continuar amando é não perder a fé, palavra pequena que não se dilui no café ralo, não foge pelo ralo, não se apaga como um traço de giz no quadro.
Ter fé impede que o medo esmague o amor, que as alienações antigas e novas substituam a lúcida esperança.
Dar aula não é contar piada, mas quem dá aula sem humor não está com nada, ensinar é uma forma de oração.
Não essa oração chacoalhar de palavras sem sentido, com voz melosa ou ríspida. Mera oração subordinada, e mais nada.
Os professores apaixonados querem tudo. Querem multiplicar o tempo, somar esforços, dividir os problemas para solucioná-los. Querem analisar a química da realidade. Querem traçar o mapa de inusitados tesouros.
Os olhos dos professores apaixonados brilham quando, no meio de uma explicação, percebem o sorriso do aluno que entendeu algo que ele mesmo, professor, não esperava explicar.
A paixão é inexplicável, bem sei. Mas é também indisfarçável.
* Gabriel Perissé é Mestre em Literatura Brasileira pela FFLCH-USP e doutor em Filosofia da Educação e doutorando em Pedagogia pela USP; é autor dos livros "Ler, pensar e escrever" (Ed. Arte e Ciência); "O leitor criativo" (Omega Editora); "Palavra e origens" (Editora Mandruvá); "O professor do futuro (Thex Editora). É Fundador da ONG Projeto Literário Mosaico ; É editor da Revista Internacional Videtur -Letras (www.hottopos.com/vdletras3/index.htm); é professor universitário, coordenador-geral da ong literária Projeto Literário Mosaico: www.escoladeescritores.org.br)