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domingo, 21 de março de 2010

Como escrever uma notícia

O que é uma notícia? Resumo de um acontecimento, observação, apontamento, nota, informação. o conceito do que é notícia permanece o mesmo: um cachorro morder o homem é normal. Quando o homem morder o cachorro, é notícia.
Retranca : Indicador da notícia, a retranca é utilizada para criar uma marcação para a notícia. Exemplo: Lixo, Transporte, Educação, Saúde, Meio Ambiente, etc. Como na internet tem a TAG ou Etiqueta
Título da notícia ou Manchete: O título da notícia é a informação principal ou o que chama o leitor para ler o texto na íntegra. Quanto mais o título for chamativo, mais pessoas vão se interessar em ler a notícia. O Título da notícia é o destaque do texto. Ex.: Ministério Público tenta impedir que distritais suspeitos analisem caso Arruda na Câmara
Intertítulo ou Soutien: Informações complementares para preparar a notícia para o leitor. Ex: Retranca / Benefício Título / Vereadores aprovam novo mínimo em CG Intertítulo / Por unanimidade, plenário da Câmara aceita mensagem do prefeito Venezieano, com vigência já a partir deste mês de janeiro
Informações: Jornal da Paraíba – Quarta-Feira, 13 de janeiro de 2010
Mas vamos ao principal: Como escrever uma notícia
O Lead: O que, Quem, Quando, Como, Onde e Por Quê. Questionamentos para elucidação das respostas do problema. Mas no texto pode ser complementada por outras perguntas como: Com quem, para quem entre outras. No primeiro parágrafo da notícia são mostrados todos os detalhes da notícia ou Lead. O que ocorreu? Quem foi que protagonizou (personagens)? Quando ocorreu o fato (dia, tarde ou noite)? Como ocorreu (pormenores do fato)? Onde ocorreu (cidade, bairro, lugar)? Por que ocorreu (causas)? Nos parágrafos seguintes basta esmiuçar cada detalhe da notícia.

produzido a partir dos textos desse link:
http://www.sinistri.jex.com.br/labjor+iii/os+conceitos+de+noticia

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professores apaixonados

Professores e professoras apaixonadas acordam cedo e dormem tarde, movidos pela idéia fixa de que podem mover o mundo.
Apaixonados, esquecem a hora do almoço e do jantar: estão preocupados com as múltiplas fomes que, de múltiplas formas, debilitam as inteligências.
As professoras apaixonadas descobriram que há homens no magistério igualmente apaixonados pela arte de ensinar, que é a arte de dar contexto a todos os textos.
Não há pretextos que justifiquem, para os professores apaixonados, um grau a menos de paixão, e não vai nisso nem um pouco de romantismo barato.
Apaixonar-se sai caro! Os professores apaixonados, com ou sem carro, buzinam o silêncio comodista, dão carona para os alunos que moram mais longe do conhecimento, saem cantando o pneu da alegria.
Se estão apaixonados, e estão, fazem da sala de aula um espaço de cânticos, de ênfases, de sínteses que demonstram, pela via do contraste, o absurdo que é viver sem paixão, ensinar sem paixão.
Dá pena, dá compaixão ver o professor desapaixonado, sonhando acordado com a aposentadoria, contando nos dedos os dias que faltam para as suas férias, catando no calendário os próximos feriados.
Os professores apaixonados muito bem sabem das dificuldades, do desrespeito, das injustiças, até mesmo dos horrores que há na profissão. Mas o professor apaixonado não deixa de professar, e seu protesto é continuar amando apaixonadamente.
Continuar amando é não perder a fé, palavra pequena que não se dilui no café ralo, não foge pelo ralo, não se apaga como um traço de giz no quadro.
Ter fé impede que o medo esmague o amor, que as alienações antigas e novas substituam a lúcida esperança.
Dar aula não é contar piada, mas quem dá aula sem humor não está com nada, ensinar é uma forma de oração.
Não essa oração chacoalhar de palavras sem sentido, com voz melosa ou ríspida. Mera oração subordinada, e mais nada.
Os professores apaixonados querem tudo. Querem multiplicar o tempo, somar esforços, dividir os problemas para solucioná-los. Querem analisar a química da realidade. Querem traçar o mapa de inusitados tesouros.
Os olhos dos professores apaixonados brilham quando, no meio de uma explicação, percebem o sorriso do aluno que entendeu algo que ele mesmo, professor, não esperava explicar.
A paixão é inexplicável, bem sei. Mas é também indisfarçável.
* Gabriel Perissé é Mestre em Literatura Brasileira pela FFLCH-USP e doutor em Filosofia da Educação e doutorando em Pedagogia pela USP; é autor dos livros "Ler, pensar e escrever" (Ed. Arte e Ciência); "O leitor criativo" (Omega Editora); "Palavra e origens" (Editora Mandruvá); "O professor do futuro (Thex Editora). É Fundador da ONG Projeto Literário Mosaico ; É editor da Revista Internacional Videtur -Letras (www.hottopos.com/vdletras3/index.htm); é professor universitário, coordenador-geral da ong literária Projeto Literário Mosaico: www.escoladeescritores.org.br)