Maio
I Colóquio Internacional Ensino Desenvolvimental: vida, pensamento e obra dos principais representantes russos
2 a 4 de maio UFU- MG
http://www.gepedi.faced.ufu.br/
I Colóquio Cearense de Estudos Bakhtinianos
8 a 10 de maio Fortaleza-CE
http://www.uece.br/eventos/coceb/
Congresso Internacional “A 2ª série de A Águia: para além de Fernando Pessoa”
7 a 11 de maio USP
http://www.anpoll.org.br/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=636:congresso-internacional-a-2o-serie-de-a-aguia-para-alem-de-fernando-pessoa-de-7-a-11-de-maio-de-2012-usp-brasil&catid=71:nacionais-e-internacionais-2012&Itemid=197
III CONGRESSO INTERNACIONAL DE LEITURA E LITERATURA INFANTIL E JUVENIL
II FÓRUM LATINO-AMERICANO DE PESQUISADORES DE LEITURA
09, 10 e 11 de maio
PUCRS – Porto Alegre
I Seminário Internacional de Estudos da Linguagem
14 a 16 de maio
Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel.
1º ENanciELL - Encontro Nacional de Ensino de Língua e Literatura
16 a 19 de maio
Universidade Federal do Pará, campus universitário de Marabá
Gestão de Sistemas, Redes de Ensino e de Escolas: Desafios para o campo da pesquisa e para os Profissionais da Educação
17 a 19 de maio
UNICAMP
h
II SIELP – Simpósio Internacional de Ensino de Língua Portuguesa
30 de maio a 1º de junho
UFU – Universidade Federal de Uberlândia
Junho
XI Painel – Reflexões sobre o insólito na narrativa ficcional
IV Encontro Nacional - O Insólito como Questão na Narrativa Ficcional
I Congresso Internacional - Vertentes do Insólito Ficcional
4 a 6 de junho
Instituto de Letras da UERJ
2º CIELLI – Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários
5º CELLI – Colóquio de Estudos Linguísticos e Literários
13, 14 e 15 de junho
UEM – Universidade Estadual de Maringá
Encontro Internacional sobre novos Letramentos
14 e 15 de junho
FALE-UFMG
DÉCIMA CONFERÊNCIA INTERNACIONAL SOBRE NOVAS TENDÊNCIAS EM HUMANIDADES
14 a 17 junho
Mont-Royal Centre, Montreal, Canadá
http://lashumanidades.com/conference-2012/
XXVII ENANPOLL – Encontro da Associação Nacional Pós-graduação e Pesquisa em Letras e Linguística
19 a 22 de junho
UFF – Niterói
ALL FOR PAPERS - 7th International Gender and Language Association Conference (IGALA 7)
20 a 22 de junho
São Leopoldo, Brazil
VII Congreso Internacional de Filosofía de la Educación
27 a 29 de junho
Madrid
Julho
XXVII Encontro Nacional da Anpoll- ENANPOLL
10 a 13 de julho
Rio de Janeiro-RJ
18º Congresso de Leitura do Brasil (COLE)
16 a 20 de julho
UNICAMP – Campinas, SP
64ª Reunião Anual da SBPC
22 a 27 de julho
UFMA – São Luís – MA
XVI ENDIPE – Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino
23 a 26 de julho
Campinas – SP
IX
ANPED SUL – Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul
29 de julho a 01 de agosto
Universidade de Caxias do Sul
Agosto
VII Encontro da Associação Brasileira de Estudos Crioulos e Similares (ABECS) e XIII Encontro da Associação dos Crioulos de Base Lexical Portuguesa e Espanhola (ACBLPE)
1 a 3 de agosto
Universidade de São Paulo
IV Congresso Internacional Cotidiano Diálogos sobre Diálogos
6 a 9 de agosto
Faculdade de Educação – UFF (Niterói – RJ)
VIII SELISIGNO Seminário de Estudos sobre Linguagem e Significação
22 a 24 de agosto
setembro
UEL
Setembro
X Colóquio sobre Questões Curriculares / VI Colóquio Luso Brasileiro de Currículo
4, 5 e 6 de setembro
Faculdade de Educação da UFMG
II Congresso Internacional de Dialetologia e SociolinguÃstica (II CIDS)
24 a 27 de setembro
Universidade Federal do Pará
Outubro
I Colóquio Nacional: Diálogos entre Linguagem e Educação e
VII Encontro de Estudos e Pesquisas em Língua e Literatura
3 a 5 de outubro
Blumenau-SC
