Seguidores: é só clicar em seguir! Não precisa ter blog, só qualquer end. do Google.

sábado, 27 de novembro de 2010

Livros para adolescentes


Vou postar alguns títulos como sugestão. Vários são lançamento, e outros são belos clássicos. O melhor é misturar.


Cidade dos ossos- Cassandra Clare
Percy Jackson e o ladrão de raios - Rick Riordan
Hush, Hush - Becca Fitzpatrick
Crepúsculo (saga) - Stephanie meyer
(saga) Harry Potter - J.K. Rowling
A última música - Nicholas Spark
Ninguém como você - Lauren Strasnick
Strange angels - Lili St. Crow
Como Falar Dragonês - Cowell, Cressida
Ela Disse, Ele Disse - Rebouças, Thalita
Como Treinar o seu Dragão - Cowell, Cressida
Valentões, Fofoqueiros e Falsos Amigos- Torne-se À Prova de Bullying- Alexander, J.
Garoto encontra garota- Meg Cabot

A marca de uma lágrima - Pedro Bandeira
Antes que o mundo acabe - Marcelo Carneiro da Cunha
Insônia- Marcelo Carneiro da Cunha
A droga da obediência - Pedro Bandeira
Sete ossos e uma maldição- Rosa Amanda Straus
Sozinha no mundo - Marcos Rey
O mistério do cinco estrelas- Marcos Rey
Um cadáver ouve rádio - Marcos Rey
Duda - Marcelo Carneiro da Cunha
Duda 2, a missão - Marcelo Carneiro da Cunha
A bolsa amarela - Lygia Bojunga
Amigos secretos- Ana Maria Machado
Uma garota bonita - Luiz Antônio Aguiar
O mundo é dos canários - Luiz Antônio Aguiar
E agora, mãe? Isabel Vieira
O gênio do crime - João Carlos Marinho

Em outro momento, postarei mais sugestões.
Contos de Fadas de Perrault, Grimm, Andersen e Outros - Machado, Ana Maria /JORGE ZAHAR

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Loading...

professores apaixonados

Professores e professoras apaixonadas acordam cedo e dormem tarde, movidos pela idéia fixa de que podem mover o mundo.
Apaixonados, esquecem a hora do almoço e do jantar: estão preocupados com as múltiplas fomes que, de múltiplas formas, debilitam as inteligências.
As professoras apaixonadas descobriram que há homens no magistério igualmente apaixonados pela arte de ensinar, que é a arte de dar contexto a todos os textos.
Não há pretextos que justifiquem, para os professores apaixonados, um grau a menos de paixão, e não vai nisso nem um pouco de romantismo barato.
Apaixonar-se sai caro! Os professores apaixonados, com ou sem carro, buzinam o silêncio comodista, dão carona para os alunos que moram mais longe do conhecimento, saem cantando o pneu da alegria.
Se estão apaixonados, e estão, fazem da sala de aula um espaço de cânticos, de ênfases, de sínteses que demonstram, pela via do contraste, o absurdo que é viver sem paixão, ensinar sem paixão.
Dá pena, dá compaixão ver o professor desapaixonado, sonhando acordado com a aposentadoria, contando nos dedos os dias que faltam para as suas férias, catando no calendário os próximos feriados.
Os professores apaixonados muito bem sabem das dificuldades, do desrespeito, das injustiças, até mesmo dos horrores que há na profissão. Mas o professor apaixonado não deixa de professar, e seu protesto é continuar amando apaixonadamente.
Continuar amando é não perder a fé, palavra pequena que não se dilui no café ralo, não foge pelo ralo, não se apaga como um traço de giz no quadro.
Ter fé impede que o medo esmague o amor, que as alienações antigas e novas substituam a lúcida esperança.
Dar aula não é contar piada, mas quem dá aula sem humor não está com nada, ensinar é uma forma de oração.
Não essa oração chacoalhar de palavras sem sentido, com voz melosa ou ríspida. Mera oração subordinada, e mais nada.
Os professores apaixonados querem tudo. Querem multiplicar o tempo, somar esforços, dividir os problemas para solucioná-los. Querem analisar a química da realidade. Querem traçar o mapa de inusitados tesouros.
Os olhos dos professores apaixonados brilham quando, no meio de uma explicação, percebem o sorriso do aluno que entendeu algo que ele mesmo, professor, não esperava explicar.
A paixão é inexplicável, bem sei. Mas é também indisfarçável.
* Gabriel Perissé é Mestre em Literatura Brasileira pela FFLCH-USP e doutor em Filosofia da Educação e doutorando em Pedagogia pela USP; é autor dos livros "Ler, pensar e escrever" (Ed. Arte e Ciência); "O leitor criativo" (Omega Editora); "Palavra e origens" (Editora Mandruvá); "O professor do futuro (Thex Editora). É Fundador da ONG Projeto Literário Mosaico ; É editor da Revista Internacional Videtur -Letras (www.hottopos.com/vdletras3/index.htm); é professor universitário, coordenador-geral da ong literária Projeto Literário Mosaico: www.escoladeescritores.org.br)