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sábado, 11 de julho de 2009

Ortografia

1. Atenção para as palavras: por cima devagar depressa de repente por isso
Agora, empregue-as nas frases:
a)....................... uma bola atingiu o cenário e o derrubou.
b) Bem...........................o povo começou a se retirar.
c) O rei descobriu a verdade,............................ficou irritado.
d) Faça sua tarefa........................, para podermos ir ao dentista.
e) ......................... de sua vestimenta real, o rei usava um manto.

2. Veja: Esta a par ou Está ao par ?
Na linguagem culta, a idéia de “estar ciente de alguma coisa” é trazida por “estar a par” e não por “estar ao par”. Em vez de dizer Deve-se dizer Estamos ao par dos fatos Estamos a par dos fatos O rei ficou ao par dos acontecimentos O rei ficou a par dos acontecimentos.

3. Observe: pegar ele - pegá-lo
Faça o mesmo: fazer ele: ver ele: partir ele: conhecer ele: dividir ele: lançar ele: cobrir ele: sujar ele: proteger ele: criar ele: resolver ele: abrir ele:

4. Acentuação dos verbos:
Singular Plural Ele tem Eles têm Ele lê Eles lêem Ele contém Eles contêm Ele vem Eles vêm Que ele dê Que eles dêem Ele obtém Eles obtêm Ele crê Eles crêem Ele vê Eles vêem
Passe para o plural:
a) Ele não crê naquilo que não vê. R.
b) Ele não tem licença para entrar no clube. R.
c) O fiscal vem amanhã. R.
d) Ela não crê na bondade do distinto. R.
e) Quero que você dê licença para ele. R

5. Aprender e apreender Aprender = tomar conhecimento de.
Ex. O menino aprendeu a lição. Apreender = prender.
Ex. O fiscal apreendeu a carteirinha do menino.

Forme frases a) aprender: b) apreender:

6. MAU e MAL MAU - adjetivo - contrário de BOM mau comportamento mau caráter.
Ex. O menino teve um mau comportamento na escola. MAL - advérbio - contrário de BEM mal-educado mal orientado Ex. É um menino mal-educado .
Use mal ou mau:
a) Caiu de..................jeito.
b) Antes só do que ...............acompanhado
c) Calção..........................feito.
d) Não leves a .............o que o fiscal disse.
e) Que fiscal................-educado.
f) Não lhes dês....................conselho!
g) Um ....................colega procede................e é ..............amigo.
h) O caso está .................... contado.
i) Ele .................sabe o que o espera.
j) Pratique o bem e evite o ......................... .

7. Use -no, -na, -nos, -nas Veja: Roubaram a carteirinha . Roubaram-na.
Faça o mesmo:
a) Levaram minha pasta . R.
b) Devolveram os documentos. R.
c) Pediram a opinião . R.
d) Olhem os meninos . R.
e) Abriram o clube . R.
f) Seguraram as bolsas . R

. 8. -ISAR ou -IZAR? Veja: aviso - avisar moderno - modernizar análise - analisar civil - civilizar
• Usamos ISAR nos verbos cuja palavra primitiva possui S. Ex. aviso - avisar
Cuidado: síntese - sintetizar/ catequese - catequizar/ batismo - batizar • Usamos IZAR no outros casos.
Forme novas palavras usando ISAR ou IZAR:
análise: pesquisa:anarquia:canal: civilização: colônia: humano: suave: revisão: real: nacional: final: oficial: monopólio: sintonia: central: paralisia: aviso:

9. Uso do H Use o h, quando necessário.
ábil álito arém aver esitar oje orário óspede humano espanhol iate úmido abitar angar iato élice orrível ora erva umildade ontem ombro arpa umedecer

10. Haja ou aja HAJA - do verbo haver - É preciso que não haja descuido. AJA - do verbo agir - Aja com cuidado, Carlinhos.
Use haja ou aja para completar as orações:
a) ............. com atenção para que não............ muitos erros.
b) Talvez................ greve; é preciso que................... cuidado e atenção.
c) Desejamos que .................... fraternidade nessa escola.
d) .............. com docilidade, meu filho!

