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segunda-feira, 15 de agosto de 2011

poema e exercícios

Procura da poesia”.Leia atentamente o poema abaixo para responder às perguntas dadas:

(...)
"Penetra surdamente no reino das palavras
Lá estão os poemas que esperam ser escritos."
(...)
"Chega mais perto e contempla as palavras.
Cada uma
tem mil faces secretas sob a face neutra
e te pergunta, sem interesse pela resposta,
pobre ou terrível, que lhe deres :
Trouxeste a chave ?"
("Procura da Poesia")


1) Os trechos do poema acima indicam:
a) Uma poética simbolista.
b) Um poema metrificado.
c) Fragmento de um soneto.
d) Um poema em prosa.
e) Uma composição de versos livres.

2) Pelos trechos apresentados, pode-se afirmar que é condição básica da atividade poética:
a) Decifrar o sentido latente das palavras.
b) Purificar as palavras para se obter uma expressão perfeita.
c) Conter na fragilidade das palavras a tempestuosidade da vida.
d) Descrever o lado obscuro das palavras ambíguas.
e) Fazer uma poesia baseada no ritmo e na musicalidade.

3) Os trechos do poema acima representam:
a) Um conselho ao jovem poeta para que observe as regras da gramática.
b) Um convite para explorar os valores virtuais e imanentes das palavras.
c) Um apelo para que as pessoas somente façam poesia quando de posse da chave de ouro.
d) A valorização do dicionário para o conhecimento das palavras.
e) Uma colocação cética quanto à inacessibilidade da poesia.

4) As características dos fragmentos acima apresentados, permitem classificar o poeta como :
a) Parnasiano.
b) Intimista e filosófico.
c) Modernista.
d) Regionalista.
e) Simbolista.

Gabarito dos exercícios
1- E, 2- A, 3- B, 4- C

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professores apaixonados

Professores e professoras apaixonadas acordam cedo e dormem tarde, movidos pela idéia fixa de que podem mover o mundo.
Apaixonados, esquecem a hora do almoço e do jantar: estão preocupados com as múltiplas fomes que, de múltiplas formas, debilitam as inteligências.
As professoras apaixonadas descobriram que há homens no magistério igualmente apaixonados pela arte de ensinar, que é a arte de dar contexto a todos os textos.
Não há pretextos que justifiquem, para os professores apaixonados, um grau a menos de paixão, e não vai nisso nem um pouco de romantismo barato.
Apaixonar-se sai caro! Os professores apaixonados, com ou sem carro, buzinam o silêncio comodista, dão carona para os alunos que moram mais longe do conhecimento, saem cantando o pneu da alegria.
Se estão apaixonados, e estão, fazem da sala de aula um espaço de cânticos, de ênfases, de sínteses que demonstram, pela via do contraste, o absurdo que é viver sem paixão, ensinar sem paixão.
Dá pena, dá compaixão ver o professor desapaixonado, sonhando acordado com a aposentadoria, contando nos dedos os dias que faltam para as suas férias, catando no calendário os próximos feriados.
Os professores apaixonados muito bem sabem das dificuldades, do desrespeito, das injustiças, até mesmo dos horrores que há na profissão. Mas o professor apaixonado não deixa de professar, e seu protesto é continuar amando apaixonadamente.
Continuar amando é não perder a fé, palavra pequena que não se dilui no café ralo, não foge pelo ralo, não se apaga como um traço de giz no quadro.
Ter fé impede que o medo esmague o amor, que as alienações antigas e novas substituam a lúcida esperança.
Dar aula não é contar piada, mas quem dá aula sem humor não está com nada, ensinar é uma forma de oração.
Não essa oração chacoalhar de palavras sem sentido, com voz melosa ou ríspida. Mera oração subordinada, e mais nada.
Os professores apaixonados querem tudo. Querem multiplicar o tempo, somar esforços, dividir os problemas para solucioná-los. Querem analisar a química da realidade. Querem traçar o mapa de inusitados tesouros.
Os olhos dos professores apaixonados brilham quando, no meio de uma explicação, percebem o sorriso do aluno que entendeu algo que ele mesmo, professor, não esperava explicar.
A paixão é inexplicável, bem sei. Mas é também indisfarçável.
* Gabriel Perissé é Mestre em Literatura Brasileira pela FFLCH-USP e doutor em Filosofia da Educação e doutorando em Pedagogia pela USP; é autor dos livros "Ler, pensar e escrever" (Ed. Arte e Ciência); "O leitor criativo" (Omega Editora); "Palavra e origens" (Editora Mandruvá); "O professor do futuro (Thex Editora). É Fundador da ONG Projeto Literário Mosaico ; É editor da Revista Internacional Videtur -Letras (www.hottopos.com/vdletras3/index.htm); é professor universitário, coordenador-geral da ong literária Projeto Literário Mosaico: www.escoladeescritores.org.br)