Seguidores: é só clicar em seguir! Não precisa ter blog, só qualquer end. do Google.

domingo, 6 de maio de 2012

Seminários, congressos, Fóruns, Colóquios e afins na área de Educação - 2012

Maio

 I Colóquio Internacional Ensino Desenvolvimental: vida, pensamento e obra dos principais representantes russos
2 a 4 de maio UFU- MG
  http://www.gepedi.faced.ufu.br/

 I Colóquio Cearense de Estudos Bakhtinianos
8 a 10 de maio Fortaleza-CE
http://www.uece.br/eventos/coceb/

 Congresso Internacional “A 2ª série de A Águia: para além de Fernando Pessoa” 7 a 11 de maio USP http://www.anpoll.org.br/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=636:congresso-internacional-a-2o-serie-de-a-aguia-para-alem-de-fernando-pessoa-de-7-a-11-de-maio-de-2012-usp-brasil&catid=71:nacionais-e-internacionais-2012&Itemid=197

 III CONGRESSO INTERNACIONAL DE LEITURA E LITERATURA INFANTIL E JUVENIL II FÓRUM LATINO-AMERICANO DE PESQUISADORES DE LEITURA 09, 10 e 11 de maio PUCRS – Porto Alegre I Seminário Internacional de Estudos da Linguagem 14 a 16 de maio Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel.

  1º ENanciELL - Encontro Nacional de Ensino de Língua e Literatura 16 a 19 de maio
 Universidade Federal do Pará, campus universitário de Marabá

Gestão de Sistemas, Redes de Ensino e de Escolas: Desafios para o campo da pesquisa e para os Profissionais da Educação 17 a 19 de maio

 UNICAMP h II SIELP – Simpósio Internacional de Ensino de Língua Portuguesa 30 de maio a 1º de junho UFU – Universidade Federal de Uberlândia


  Junho 

 XI Painel – Reflexões sobre o insólito na narrativa ficcional
 IV Encontro Nacional - O Insólito como Questão na Narrativa Ficcional I Congresso Internacional - Vertentes do Insólito Ficcional 4 a 6 de junho Instituto de Letras da UERJ

  2º CIELLI – Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários 5º CELLI – Colóquio de Estudos Linguísticos e Literários 13, 14 e 15 de junho

 UEM – Universidade Estadual de Maringá Encontro Internacional sobre novos Letramentos
14 e 15 de junho

 FALE-UFMG DÉCIMA CONFERÊNCIA INTERNACIONAL SOBRE NOVAS TENDÊNCIAS EM HUMANIDADES 14 a 17 junho Mont-Royal Centre, Montreal, Canadá
http://lashumanidades.com/conference-2012/

   XXVII ENANPOLL – Encontro da Associação Nacional Pós-graduação e Pesquisa em Letras e Linguística 19 a 22 de junho UFF – Niterói

ALL FOR PAPERS - 7th International Gender and Language Association Conference (IGALA 7) 20 a 22 de junho São Leopoldo, Brazil VII Congreso Internacional de Filosofía de la Educación 27 a 29 de junho Madrid


Julho

 XXVII Encontro Nacional da Anpoll- ENANPOLL
10 a 13 de julho Rio de Janeiro-RJ

18º Congresso de Leitura do Brasil (COLE) 16 a 20 de julho UNICAMP – Campinas, SP

64ª Reunião Anual da SBPC 22 a 27 de julho UFMA – São Luís – MA

XVI ENDIPE – Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino 23 a 26 de julho Campinas – SP IX

ANPED SUL – Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul 29 de julho a 01 de agosto Universidade de Caxias do Sul

Agosto 

 VII Encontro da Associação Brasileira de Estudos Crioulos e Similares (ABECS) e XIII Encontro da Associação dos Crioulos de Base Lexical Portuguesa e Espanhola (ACBLPE) 1 a 3 de agosto Universidade de São Paulo

IV Congresso Internacional Cotidiano Diálogos sobre Diálogos 6 a 9 de agosto Faculdade de Educação – UFF (Niterói – RJ)

VIII SELISIGNO Seminário de Estudos sobre Linguagem e Significação 22 a 24 de agosto

setembro

UEL Setembro X Colóquio sobre Questões Curriculares / VI Colóquio Luso Brasileiro de Currículo 4, 5 e 6 de setembro Faculdade de Educação da UFMG

II Congresso Internacional de Dialetologia e Sociolinguística (II CIDS) 24 a 27 de setembro Universidade Federal do Pará


Outubro

 I Colóquio Nacional: Diálogos entre Linguagem e Educação e VII Encontro de Estudos e Pesquisas em Língua e Literatura 3 a 5 de outubro Blumenau-SC