11. Comprimento e cumprimento
Complete corretamente:
a) O.................................... de seu vestido está fora de moda.
b) O.................................... do amigo foi muito frio e distante.
c) Talvez o............................................. do terreno não seja ideal para a construção de um asilo.
d) Quero um...................................... cordial e festivo quando o presidente do orfanato chegar.

12. Meio-dia e meia É certo dizer “meio-dia e meia”. O termo meia se refere à palavra feminina hora , que está subentendida. Ao dizermos meio-dia e meia queremos dizer: meio-dia mais meia hora.
Complete corretamente com meio-dia e meia:
a) A excursão sairá da escola ao..................................em ponto.
b) O relógio está marcando exatamente....................................... .

13. Errara e errará ER - RA - RA - é uma palavra paroxítona; o verbo errar está no pretérito mais-que-perfeito. ER- RA - RÁ - é uma palavra oxítona; o verbo errar está no futuro do presente.

Use o acento, quando necessário:
a) O menino comprara sanduíches. (pretérito)
b) O menino brincara amanhã. (futuro)
c) Mamãe comprara muito pão. (futuro)
d) Ele jogara futebol no campinho. (pretérito)
e) Ela limpara toda a cozinha. (futuro)

14. Muito obrigada, eu mesma, eu própria • As mulheres devem dizer: muito obrigada, eu mesma, eu própria. • Os homens devem dizer: muito obrigado, eu mesmo, eu próprio.
Complete corretamente:
a) Muito................................, meu filho, disse vovó. (obrigado - obrigada)
b) Mamãe, muito.......................... pela paciência que você teve com minhas amigas, disse Marina. (obrigado - obrigada)
c) Eu............................ não sei como resolver o problema. (mesmo-mesma)
d) O garoto disse: - Eu ......................farei os sanduíches. (mesmo ou mesma)
e) Eu............................não sei quando poderei entregar os sanduíches. (próprio, própria)

15. A palavra MENOS não deve ser modificada para o feminino.
Veja: Naquele instante não tive menos coragem do que antes.
Complete as frases com a palavra MENOS:
a) Conheço todos os Estados brasileiros, ................a Bahia.
b) Todos eram calmos, ....................mamãe.
c) Quero levar ..............sanduíches do que na semana passada.
d) Mamãe fazia doces e salgados..................tortas grandes.

16. A GENTE e AGENTE
a) A gente = nós; o povo, as pessoas.
Veja: Nós vamos à praia este fim de semana. A gente vai à praia este final de semana.
b) Agente = indivíduo encarregado, responsável por determinada ação; aquele que age. Observação : a expressão agente tem ainda outros significados.
Complete as frases com a gente ou agente :
a) Gosto de ver filmes de ..........................secreto.
b) ......................... daquela cidade não é hospitaleira.
c) A dor que.........................sente, quando perde alguém muito querido, vai passando com o tempo.
d) ......................... paranaense é dada, amiga e hospitaleira.
e) Quando................................. gosta, faz com prazer.
f) Meu pai é.......................... de viagens da VARIG.
g) Quero estudar para ser..........................policial, para defender o povo.

17. MEIO / MEIA Meio e meia - como numeral, concordam com o substantivo. Exemplo.: meio limão, meia laranja. Meio - como advérbio, fica invariável. Exemplos: A porta está meio aberta. Aquela flor é meio vermelha. Complete corretamente com meio ou meia:
a) Desculpe-me, hoje estou..................nervosa.
b) A flor parece.....................amarela.
c) Descobriu um tesouro ................. enterrado.
d) A mim, basta.....................porção de arroz.
e) Mamãe, quero......................maçã.
f) Já li cinqüenta páginas, exatamente ........... livro.
g) Só paguei .....................entrada.
h) Estou ..................... assustada.
i) Quero................dúzia de ovos.
j) Sua camisa está .........................rasgada.
l) Seus sapatos estão..........................sujos.
m) A professora parece......................desconfiada.