COLÓQUIO INTERNACIONAL ERIMIT (E.A. 4327) em homenagem ao centenário de nascimento de Jorge Amado (1912-2012) - O Brasil de Jorge Amado: perspectivas interculturais
11 a 13 de outubro
Fundação Casa de Jorge Amado – Bahia
III GELIC – Grupo de Estudos de Língua em Contato
15, 16 e 17 de outubro
Faculdade de Letras –
UFJF
IV Congresso Brasileiro de Formação de Professores: O Plano Nacional de Educação
2011-2020 e a Formação de Professores
15, 16 e 17 de outubro
Faculdade Cenecista de Campo Largo –FACECLA
35ª Reunião Anual da ANPED
21 a 24 de outubro
Centro de Convenções do Hotel Armação, Porto de Galinhas – PE
X CELSUL – Círculo de Estudos Linguísticos do Sul do Brasil
24 a 26 de outubro
Universidade Estadual do Oeste do Paraná – campus de Cascavel
VII Seminário de Língua Estrangeiras- A Formação e a Prática de Professores de Línguas Estrangeiras
24 a 26 de outubro - Faculdade de Letras-UFG
Novembro
IV CLAFPL – Congresso Latino-Americano de Formação de Professores de Línguas
05 a 07 de novembro
UnB – Universidade de Brasília
4° Colóquio de Semiótica Internacional (COLSEMI)
7 a 9 de novembro
UERJ
III Congresso Ibero-Americano de Política e Administração da Educação
14 a 17 de novembro
Zaragoza – Espanha
http://www.anpae.org.br/website/
I CONGRESO INTERNACIONAL SOBRE LO FANTÁSTICO EN NARRATIVA, TEATRO, CINE, TELEVISIÓN, CÓMIC Y VIDEOJUEGOS
19, 20 y 21 de noviembre
Universitat Autònoma de Barcelona
www.lofantastico.com
visionesdelofantastico.blogspot.com
De tudo um pouco: resenhas; atividades escolares para o Ensino Fundamental I e II, Educação Infantil, Alfabetização; Jogos; Dicas; Atividades, Planos e projetos de aula, Textos teóricos; Artesanato; Redação; Enem; Vestibular; Revistas; Artigos; Moldes; Reciclagem...
Seguidores: é só clicar em seguir! Não precisa ter blog, só qualquer end. do Google.
domingo, 6 de maio de 2012
Seminários, congressos, Fóruns, Colóquios e afins na área de Educação - 2012
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Formulário de contato
professores apaixonados
Professores e professoras apaixonadas acordam cedo e dormem tarde, movidos pela idéia fixa de que podem mover o mundo.
Apaixonados, esquecem a hora do almoço e do jantar: estão preocupados com as múltiplas fomes que, de múltiplas formas, debilitam as inteligências.
As professoras apaixonadas descobriram que há homens no magistério igualmente apaixonados pela arte de ensinar, que é a arte de dar contexto a todos os textos.
Não há pretextos que justifiquem, para os professores apaixonados, um grau a menos de paixão, e não vai nisso nem um pouco de romantismo barato.
Apaixonar-se sai caro! Os professores apaixonados, com ou sem carro, buzinam o silêncio comodista, dão carona para os alunos que moram mais longe do conhecimento, saem cantando o pneu da alegria.
Se estão apaixonados, e estão, fazem da sala de aula um espaço de cânticos, de ênfases, de sínteses que demonstram, pela via do contraste, o absurdo que é viver sem paixão, ensinar sem paixão.
Dá pena, dá compaixão ver o professor desapaixonado, sonhando acordado com a aposentadoria, contando nos dedos os dias que faltam para as suas férias, catando no calendário os próximos feriados.
Os professores apaixonados muito bem sabem das dificuldades, do desrespeito, das injustiças, até mesmo dos horrores que há na profissão. Mas o professor apaixonado não deixa de professar, e seu protesto é continuar amando apaixonadamente.
Continuar amando é não perder a fé, palavra pequena que não se dilui no café ralo, não foge pelo ralo, não se apaga como um traço de giz no quadro.
Ter fé impede que o medo esmague o amor, que as alienações antigas e novas substituam a lúcida esperança.
