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domingo, 13 de setembro de 2009

Pérolas do enem 2009

O tema da redação do Enem desse ano foi "Aquecimento Global", e como acontece todo ano, não faltaram preciosidades. Apesar de ser triste, pois demonstra o descaso em que a educação se encontra e o despreparo de nossos estudantes, não é possível deixar de rir.
Lá vão:

1) “o problema da amazônia tem uma percussão mundial. Várias Ongs já se estalaram na floresta.”
2) “A amazônia é explorada de forma piedosa.”
3) “Vamos nos unir juntos de mãos dadas para salvar o planeta.”
4) "A floresta tá ali paradinha no lugar dela e vem o homem e créu.”
5) “Tem que destruir os destruidores por que o destruimento salva a floresta.”
6) “O grande excesso de desmatamento exagerado é a causa da devastação.”
7) “Espero que o desmatamento seja instinto.”
8) “A floresta está cheia de animais já extintos. Tem que parar de desmatar para que os animais que estão extintos possam se reproduzirem e aumentarem seu número respirando um ar mais limpo.”
9) “A emoção de poluentes atmosféricos aquece a floresta.”
10) “Tem empresas que contribui para a realização de árvores renováveis.”
11) “Animais ficam sem comida e sem dormida por causa das queimadas.”
12) “Precisamos de oxigênio para nossa vida eterna.”
13) “Os desmatadores cortam árvores naturais da natureza.”
14) “A principal vítima do desmatamento é a vida ecológica.”
15) “A amazônia tem valor ambiental ilastimável.”
16) “Explorar sem atingir árvores sedentárias.”
17) “Os estrangeiros já demonstraram diversas fezes enteresse pela amazônia.”
18) “Paremos e reflitemos.”
19) “A floresta amazônica não pode ser destruída por pessoas não autorizadas.”
20) “Retirada claudestina de árvores.”
21) “Temos que criar leis legais contra isso.”
22) “A camada de ozonel.”
23) “a amazônia está sendo devastada por pessoas que não tem senso de humor.”
24) “A cada hora, muitas árvores são derrubadas por mãos poluídas, sem coração.”
25) “A amazônia está sofrendo um grande, enorme e profundíssimo desmatamento devastador, intenso e imperdoável.”
26) “Vamos gritar não à devastação e sim à reflorestação.”
27) “Uma vez que se paga uma punição xis, se ganha depois vários xises.”
28) “A natureza está cobrando uma atitude mais energética dos governantes.”
29) “O povo amazônico está sendo usado como bote expiatório.”
30) “O aumento da temperatura na terra está cada vez mais aumentando.”
31) “Na floresta amazônica tem muitos animais: passarinhos, leões, ursos, etc.”
32) “Convivemos com a merchendagem e a politicagem.”
33) “Na cama dos deputados foram votadas muitas leis.”
34) “Os dismatamentos é a fonte de inlegalidade e distruição da froresta amazonia.”
35) “O que vamos deixar para nossos antecedentes?”

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professores apaixonados

Professores e professoras apaixonadas acordam cedo e dormem tarde, movidos pela idéia fixa de que podem mover o mundo.
Apaixonados, esquecem a hora do almoço e do jantar: estão preocupados com as múltiplas fomes que, de múltiplas formas, debilitam as inteligências.
As professoras apaixonadas descobriram que há homens no magistério igualmente apaixonados pela arte de ensinar, que é a arte de dar contexto a todos os textos.
Não há pretextos que justifiquem, para os professores apaixonados, um grau a menos de paixão, e não vai nisso nem um pouco de romantismo barato.
Apaixonar-se sai caro! Os professores apaixonados, com ou sem carro, buzinam o silêncio comodista, dão carona para os alunos que moram mais longe do conhecimento, saem cantando o pneu da alegria.
Se estão apaixonados, e estão, fazem da sala de aula um espaço de cânticos, de ênfases, de sínteses que demonstram, pela via do contraste, o absurdo que é viver sem paixão, ensinar sem paixão.
Dá pena, dá compaixão ver o professor desapaixonado, sonhando acordado com a aposentadoria, contando nos dedos os dias que faltam para as suas férias, catando no calendário os próximos feriados.
Os professores apaixonados muito bem sabem das dificuldades, do desrespeito, das injustiças, até mesmo dos horrores que há na profissão. Mas o professor apaixonado não deixa de professar, e seu protesto é continuar amando apaixonadamente.
Continuar amando é não perder a fé, palavra pequena que não se dilui no café ralo, não foge pelo ralo, não se apaga como um traço de giz no quadro.
Ter fé impede que o medo esmague o amor, que as alienações antigas e novas substituam a lúcida esperança.
Dar aula não é contar piada, mas quem dá aula sem humor não está com nada, ensinar é uma forma de oração.
Não essa oração chacoalhar de palavras sem sentido, com voz melosa ou ríspida. Mera oração subordinada, e mais nada.
Os professores apaixonados querem tudo. Querem multiplicar o tempo, somar esforços, dividir os problemas para solucioná-los. Querem analisar a química da realidade. Querem traçar o mapa de inusitados tesouros.
Os olhos dos professores apaixonados brilham quando, no meio de uma explicação, percebem o sorriso do aluno que entendeu algo que ele mesmo, professor, não esperava explicar.
A paixão é inexplicável, bem sei. Mas é também indisfarçável.
* Gabriel Perissé é Mestre em Literatura Brasileira pela FFLCH-USP e doutor em Filosofia da Educação e doutorando em Pedagogia pela USP; é autor dos livros "Ler, pensar e escrever" (Ed. Arte e Ciência); "O leitor criativo" (Omega Editora); "Palavra e origens" (Editora Mandruvá); "O professor do futuro (Thex Editora). É Fundador da ONG Projeto Literário Mosaico ; É editor da Revista Internacional Videtur -Letras (www.hottopos.com/vdletras3/index.htm); é professor universitário, coordenador-geral da ong literária Projeto Literário Mosaico: www.escoladeescritores.org.br)