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sábado, 27 de novembro de 2010

Como eu aprendo? Como eu ensino? Como meus alunos aprendem?

Como eu aprendo?
Como eu ensino?
Como meus alunos aprendem?
A forma e/ou as formas variadas pelas quais meus alunos aprendem o conteúdo e apreendem a realidade a sua volta são relevantes para o meu modo de ensinar?
Sabemos que o conhecimento não é estanque. Ele permeia todos os momentos de nossa vida, e todos os seres sempre terão algo para aprender e ensinar. Aprendemos ao mesmo tempo em que ensinamos, e não há como afirmar o contrário. Nossos alunos nos ensinam muitas lições, como ver o mundo com outros olhos, como utilizar a tecnologia, nos ensinam músicas, estilos, neologismos , enfim, inúmeros conhecimentos... basta que sejamos sensíveis para perceber.
O conhecimento está em todos os lugares, não apenas na instituição escolar. Está também nos livros, nas experiências vividas, nas situações cotidianas, na troca. Os conhecimentos necessários para sobrevivermos são adquiridos sem que percebamos, nos contatos com o meio em que vivemos e no qual interagimos.
O conhecimento escolar, por sua vez, demanda de certo esforço, trabalho, interesse e dedicação. É necessário leitura, interesse, estudo, atenção. Nem sempre o aprendente está bem disposto para a tarefa, mas é muito gratificante aprender. Cabe ao educador, então nortear seu modo de ensinar de modo a motivar o aluno a adquirir conhecimento, ser não só um mediador, mas também motivador, criando situações de aprendizagens desafiadoras.
A relação entre educador e educando se dá pela oferta de condições necessárias para que ambos desenvolvam aprendizagens e conhecimento, seja proporcionando experiências variadas, seja estimulando a observação e a pesquisa, seja possibilitando o desenvolvimento de diferentes visões de realidade.
É necessário perceber, porém, o modo como cada aluno aprende, tendo em vista que não somos iguais, portanto não aprendemos de forma igual. Preciso avaliar meu aluno tendo como parâmetro ele próprio, ou seja, o quanto ele evoluiu ao longo do processo de aprendizagem.

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professores apaixonados

Professores e professoras apaixonadas acordam cedo e dormem tarde, movidos pela idéia fixa de que podem mover o mundo.
Apaixonados, esquecem a hora do almoço e do jantar: estão preocupados com as múltiplas fomes que, de múltiplas formas, debilitam as inteligências.
As professoras apaixonadas descobriram que há homens no magistério igualmente apaixonados pela arte de ensinar, que é a arte de dar contexto a todos os textos.
Não há pretextos que justifiquem, para os professores apaixonados, um grau a menos de paixão, e não vai nisso nem um pouco de romantismo barato.
Apaixonar-se sai caro! Os professores apaixonados, com ou sem carro, buzinam o silêncio comodista, dão carona para os alunos que moram mais longe do conhecimento, saem cantando o pneu da alegria.
Se estão apaixonados, e estão, fazem da sala de aula um espaço de cânticos, de ênfases, de sínteses que demonstram, pela via do contraste, o absurdo que é viver sem paixão, ensinar sem paixão.
Dá pena, dá compaixão ver o professor desapaixonado, sonhando acordado com a aposentadoria, contando nos dedos os dias que faltam para as suas férias, catando no calendário os próximos feriados.
Os professores apaixonados muito bem sabem das dificuldades, do desrespeito, das injustiças, até mesmo dos horrores que há na profissão. Mas o professor apaixonado não deixa de professar, e seu protesto é continuar amando apaixonadamente.
Continuar amando é não perder a fé, palavra pequena que não se dilui no café ralo, não foge pelo ralo, não se apaga como um traço de giz no quadro.
Ter fé impede que o medo esmague o amor, que as alienações antigas e novas substituam a lúcida esperança.
Dar aula não é contar piada, mas quem dá aula sem humor não está com nada, ensinar é uma forma de oração.
Não essa oração chacoalhar de palavras sem sentido, com voz melosa ou ríspida. Mera oração subordinada, e mais nada.
Os professores apaixonados querem tudo. Querem multiplicar o tempo, somar esforços, dividir os problemas para solucioná-los. Querem analisar a química da realidade. Querem traçar o mapa de inusitados tesouros.
Os olhos dos professores apaixonados brilham quando, no meio de uma explicação, percebem o sorriso do aluno que entendeu algo que ele mesmo, professor, não esperava explicar.
A paixão é inexplicável, bem sei. Mas é também indisfarçável.
* Gabriel Perissé é Mestre em Literatura Brasileira pela FFLCH-USP e doutor em Filosofia da Educação e doutorando em Pedagogia pela USP; é autor dos livros "Ler, pensar e escrever" (Ed. Arte e Ciência); "O leitor criativo" (Omega Editora); "Palavra e origens" (Editora Mandruvá); "O professor do futuro (Thex Editora). É Fundador da ONG Projeto Literário Mosaico ; É editor da Revista Internacional Videtur -Letras (www.hottopos.com/vdletras3/index.htm); é professor universitário, coordenador-geral da ong literária Projeto Literário Mosaico: www.escoladeescritores.org.br)