Seguidores: é só clicar em seguir! Não precisa ter blog, só qualquer end. do Google.

http://www.facebook.com/valeria.riet

domingo, 27 de maio de 2012

Atividades: verbos de ação, estado, fenômenos da natureza


  Identifique os verbos, circulando-os, e escreva se são verbos de ação, estado ou fenômeno da natureza:a) O réu compareceu a audiência.  ___________________________________________________________

b) O réu ficará furioso nessa audiência. _______________________________________________________

c) Trovejou muito na audiência; mas, felizmente não choveu.______________________________________

d) Um homem já escorregou neste chão molhado e deixou cair seu livro._____________________________

e) Por enquanto as matas continuam indefesas._________________________________________________

f) Anoitecia rapidamente!__________________________________________________________________

e) Aguardaremos mais alguns minutos._______________________________________________________

f) Nossos estudantes aprendem um pouco mais, a cada dia.________________________________________

g) Tumultuaram o trânsito por um motivo banal. _______________________________________________

h) Os verbos exercem uma função fundamental.________________________________________________

i) Surpreendemo-nos com doenças graves que precisam de medidas de higiene. ______________________

j) Se você me esperar, vou até lá, procuro pelo endereço e trago-o aqui. _____________________________

K) Vou entrar por esta porta e quero encontrar tudo como eu deixei.________________________________

6 comentários:

  1. Muito Bem ! eu sóu professora do 6 ano e adorei essas tarefa !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. gostei muito dessas tarefa

      Excluir
  2. rosana dejesus liberato13 de abril de 2013 16:39

    legal estou revisando oassunto de prova da minha filha gostei.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns, esse exercício era o que eu procurava para meu filho estudar para prova

    ResponderExcluir
  4. muito obrigada, isso salvou minha vida.

    ResponderExcluir
  5. ADOREI! Isso era realmente o que eu procurava! Parabéns! Exercício de qualidade!

    ResponderExcluir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Loading...

professores apaixonados

Professores e professoras apaixonadas acordam cedo e dormem tarde, movidos pela idéia fixa de que podem mover o mundo.
Apaixonados, esquecem a hora do almoço e do jantar: estão preocupados com as múltiplas fomes que, de múltiplas formas, debilitam as inteligências.
As professoras apaixonadas descobriram que há homens no magistério igualmente apaixonados pela arte de ensinar, que é a arte de dar contexto a todos os textos.
Não há pretextos que justifiquem, para os professores apaixonados, um grau a menos de paixão, e não vai nisso nem um pouco de romantismo barato.
Apaixonar-se sai caro! Os professores apaixonados, com ou sem carro, buzinam o silêncio comodista, dão carona para os alunos que moram mais longe do conhecimento, saem cantando o pneu da alegria.
Se estão apaixonados, e estão, fazem da sala de aula um espaço de cânticos, de ênfases, de sínteses que demonstram, pela via do contraste, o absurdo que é viver sem paixão, ensinar sem paixão.
Dá pena, dá compaixão ver o professor desapaixonado, sonhando acordado com a aposentadoria, contando nos dedos os dias que faltam para as suas férias, catando no calendário os próximos feriados.
Os professores apaixonados muito bem sabem das dificuldades, do desrespeito, das injustiças, até mesmo dos horrores que há na profissão. Mas o professor apaixonado não deixa de professar, e seu protesto é continuar amando apaixonadamente.
Continuar amando é não perder a fé, palavra pequena que não se dilui no café ralo, não foge pelo ralo, não se apaga como um traço de giz no quadro.
Ter fé impede que o medo esmague o amor, que as alienações antigas e novas substituam a lúcida esperança.
Dar aula não é contar piada, mas quem dá aula sem humor não está com nada, ensinar é uma forma de oração.
Não essa oração chacoalhar de palavras sem sentido, com voz melosa ou ríspida. Mera oração subordinada, e mais nada.
Os professores apaixonados querem tudo. Querem multiplicar o tempo, somar esforços, dividir os problemas para solucioná-los. Querem analisar a química da realidade. Querem traçar o mapa de inusitados tesouros.
Os olhos dos professores apaixonados brilham quando, no meio de uma explicação, percebem o sorriso do aluno que entendeu algo que ele mesmo, professor, não esperava explicar.
A paixão é inexplicável, bem sei. Mas é também indisfarçável.
* Gabriel Perissé é Mestre em Literatura Brasileira pela FFLCH-USP e doutor em Filosofia da Educação e doutorando em Pedagogia pela USP; é autor dos livros "Ler, pensar e escrever" (Ed. Arte e Ciência); "O leitor criativo" (Omega Editora); "Palavra e origens" (Editora Mandruvá); "O professor do futuro (Thex Editora). É Fundador da ONG Projeto Literário Mosaico ; É editor da Revista Internacional Videtur -Letras (www.hottopos.com/vdletras3/index.htm); é professor universitário, coordenador-geral da ong literária Projeto Literário Mosaico: www.escoladeescritores.org.br)