COLÓQUIO INTERNACIONAL ERIMIT (E.A. 4327) em homenagem ao centenário de nascimento de Jorge Amado (1912-2012) - O Brasil de Jorge Amado: perspectivas interculturais 11 a 13 de outubro Fundação Casa de Jorge Amado – Bahia

  III GELIC – Grupo de Estudos de Língua em Contato 15, 16 e 17 de outubro Faculdade de Letras –

UFJF IV Congresso Brasileiro de Formação de Professores: O Plano Nacional de Educação
 2011-2020 e a Formação de Professores 15, 16 e 17 de outubro Faculdade Cenecista de Campo Largo –FACECLA

35ª Reunião Anual da ANPED 21 a 24 de outubro Centro de Convenções do Hotel Armação, Porto de Galinhas – PE

  X CELSUL – Círculo de Estudos Linguísticos do Sul do Brasil 24 a 26 de outubro Universidade Estadual do Oeste do Paraná – campus de Cascavel

VII Seminário de Língua Estrangeiras- A Formação e a Prática de Professores de Línguas Estrangeiras 24 a 26 de outubro - Faculdade de Letras-UFG


 Novembro

IV CLAFPL – Congresso Latino-Americano de Formação de Professores de Línguas 05 a 07 de novembro UnB – Universidade de Brasília

4° Colóquio de Semiótica Internacional (COLSEMI) 7 a 9 de novembro

UERJ III Congresso Ibero-Americano de Política e Administração da Educação 14 a 17 de novembro Zaragoza – Espanha http://www.anpae.org.br/website/

 I CONGRESO INTERNACIONAL SOBRE LO FANTÁSTICO EN NARRATIVA, TEATRO, CINE, TELEVISIÓN, CÓMIC Y VIDEOJUEGOS 19, 20 y 21 de noviembre Universitat Autònoma de Barcelona www.lofantastico.com visionesdelofantastico.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Loading...

professores apaixonados

Professores e professoras apaixonadas acordam cedo e dormem tarde, movidos pela idéia fixa de que podem mover o mundo.
Apaixonados, esquecem a hora do almoço e do jantar: estão preocupados com as múltiplas fomes que, de múltiplas formas, debilitam as inteligências.
As professoras apaixonadas descobriram que há homens no magistério igualmente apaixonados pela arte de ensinar, que é a arte de dar contexto a todos os textos.
Não há pretextos que justifiquem, para os professores apaixonados, um grau a menos de paixão, e não vai nisso nem um pouco de romantismo barato.
Apaixonar-se sai caro! Os professores apaixonados, com ou sem carro, buzinam o silêncio comodista, dão carona para os alunos que moram mais longe do conhecimento, saem cantando o pneu da alegria.
Se estão apaixonados, e estão, fazem da sala de aula um espaço de cânticos, de ênfases, de sínteses que demonstram, pela via do contraste, o absurdo que é viver sem paixão, ensinar sem paixão.
Dá pena, dá compaixão ver o professor desapaixonado, sonhando acordado com a aposentadoria, contando nos dedos os dias que faltam para as suas férias, catando no calendário os próximos feriados.
Os professores apaixonados muito bem sabem das dificuldades, do desrespeito, das injustiças, até mesmo dos horrores que há na profissão. Mas o professor apaixonado não deixa de professar, e seu protesto é continuar amando apaixonadamente.
Continuar amando é não perder a fé, palavra pequena que não se dilui no café ralo, não foge pelo ralo, não se apaga como um traço de giz no quadro.
Ter fé impede que o medo esmague o amor, que as alienações antigas e novas substituam a lúcida esperança.
Dar aula não é contar piada, mas quem dá aula sem humor não está com nada, ensinar é uma forma de oração.
Não essa oração chacoalhar de palavras sem sentido, com voz melosa ou ríspida. Mera oração subordinada, e mais nada.
Os professores apaixonados querem tudo. Querem multiplicar o tempo, somar esforços, dividir os problemas para solucioná-los. Querem analisar a química da realidade. Querem traçar o mapa de inusitados tesouros.
Os olhos dos professores apaixonados brilham quando, no meio de uma explicação, percebem o sorriso do aluno que entendeu algo que ele mesmo, professor, não esperava explicar.
A paixão é inexplicável, bem sei. Mas é também indisfarçável.
* Gabriel Perissé é Mestre em Literatura Brasileira pela FFLCH-USP e doutor em Filosofia da Educação e doutorando em Pedagogia pela USP; é autor dos livros "Ler, pensar e escrever" (Ed. Arte e Ciência); "O leitor criativo" (Omega Editora); "Palavra e origens" (Editora Mandruvá); "O professor do futuro (Thex Editora). É Fundador da ONG Projeto Literário Mosaico ; É editor da Revista Internacional Videtur -Letras (www.hottopos.com/vdletras3/index.htm); é professor universitário, coordenador-geral da ong literária Projeto Literário Mosaico: www.escoladeescritores.org.br)