18. Use por que , por quê , porque e porquê :
a) ............................ninguém ri agora?
b) Eis....................... ninguém ri.
c) Eis os princípios ...........................luto.
d) Ela não aprendeu, .........................?
e) Aproximei-me .....................todos queriam me ouvir.
f) Você está assustado, ........................?
g) Eis o motivo............................errei.
h)Creio que vou melhorar.........................estudei muito.
i) O.......................... é difícil de ser estudado.
j) ....................... os índios estão revoltados?
l) O caminho ...............................viemos era tortuoso.

19. Uso do S e Z Complete as palavras com S ou Z. A seguir, copie as palavras na forma correta: pou....ando: ............................. pre....ença: .................................. arte.....anato: ........................... escravi.....ar: ................................ nature.....a: .............................. va.....o: ....................................... pre.....idente: ............................ fa.....er: ..................................... Bra.....il: ................................. civili....ação: ................................ pre....ente: .............................. atra....ados: ................................ produ......irem: ........................ a....a: ......................................... hori...onte: ............................... torrão....inho: ............................ fra....e: .................................... intru ....o: ................................. de....ejamos: ............................ po....itiva: ................................. podero....o: .............................. de...envolvido: ......................... surpre ....a: ............................. va.....io: ................................... ca....o: ..................................... coloni...ação: ..........................

20. Escreva as palavras no singular, observando o acento: Escreva as palavras no singular, observando o acento: portugueses:.............................. meses:...................................... fregueses:.................................. ingleses:.................................... corteses:..................................... franceses:................................. camponeses:.............................. reses:........................................ marqueses:................................. holandeses:..............................

21. Complete com X ou S e copie as palavras com atenção: e....trangeiro: ........................... e....tensão: ................................. e....tranho: ................................ e....tender: ................................. e....tenso: ................................. e....pontâneo: ........................... mi...to: ..................................... te....te: ........................................ e....gotar: ................................. e....terior: ................................. e....ceção: ................................ e...plêndido: ............................ te....to: .................................... e....pulsar: ............................... e....clusivo: ...............................

22. Use pôr, por, pára, para , pôde ou pode:
a) Você viajou............ o sul?
b) .........com essa opressão.
c) Vamos.......... as coisas no seu devido lugar!
d) Passamos...........muitas dificuldades nessa época.
e) Não sei como isso.............. acontecer hoje.
f) Ninguém...................trabalhar com aquela confusão de ontem.

23. VIR / VIER Vir - futuro do subjuntivo do verbo ver Vier - futuro do subjuntivo do verbo vir Complete as frases usando vir ou vier :
a) Quando ela......., todos deverão levantar-se.
b) Se você ........ algum erro, deverá denunciá-lo.
c) Se você............ a professora, chame-a.
d) Se ela....... isso, certamente chamará sua atenção.
e) Quem ......... à festa do dia 1ª de maio, não se esqueça de trazer um par.
f) Se o professor..................você trabalhando desse modo, vai repreendê-lo.
g) Se o aluno........ só, não poderá entrar na escola.

24. TÃO POUCO / TAMPOUCO A expressão TÃO POUCO acompanha um substantivo ; e a palavra “pouco”, no caso, é variável.
Exemplos: Eu tive tão pouco tempo para preparar a festa de 1º de maio! Ele estava com tão pouca disposição para o trabalho! A expressão TAMPOUCO se refere a um verbo: é, portanto, invariável e significa “ também não ”. Exemplos: Se a professora não resolveu o problema, tampouco o inspetor resolverá.
Complete as frases corretamente:
a) Eu tive .............................oportunidades!
b) Tenho.................................. alunos, que cabem todos naquela salinha.
c) Ele não veio; .......................virão seus amigos.
d) Eu tenho .............................tempo para estudar.
e) Nunca tive gosto para dançar; ....................para tocar piano.
f) As pessoas que não amam, ..........................são felizes.
g)As pessoas têm.....................atitudes de amizade.
h) O governo daquele país não resolve seus problemas, ........................... se preocupa em resolvê-los.

