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domingo, 29 de maio de 2011

proposta de redação para o enem 2011

Segurança nas escolas
Tema Atual - Maio de 2011

No dia 07 de abril deste ano, o jovem Wellington Menezes de Oliveira, de 23 anos, entrou em uma escola municipal no bairro de Realengo, no Rio de Janeiro, e abriu fogo contra os estudantes, matando 12 deles. O caso chocou o país e serviu como gancho para discutir a segurança nas escolas.

Wellington Menezes teve livre acesso ao colégio, do qual tinha sido aluno, portando armas e munições em uma sacola. Ninguém da escola questionou sua presença e ele só não matou mais crianças porque um policial, que estava perto do local exercendo atividade referente ao trânsito, foi avisado por uma aluna.

Qual seria a solução para o problema da segurança? Policial na porta das escolas? Câmeras e detectores de metais? Mas e a questão da privacidade e o fluxo de estudantes na entrada das escolas? O assunto é polêmico e todos os aspectos devem ser discutidos antes de se chegar a alguma decisão.

A proposta é criar um texto de 20 a 30 linhas com o tema no qual exponha suas ideias e opiniões sobre: “O que fazer para melhorar a segurança nas escolas?". A redação pode ser em forma de artigo de opinião ou carta argumentativa. Para a elaboração dos textos, utilize a coletânea indicada abaixo e os seus conhecimentos prévios sobre o assunto.

Proposta 1 – Artigo de Opinião:
Quem optar pela primeira proposta deve escrever um texto argumentativo no qual esteja expresso o seu ponto de vista sobre o tema. Indique e justifique quais os meios mais eficientes que podem levar a diminuição dos casos de violência.
Clique aqui para saber mais sobre este gênero argumentativo!

Proposta 2 – Carta Argumentativa:
Aquele que escolher esta indicação deve escrever uma carta ao diretor da Escola Municipal Vestibular, na condição de aluno, demonstrando sua opinião sobre a implantação de detector de metal na porta da escola e câmeras nas salas de aula. A carta deve ser assinada como “Aluno”.

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professores apaixonados

Professores e professoras apaixonadas acordam cedo e dormem tarde, movidos pela idéia fixa de que podem mover o mundo.
Apaixonados, esquecem a hora do almoço e do jantar: estão preocupados com as múltiplas fomes que, de múltiplas formas, debilitam as inteligências.
As professoras apaixonadas descobriram que há homens no magistério igualmente apaixonados pela arte de ensinar, que é a arte de dar contexto a todos os textos.
Não há pretextos que justifiquem, para os professores apaixonados, um grau a menos de paixão, e não vai nisso nem um pouco de romantismo barato.
Apaixonar-se sai caro! Os professores apaixonados, com ou sem carro, buzinam o silêncio comodista, dão carona para os alunos que moram mais longe do conhecimento, saem cantando o pneu da alegria.
Se estão apaixonados, e estão, fazem da sala de aula um espaço de cânticos, de ênfases, de sínteses que demonstram, pela via do contraste, o absurdo que é viver sem paixão, ensinar sem paixão.
Dá pena, dá compaixão ver o professor desapaixonado, sonhando acordado com a aposentadoria, contando nos dedos os dias que faltam para as suas férias, catando no calendário os próximos feriados.
Os professores apaixonados muito bem sabem das dificuldades, do desrespeito, das injustiças, até mesmo dos horrores que há na profissão. Mas o professor apaixonado não deixa de professar, e seu protesto é continuar amando apaixonadamente.
Continuar amando é não perder a fé, palavra pequena que não se dilui no café ralo, não foge pelo ralo, não se apaga como um traço de giz no quadro.
Ter fé impede que o medo esmague o amor, que as alienações antigas e novas substituam a lúcida esperança.
Dar aula não é contar piada, mas quem dá aula sem humor não está com nada, ensinar é uma forma de oração.
Não essa oração chacoalhar de palavras sem sentido, com voz melosa ou ríspida. Mera oração subordinada, e mais nada.
Os professores apaixonados querem tudo. Querem multiplicar o tempo, somar esforços, dividir os problemas para solucioná-los. Querem analisar a química da realidade. Querem traçar o mapa de inusitados tesouros.
Os olhos dos professores apaixonados brilham quando, no meio de uma explicação, percebem o sorriso do aluno que entendeu algo que ele mesmo, professor, não esperava explicar.
A paixão é inexplicável, bem sei. Mas é também indisfarçável.
* Gabriel Perissé é Mestre em Literatura Brasileira pela FFLCH-USP e doutor em Filosofia da Educação e doutorando em Pedagogia pela USP; é autor dos livros "Ler, pensar e escrever" (Ed. Arte e Ciência); "O leitor criativo" (Omega Editora); "Palavra e origens" (Editora Mandruvá); "O professor do futuro (Thex Editora). É Fundador da ONG Projeto Literário Mosaico ; É editor da Revista Internacional Videtur -Letras (www.hottopos.com/vdletras3/index.htm); é professor universitário, coordenador-geral da ong literária Projeto Literário Mosaico: www.escoladeescritores.org.br)