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sábado, 6 de fevereiro de 2010

A IMPORTÂNCIA DO ALFABETO NA SALA DE AULA


No site da revista nova escola www.novaescola.com.br , li e me encantei com a matéria que fala sobre o uso do alfabeto. Está demais ,com sugestões de atividades, esclarecimentos e etc. Vale a pena passar lá para ler a matéria na íntegra.


ELE NÃO PODE FALTAR

"Pendurado na parede desde o primeiro dia de aula, ele ocupa uma posição central na classe - de preferência, acima do quadro, no campo de visão de todos os alunos.

Material de apoio precioso para um ambiente alfabetizador na Educação Infantil e nas séries iniciais do Ensino Fundamental, é a ele que os pequenos recorrem quando querem encontrar uma letra e saber como grafá-la.

Se sabem que "gato" se escreve com G, mas esqueceram o jeitão dele, é só caminhar pela sequência de letras até encontrá-lo. Se na hora de escrever "mar" bater a dúvida de quantas perninhas tem o M, a resposta também está lá.

O alfabeto da classe é um companheiro permanente para quem ensaia os primeiros passos no universo da escrita.

Não espanta o consenso de que um alfabeto, organizado em cartazes ou painéis de tamanho razoável, deve estar presente em toda - sim, em toda - sala de alfabetização inicial. Afinal, ele é um precioso instrumento de consulta para as situações de escrita, uma das quatro situações didáticas mais importantes nesse processo (as outras três são a leitura pelo professor, a leitura pelo aluno e a produção oral com destino escrito, quando o professor atua como escriba).

Se você leciona para pré-escola, 1º ou 2º ano, precisa dominar essas práticas.

Uma excelente chance para conhecer esses e outros procedimentos essenciais para o letramento é a edição especial NOVA ESCOLA Alfabetização."

Sugestões de atividades por nível de aprendizagem
Nível Pré-silábico
• trabalho intenso com os nomes das crianças, destacando as letras iniciais (fichas, crachás e alfabeto móvel)
• contato com farto material escrito (revistas, jornais, poesias, músicas, cartazes, livros, jogos, rótulos, embalagens, textos do professor e dos alunos, parlendas, entre outros)
• observação de atos de leitura e escrita
• audição de leitura com ou sem imagens (notícias,propagandas,histórias,cartas,bilhetes,etc)
• atividades de escrita espontânea (listas, relatórios, auto-ditado, textos que se sabe de cor)
• atividades para distinção de letras e numerais
• manipulação intensa do alfabeto móvel
• desenho livre, pintura, modelagem, recorte e colagem, dobradura.
• caixa de palavras ou nomes significativos para cada aluno ou para a classe
• classificação de palavras ou nomes que se parecem (as que começam com a mesma letra, as que possuem o mesmo número de letras, palavras grandes e pequenas,etc)
• jogos diversos:bingo de letras, de iniciais do nome, de rótulos, nomes dos colegas da turma, memória de letras,nomes, desenhos, dominó associando nomes e iniciais, desenhos, letras,quebra-cabeça com gravuras, nomes, letras, pescaria de nomes, letras iniciais ou de letras do alfabeto
• jogos com o alfabeto móvel: formar o próprio nome e o dos colegas, separar e agrupar letras iguais
• jogos e brincadeiras orais: com rimas, adivinhações, telefone sem fio, hora da surpresa, recados orais, jornal falado
• outras atividades e brincadeiras: leitura de poesias e quadrinhas,parlendas,músicas,etc.
• planejamento da rotina do dia (agenda)
• relatórios oral e escrito de experiências
• histórias mudas
• quantas letras tem?
• etiquetar o material e as partes da salajunto com os alunos (significado)
• crachá de mesa com o alfabeto e o nome completo para cada criança.

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professores apaixonados

Professores e professoras apaixonadas acordam cedo e dormem tarde, movidos pela idéia fixa de que podem mover o mundo.
Apaixonados, esquecem a hora do almoço e do jantar: estão preocupados com as múltiplas fomes que, de múltiplas formas, debilitam as inteligências.
As professoras apaixonadas descobriram que há homens no magistério igualmente apaixonados pela arte de ensinar, que é a arte de dar contexto a todos os textos.
Não há pretextos que justifiquem, para os professores apaixonados, um grau a menos de paixão, e não vai nisso nem um pouco de romantismo barato.
Apaixonar-se sai caro! Os professores apaixonados, com ou sem carro, buzinam o silêncio comodista, dão carona para os alunos que moram mais longe do conhecimento, saem cantando o pneu da alegria.
Se estão apaixonados, e estão, fazem da sala de aula um espaço de cânticos, de ênfases, de sínteses que demonstram, pela via do contraste, o absurdo que é viver sem paixão, ensinar sem paixão.
Dá pena, dá compaixão ver o professor desapaixonado, sonhando acordado com a aposentadoria, contando nos dedos os dias que faltam para as suas férias, catando no calendário os próximos feriados.
Os professores apaixonados muito bem sabem das dificuldades, do desrespeito, das injustiças, até mesmo dos horrores que há na profissão. Mas o professor apaixonado não deixa de professar, e seu protesto é continuar amando apaixonadamente.
Continuar amando é não perder a fé, palavra pequena que não se dilui no café ralo, não foge pelo ralo, não se apaga como um traço de giz no quadro.
Ter fé impede que o medo esmague o amor, que as alienações antigas e novas substituam a lúcida esperança.
Dar aula não é contar piada, mas quem dá aula sem humor não está com nada, ensinar é uma forma de oração.
Não essa oração chacoalhar de palavras sem sentido, com voz melosa ou ríspida. Mera oração subordinada, e mais nada.
Os professores apaixonados querem tudo. Querem multiplicar o tempo, somar esforços, dividir os problemas para solucioná-los. Querem analisar a química da realidade. Querem traçar o mapa de inusitados tesouros.
Os olhos dos professores apaixonados brilham quando, no meio de uma explicação, percebem o sorriso do aluno que entendeu algo que ele mesmo, professor, não esperava explicar.
A paixão é inexplicável, bem sei. Mas é também indisfarçável.
* Gabriel Perissé é Mestre em Literatura Brasileira pela FFLCH-USP e doutor em Filosofia da Educação e doutorando em Pedagogia pela USP; é autor dos livros "Ler, pensar e escrever" (Ed. Arte e Ciência); "O leitor criativo" (Omega Editora); "Palavra e origens" (Editora Mandruvá); "O professor do futuro (Thex Editora). É Fundador da ONG Projeto Literário Mosaico ; É editor da Revista Internacional Videtur -Letras (www.hottopos.com/vdletras3/index.htm); é professor universitário, coordenador-geral da ong literária Projeto Literário Mosaico: www.escoladeescritores.org.br)