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quarta-feira, 20 de julho de 2011

atividades com gabarito: função sintática do pronome relativo

A palavra ”Que” é pronome relativo nas frases que se sequem. Dê a sua função sintática:

26) Esta é a casa em que nasci.
Que é ______________________________

27) A informação de que mais gostei foi aquela:
Que é ______________________________

28) Há sempre solidão em torno dos que caem:
Que é ______________________________

29) Tudo o que vem do acaso carece de firmeza:
Que é ______________________________

30) Ninguém pode ter tudo aquilo que deseja:
Que é ______________________________

31) Eu fui o que tu és, tu serás o que eu sou:
Que é ________________________________

32) “É teu amigo aquele que na ocasião do perigo te ajuda”:
Que é ______________________________

33) A demora excita sempre os que amam:
Que é ______________________________

34) O conto a que fases referências não é tão importante assim:
Que é ______________________________

35) Ela me fez uma pergunta a que- não poderia responder:
Que é ______________________________

36) O animal de que mais tenho medo é o urso:
Que é ______________________________

37) De que conversaremos hoje?
Que é ______________________________

Gabarito:
26. adj. Adv. de lugar
27. obj. indireto
28. sujeito
29. sujeito
30. obj. direto
31. predicativo/ predicativo
32. sujeito
33. sujeito
34. complemento nominal
35. obj. indireto
36. complemento nominal
37. adj. Adv. de assunto
____________________________________________________
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2 comentários:

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professores apaixonados

Professores e professoras apaixonadas acordam cedo e dormem tarde, movidos pela idéia fixa de que podem mover o mundo.
Apaixonados, esquecem a hora do almoço e do jantar: estão preocupados com as múltiplas fomes que, de múltiplas formas, debilitam as inteligências.
As professoras apaixonadas descobriram que há homens no magistério igualmente apaixonados pela arte de ensinar, que é a arte de dar contexto a todos os textos.
Não há pretextos que justifiquem, para os professores apaixonados, um grau a menos de paixão, e não vai nisso nem um pouco de romantismo barato.
Apaixonar-se sai caro! Os professores apaixonados, com ou sem carro, buzinam o silêncio comodista, dão carona para os alunos que moram mais longe do conhecimento, saem cantando o pneu da alegria.
Se estão apaixonados, e estão, fazem da sala de aula um espaço de cânticos, de ênfases, de sínteses que demonstram, pela via do contraste, o absurdo que é viver sem paixão, ensinar sem paixão.
Dá pena, dá compaixão ver o professor desapaixonado, sonhando acordado com a aposentadoria, contando nos dedos os dias que faltam para as suas férias, catando no calendário os próximos feriados.
Os professores apaixonados muito bem sabem das dificuldades, do desrespeito, das injustiças, até mesmo dos horrores que há na profissão. Mas o professor apaixonado não deixa de professar, e seu protesto é continuar amando apaixonadamente.
Continuar amando é não perder a fé, palavra pequena que não se dilui no café ralo, não foge pelo ralo, não se apaga como um traço de giz no quadro.
Ter fé impede que o medo esmague o amor, que as alienações antigas e novas substituam a lúcida esperança.
Dar aula não é contar piada, mas quem dá aula sem humor não está com nada, ensinar é uma forma de oração.
Não essa oração chacoalhar de palavras sem sentido, com voz melosa ou ríspida. Mera oração subordinada, e mais nada.
Os professores apaixonados querem tudo. Querem multiplicar o tempo, somar esforços, dividir os problemas para solucioná-los. Querem analisar a química da realidade. Querem traçar o mapa de inusitados tesouros.
Os olhos dos professores apaixonados brilham quando, no meio de uma explicação, percebem o sorriso do aluno que entendeu algo que ele mesmo, professor, não esperava explicar.
A paixão é inexplicável, bem sei. Mas é também indisfarçável.
* Gabriel Perissé é Mestre em Literatura Brasileira pela FFLCH-USP e doutor em Filosofia da Educação e doutorando em Pedagogia pela USP; é autor dos livros "Ler, pensar e escrever" (Ed. Arte e Ciência); "O leitor criativo" (Omega Editora); "Palavra e origens" (Editora Mandruvá); "O professor do futuro (Thex Editora). É Fundador da ONG Projeto Literário Mosaico ; É editor da Revista Internacional Videtur -Letras (www.hottopos.com/vdletras3/index.htm); é professor universitário, coordenador-geral da ong literária Projeto Literário Mosaico: www.escoladeescritores.org.br)