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segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Jorge Larrosa abrirá I Seminário Internacional Linguagem, Interação e Aprendizagem no UniRitter

VII Seminário Linguagem, Discurso e Ensino integra a programação que ocorre de 14 a 16 de setembro.

Jorge Larrosa, doutor em Filosofia da Educação e professor da Universidade de Barcelona, fará a conferência de abertura do VII Seminário Linguagem, Discurso e Ensino e o I Seminário Internacional Linguagem, Interação e Aprendizagem, que ocorrem de 14 a 16 de setembro no campus Porto Alegre do UniRitter. Promovidos pelo Programa de Pós-Graduação - Mestrado em Letras do UniRitter, os encontros buscam reunir professores e pesquisadores de inserção nacional e internacional para fomentar a discussão sobre questões de linguagem, tendo em vista a atualização e o aperfeiçoamento de estudantes, professores e demais profissionais que atuam como mediadores na construção do conhecimento, face à diversidade e à confluência de discursos da contemporaneidade.
A programação dos encontros inclui conferências, mesas-redondas, minicursos e simpósios, todos espaços privilegiados para a discussão e aprofundamento de questões relativas ao campo de pesquisa da linguagem. Serão selecionados, inclusive, trabalhos para compor simpósios, cujas normas serão divulgadas em breve, junto com as formas e valores das inscrições.

Comissão Organizadora
Prof.a Dr. Leny da Silva Gomes
Prof.a Dr. Rejane Pivetta de Oliveira
Prof.a Dr. Beatriz Fontana
Prof.a Dr. Neiva Tebaldi Gomes
Prof.a Dr. Noeli Reck Maggi
Prof.a Dr. Regina da Costa da Silveira
Prof.a Dr. Regina Zilberman
Prof.a Dr. Vera Lúcia Pires

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professores apaixonados

Professores e professoras apaixonadas acordam cedo e dormem tarde, movidos pela idéia fixa de que podem mover o mundo.
Apaixonados, esquecem a hora do almoço e do jantar: estão preocupados com as múltiplas fomes que, de múltiplas formas, debilitam as inteligências.
As professoras apaixonadas descobriram que há homens no magistério igualmente apaixonados pela arte de ensinar, que é a arte de dar contexto a todos os textos.
Não há pretextos que justifiquem, para os professores apaixonados, um grau a menos de paixão, e não vai nisso nem um pouco de romantismo barato.
Apaixonar-se sai caro! Os professores apaixonados, com ou sem carro, buzinam o silêncio comodista, dão carona para os alunos que moram mais longe do conhecimento, saem cantando o pneu da alegria.
Se estão apaixonados, e estão, fazem da sala de aula um espaço de cânticos, de ênfases, de sínteses que demonstram, pela via do contraste, o absurdo que é viver sem paixão, ensinar sem paixão.
Dá pena, dá compaixão ver o professor desapaixonado, sonhando acordado com a aposentadoria, contando nos dedos os dias que faltam para as suas férias, catando no calendário os próximos feriados.
Os professores apaixonados muito bem sabem das dificuldades, do desrespeito, das injustiças, até mesmo dos horrores que há na profissão. Mas o professor apaixonado não deixa de professar, e seu protesto é continuar amando apaixonadamente.
Continuar amando é não perder a fé, palavra pequena que não se dilui no café ralo, não foge pelo ralo, não se apaga como um traço de giz no quadro.
Ter fé impede que o medo esmague o amor, que as alienações antigas e novas substituam a lúcida esperança.
Dar aula não é contar piada, mas quem dá aula sem humor não está com nada, ensinar é uma forma de oração.
Não essa oração chacoalhar de palavras sem sentido, com voz melosa ou ríspida. Mera oração subordinada, e mais nada.
Os professores apaixonados querem tudo. Querem multiplicar o tempo, somar esforços, dividir os problemas para solucioná-los. Querem analisar a química da realidade. Querem traçar o mapa de inusitados tesouros.
Os olhos dos professores apaixonados brilham quando, no meio de uma explicação, percebem o sorriso do aluno que entendeu algo que ele mesmo, professor, não esperava explicar.
A paixão é inexplicável, bem sei. Mas é também indisfarçável.
* Gabriel Perissé é Mestre em Literatura Brasileira pela FFLCH-USP e doutor em Filosofia da Educação e doutorando em Pedagogia pela USP; é autor dos livros "Ler, pensar e escrever" (Ed. Arte e Ciência); "O leitor criativo" (Omega Editora); "Palavra e origens" (Editora Mandruvá); "O professor do futuro (Thex Editora). É Fundador da ONG Projeto Literário Mosaico ; É editor da Revista Internacional Videtur -Letras (www.hottopos.com/vdletras3/index.htm); é professor universitário, coordenador-geral da ong literária Projeto Literário Mosaico: www.escoladeescritores.org.br)