
No site da revista nova escola www.novaescola.com.br , li e me encantei com a matéria que fala sobre o uso do alfabeto. Está demais ,com sugestões de atividades, esclarecimentos e etc. Vale a pena passar lá para ler a matéria na íntegra.
ELE NÃO PODE FALTAR
"Pendurado na parede desde o primeiro dia de aula, ele ocupa uma posição central na classe - de preferência, acima do quadro, no campo de visão de todos os alunos.
Material de apoio precioso para um ambiente alfabetizador na Educação Infantil e nas séries iniciais do Ensino Fundamental, é a ele que os pequenos recorrem quando querem encontrar uma letra e saber como grafá-la.
Se sabem que "gato" se escreve com G, mas esqueceram o jeitão dele, é só caminhar pela sequência de letras até encontrá-lo. Se na hora de escrever "mar" bater a dúvida de quantas perninhas tem o M, a resposta também está lá.
O alfabeto da classe é um companheiro permanente para quem ensaia os primeiros passos no universo da escrita.
Não espanta o consenso de que um alfabeto, organizado em cartazes ou painéis de tamanho razoável, deve estar presente em toda - sim, em toda - sala de alfabetização inicial. Afinal, ele é um precioso instrumento de consulta para as situações de escrita, uma das quatro situações didáticas mais importantes nesse processo (as outras três são a leitura pelo professor, a leitura pelo aluno e a produção oral com destino escrito, quando o professor atua como escriba).
Se você leciona para pré-escola, 1º ou 2º ano, precisa dominar essas práticas.
Uma excelente chance para conhecer esses e outros procedimentos essenciais para o letramento é a edição especial NOVA ESCOLA Alfabetização."
Sugestões de atividades por nível de aprendizagem
Nível Pré-silábico
• trabalho intenso com os nomes das crianças, destacando as letras iniciais (fichas, crachás e alfabeto móvel)
• contato com farto material escrito (revistas, jornais, poesias, músicas, cartazes, livros, jogos, rótulos, embalagens, textos do professor e dos alunos, parlendas, entre outros)
• observação de atos de leitura e escrita
• audição de leitura com ou sem imagens (notícias,propagandas,histórias,cartas,bilhetes,etc)
• atividades de escrita espontânea (listas, relatórios, auto-ditado, textos que se sabe de cor)
• atividades para distinção de letras e numerais
• manipulação intensa do alfabeto móvel
• desenho livre, pintura, modelagem, recorte e colagem, dobradura.
• caixa de palavras ou nomes significativos para cada aluno ou para a classe
• classificação de palavras ou nomes que se parecem (as que começam com a mesma letra, as que possuem o mesmo número de letras, palavras grandes e pequenas,etc)
• jogos diversos:bingo de letras, de iniciais do nome, de rótulos, nomes dos colegas da turma, memória de letras,nomes, desenhos, dominó associando nomes e iniciais, desenhos, letras,quebra-cabeça com gravuras, nomes, letras, pescaria de nomes, letras iniciais ou de letras do alfabeto
• jogos com o alfabeto móvel: formar o próprio nome e o dos colegas, separar e agrupar letras iguais
• jogos e brincadeiras orais: com rimas, adivinhações, telefone sem fio, hora da surpresa, recados orais, jornal falado
• outras atividades e brincadeiras: leitura de poesias e quadrinhas,parlendas,músicas,etc.
• planejamento da rotina do dia (agenda)
• relatórios oral e escrito de experiências
• histórias mudas
• quantas letras tem?
• etiquetar o material e as partes da salajunto com os alunos (significado)
• crachá de mesa com o alfabeto e o nome completo para cada criança.
Nenhum comentário:
Postar um comentário