25. À-TOA / À TOA À-TOA: é adjetivo (invariável), vem com hífen e exige crase. Significa: impensado, inútil, fácil, desprezível, insignificante. Exemplos: Eram comentários à-toa! Mas que sujeito à-toa ! Essa é uma afirmação à-toa . Tal adjetivo originou-se da locução adverbial “ à toa ”, inicialmente usada na linguagem náutica. Exemplo: Quando um navio não pode dirigir-se por si mesmo e outro o reboca por mieo de um cabo chamado “toa ”, diz-se que o primeiro está indo à toa, isto é, a reboque. Daí passou-se ao sentido moral e diz-se que um ser é “à-toa ” quando não tem determinação própria. À TOA é locução adverbial, com crase. Singifica: ao acaso, sem fazer nada. Exemplos: Estava à toa na vida, o meu amor me chamou. Ninguém vem ao mundo à toa.

(retirada da internet, desculpem não sei o autor (a))

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professores apaixonados

Professores e professoras apaixonadas acordam cedo e dormem tarde, movidos pela idéia fixa de que podem mover o mundo.
Apaixonados, esquecem a hora do almoço e do jantar: estão preocupados com as múltiplas fomes que, de múltiplas formas, debilitam as inteligências.
As professoras apaixonadas descobriram que há homens no magistério igualmente apaixonados pela arte de ensinar, que é a arte de dar contexto a todos os textos.
Não há pretextos que justifiquem, para os professores apaixonados, um grau a menos de paixão, e não vai nisso nem um pouco de romantismo barato.
Apaixonar-se sai caro! Os professores apaixonados, com ou sem carro, buzinam o silêncio comodista, dão carona para os alunos que moram mais longe do conhecimento, saem cantando o pneu da alegria.
Se estão apaixonados, e estão, fazem da sala de aula um espaço de cânticos, de ênfases, de sínteses que demonstram, pela via do contraste, o absurdo que é viver sem paixão, ensinar sem paixão.
Dá pena, dá compaixão ver o professor desapaixonado, sonhando acordado com a aposentadoria, contando nos dedos os dias que faltam para as suas férias, catando no calendário os próximos feriados.
Os professores apaixonados muito bem sabem das dificuldades, do desrespeito, das injustiças, até mesmo dos horrores que há na profissão. Mas o professor apaixonado não deixa de professar, e seu protesto é continuar amando apaixonadamente.
Continuar amando é não perder a fé, palavra pequena que não se dilui no café ralo, não foge pelo ralo, não se apaga como um traço de giz no quadro.
Ter fé impede que o medo esmague o amor, que as alienações antigas e novas substituam a lúcida esperança.
Dar aula não é contar piada, mas quem dá aula sem humor não está com nada, ensinar é uma forma de oração.
Não essa oração chacoalhar de palavras sem sentido, com voz melosa ou ríspida. Mera oração subordinada, e mais nada.
Os professores apaixonados querem tudo. Querem multiplicar o tempo, somar esforços, dividir os problemas para solucioná-los. Querem analisar a química da realidade. Querem traçar o mapa de inusitados tesouros.
Os olhos dos professores apaixonados brilham quando, no meio de uma explicação, percebem o sorriso do aluno que entendeu algo que ele mesmo, professor, não esperava explicar.
A paixão é inexplicável, bem sei. Mas é também indisfarçável.
* Gabriel Perissé é Mestre em Literatura Brasileira pela FFLCH-USP e doutor em Filosofia da Educação e doutorando em Pedagogia pela USP; é autor dos livros "Ler, pensar e escrever" (Ed. Arte e Ciência); "O leitor criativo" (Omega Editora); "Palavra e origens" (Editora Mandruvá); "O professor do futuro (Thex Editora). É Fundador da ONG Projeto Literário Mosaico ; É editor da Revista Internacional Videtur -Letras (www.hottopos.com/vdletras3/index.htm); é professor universitário, coordenador-geral da ong literária Projeto Literário Mosaico: www.escoladeescritores.org.br)