Seguidores: é só clicar em seguir! Não precisa ter blog, só qualquer end. do Google.

domingo, 21 de novembro de 2010

Análise de charge sobre a época de eleições



O texto chárgico é rico em significados. Mais que isso, é a junção do texto verbal e do não verbal na expressão máxima. Gosto desse tipo de texto, pois posso explorar tanto os aspectos da linguísticos como valorizar a interpretação da imagem relacionando-a com o contexto em que estamos inseridos. Publiquei essa análise no blog Análise de Charges, mas trouxe para meus outros leitores aqui.

Em épocas de campanha política temos muito material para analisar. Nesta charge, temos retratado o que há de pior na política. Os candidatos em questão colocam em prática imagens já cristalizadas no imaginário popular.
No alto, à esquerda, temos um político que lida de forma estranha com a própria imagem. Acha-se maior que realmente é. Essa síndrome de auto-suficiência, de crença no ser acima do bem e do mal preocupa a todos.
Ainda no alto, mas agora à direita, uma relação intertextual com uma personagem que faz parte do imaginário infantil. Aquele que queria ser menino, Pinóquio, retratando os políticos que mentem descaradamente para conseguir aquilo que tanto desejam.
Abaixo, à esquerda, a lavagem cerebral a que a população é submetida diariamente. Seja pela propagação de notícias mentirosas ou pela ocultação do passado sujo dos mesmos, o que se vê é que os criminosos de outrora continuam sendo eleitos.
Por último, no melhor estilo lobo em pele de cordeiro, a personificação daqueles que mostra-se publicamente de uma forma, mas por baixo são de outra maneira.
O aviso está dado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Loading...

professores apaixonados

Professores e professoras apaixonadas acordam cedo e dormem tarde, movidos pela idéia fixa de que podem mover o mundo.
Apaixonados, esquecem a hora do almoço e do jantar: estão preocupados com as múltiplas fomes que, de múltiplas formas, debilitam as inteligências.
As professoras apaixonadas descobriram que há homens no magistério igualmente apaixonados pela arte de ensinar, que é a arte de dar contexto a todos os textos.
Não há pretextos que justifiquem, para os professores apaixonados, um grau a menos de paixão, e não vai nisso nem um pouco de romantismo barato.
Apaixonar-se sai caro! Os professores apaixonados, com ou sem carro, buzinam o silêncio comodista, dão carona para os alunos que moram mais longe do conhecimento, saem cantando o pneu da alegria.
Se estão apaixonados, e estão, fazem da sala de aula um espaço de cânticos, de ênfases, de sínteses que demonstram, pela via do contraste, o absurdo que é viver sem paixão, ensinar sem paixão.
Dá pena, dá compaixão ver o professor desapaixonado, sonhando acordado com a aposentadoria, contando nos dedos os dias que faltam para as suas férias, catando no calendário os próximos feriados.
Os professores apaixonados muito bem sabem das dificuldades, do desrespeito, das injustiças, até mesmo dos horrores que há na profissão. Mas o professor apaixonado não deixa de professar, e seu protesto é continuar amando apaixonadamente.
Continuar amando é não perder a fé, palavra pequena que não se dilui no café ralo, não foge pelo ralo, não se apaga como um traço de giz no quadro.
Ter fé impede que o medo esmague o amor, que as alienações antigas e novas substituam a lúcida esperança.
Dar aula não é contar piada, mas quem dá aula sem humor não está com nada, ensinar é uma forma de oração.
Não essa oração chacoalhar de palavras sem sentido, com voz melosa ou ríspida. Mera oração subordinada, e mais nada.
Os professores apaixonados querem tudo. Querem multiplicar o tempo, somar esforços, dividir os problemas para solucioná-los. Querem analisar a química da realidade. Querem traçar o mapa de inusitados tesouros.
Os olhos dos professores apaixonados brilham quando, no meio de uma explicação, percebem o sorriso do aluno que entendeu algo que ele mesmo, professor, não esperava explicar.
A paixão é inexplicável, bem sei. Mas é também indisfarçável.
* Gabriel Perissé é Mestre em Literatura Brasileira pela FFLCH-USP e doutor em Filosofia da Educação e doutorando em Pedagogia pela USP; é autor dos livros "Ler, pensar e escrever" (Ed. Arte e Ciência); "O leitor criativo" (Omega Editora); "Palavra e origens" (Editora Mandruvá); "O professor do futuro (Thex Editora). É Fundador da ONG Projeto Literário Mosaico ; É editor da Revista Internacional Videtur -Letras (www.hottopos.com/vdletras3/index.htm); é professor universitário, coordenador-geral da ong literária Projeto Literário Mosaico: www.escoladeescritores.org.br)