Dar aula não é contar piada, mas quem dá aula sem humor não está com nada, ensinar é uma forma de oração.
Não essa oração chacoalhar de palavras sem sentido, com voz melosa ou ríspida. Mera oração subordinada, e mais nada.
Os professores apaixonados querem tudo. Querem multiplicar o tempo, somar esforços, dividir os problemas para solucioná-los. Querem analisar a química da realidade. Querem traçar o mapa de inusitados tesouros.
Os olhos dos professores apaixonados brilham quando, no meio de uma explicação, percebem o sorriso do aluno que entendeu algo que ele mesmo, professor, não esperava explicar.
A paixão é inexplicável, bem sei. Mas é também indisfarçável.
* Gabriel Perissé é Mestre em Literatura Brasileira pela FFLCH-USP e doutor em Filosofia da Educação e doutorando em Pedagogia pela USP; é autor dos livros "Ler, pensar e escrever" (Ed. Arte e Ciência); "O leitor criativo" (Omega Editora); "Palavra e origens" (Editora Mandruvá); "O professor do futuro (Thex Editora). É Fundador da ONG Projeto Literário Mosaico ; É editor da Revista Internacional Videtur -Letras (www.hottopos.com/vdletras3/index.htm); é professor universitário, coordenador-geral da ong literária Projeto Literário Mosaico: www.escoladeescritores.org.br)
Apaixonados, esquecem a hora do almoço e do jantar: estão preocupados com as múltiplas fomes que, de múltiplas formas, debilitam as inteligências.
As professoras apaixonadas descobriram que há homens no magistério igualmente apaixonados pela arte de ensinar, que é a arte de dar contexto a todos os textos.
Não há pretextos que justifiquem, para os professores apaixonados, um grau a menos de paixão, e não vai nisso nem um pouco de romantismo barato.
Apaixonar-se sai caro! Os professores apaixonados, com ou sem carro, buzinam o silêncio comodista, dão carona para os alunos que moram mais longe do conhecimento, saem cantando o pneu da alegria.
Se estão apaixonados, e estão, fazem da sala de aula um espaço de cânticos, de ênfases, de sínteses que demonstram, pela via do contraste, o absurdo que é viver sem paixão, ensinar sem paixão.
Dá pena, dá compaixão ver o professor desapaixonado, sonhando acordado com a aposentadoria, contando nos dedos os dias que faltam para as suas férias, catando no calendário os próximos feriados.
Os professores apaixonados muito bem sabem das dificuldades, do desrespeito, das injustiças, até mesmo dos horrores que há na profissão. Mas o professor apaixonado não deixa de professar, e seu protesto é continuar amando apaixonadamente.
Continuar amando é não perder a fé, palavra pequena que não se dilui no café ralo, não foge pelo ralo, não se apaga como um traço de giz no quadro.
Ter fé impede que o medo esmague o amor, que as alienações antigas e novas substituam a lúcida esperança.
Dar aula não é contar piada, mas quem dá aula sem humor não está com nada, ensinar é uma forma de oração.
Não essa oração chacoalhar de palavras sem sentido, com voz melosa ou ríspida. Mera oração subordinada, e mais nada.
Os professores apaixonados querem tudo. Querem multiplicar o tempo, somar esforços, dividir os problemas para solucioná-los. Querem analisar a química da realidade. Querem traçar o mapa de inusitados tesouros.
Os olhos dos professores apaixonados brilham quando, no meio de uma explicação, percebem o sorriso do aluno que entendeu algo que ele mesmo, professor, não esperava explicar.
A paixão é inexplicável, bem sei. Mas é também indisfarçável.
* Gabriel Perissé é Mestre em Literatura Brasileira pela FFLCH-USP e doutor em Filosofia da Educação e doutorando em Pedagogia pela USP; é autor dos livros "Ler, pensar e escrever" (Ed. Arte e Ciência); "O leitor criativo" (Omega Editora); "Palavra e origens" (Editora Mandruvá); "O professor do futuro (Thex Editora). É Fundador da ONG Projeto Literário Mosaico ; É editor da Revista Internacional Videtur -Letras (www.hottopos.com/vdletras3/index.htm); é professor universitário, coordenador-geral da ong literária Projeto Literário Mosaico: www.escoladeescritores.org.br)
Nenhum comentário:
Postar um comentário