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quarta-feira, 1 de junho de 2011

Exercícios de gramática 3: classes de palavras

1) Eu gritei, mas ninguém me ouviu. Comece com: Ninguém me ouviu.........
a) visto que
b) portanto
c) então
d) embora
e) por isso

2) (PUC) - No período:
" Da própria garganta saiu um grito de admiração, que Cirino acompanhou, embora com menos entusiasmo ",
A palavra destacada expressa uma idéia de:
a) explicação.
b) concessão.
c) comparação.
d) modo.
e) conseqüência.

3) (PUC) - No trecho, ".... O homem não fala simplesmente uma língua, não a usa, como mero instrumento de comunicação....", o termo destacado é um:
a) substantivo e significa "simples"
b) advérbio e significa "genuíno"
c) adjetivo e significa "quase"
d) advérbio e significa "estreme"
e) adjetivo e significa "puro"

4) (PUC) - No verso "Tenta chorar e os olhos sente enxutos!", O conectivo oracional indica:
a) junção de idéias, logo é conjunção aditiva
b) distinção de idéias, logo é conjunção alternativa
c) contraste de idéias, logo é conjunção adversativa
d) oposição de idéias, logo é conjunção concessiva
e) seqüência de idéias, logo é conjunção conclusiva

5) "E uma espécie...nova....completamente nova! Mas já tem nome.... Batizei-a logo....Vou-lhe mostrar..."
Sob o ponto de vista morfológico, as palavras destacadas correspondem pela ordem, a:
a) conjunção, preposição, artigo, pronome
b) advérbio, advérbio, pronome, pronome
c) conjunção, interjeição, artigo, advérbio
d) advérbio, advérbio, substantivo, pronome
e) conjunção, advérbio, pronome, pronome

6) Não chegue tarde, pois muita gente virá procurá-lo. Comece com: Muita gente virá procurá-lo,
a) portanto
b) entretanto
c) portanto
d) dado que
e) visto como

7) (FAU - SANTOS) - " O policial recebeu o ladrão a bala. Foi necessário apenas um disparo; o assaltante recebeu a bala na cabeça e morreu na hora."
No texto, os vocábulos destacados são respectivamente:
a) preposição e artigo
b) preposição e preposição
c) artigo e artigo
d) artigo e preposição
e) artigo e pronome indefinido

8) (PUC) - Nos trechos:
" Vejo três meninas caindo rápidas, enfunadas, como se dançassem inda" "...... e a prima-dona com a longa cauda de lantejoulas riscando o céu como um cometa",
As palavras em destaque expressam, respectivamente, idéias de:
a) comparação, objeto.
b) modo, origem.
c) modo, comparação.
d) comparação, instrumento.
e) conseqüência, conseqüência.

9) Em "uma cerca de pedra-seca (I), do tempo dos escravos"
"tudo é mato, crescendo sem regra." (II)
As locuções destacadas são respectivamente:
a) I - adjetiva e adjunto adverbial
II - adverbial e adjunto adnominal
b) I - adverbial e objeto indireto
II - adjetiva e predicativo
c) I - adjetiva e adjunto adnominal
II - adverbial e adjunto adverbial
d) I - adjetiva e complemento nominal
II - adverbial e adjunto adnominal
e) I - adverbial e adjunto adnominal
II - adjetiva e complemento nominal

10) (CESGRANRIO) - Assinale a opção em que a preposição com traduz uma relação de instrumento.
a) "Teria sorte no outros lugares, com gente estranha."
b) "Com o meu avô cada vez mais perto do fim, o Santa Rosa seria um inferno."
c) "Não fumava, e nenhum livro com força de me prender."
d) "Trancava-me no quarto fugindo do aperreio, matando-as com jornais."
e) "Andavam por cima do papel estendido com outras já pregadas no breu."

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professores apaixonados

Professores e professoras apaixonadas acordam cedo e dormem tarde, movidos pela idéia fixa de que podem mover o mundo.
Apaixonados, esquecem a hora do almoço e do jantar: estão preocupados com as múltiplas fomes que, de múltiplas formas, debilitam as inteligências.
As professoras apaixonadas descobriram que há homens no magistério igualmente apaixonados pela arte de ensinar, que é a arte de dar contexto a todos os textos.
Não há pretextos que justifiquem, para os professores apaixonados, um grau a menos de paixão, e não vai nisso nem um pouco de romantismo barato.
Apaixonar-se sai caro! Os professores apaixonados, com ou sem carro, buzinam o silêncio comodista, dão carona para os alunos que moram mais longe do conhecimento, saem cantando o pneu da alegria.
Se estão apaixonados, e estão, fazem da sala de aula um espaço de cânticos, de ênfases, de sínteses que demonstram, pela via do contraste, o absurdo que é viver sem paixão, ensinar sem paixão.
Dá pena, dá compaixão ver o professor desapaixonado, sonhando acordado com a aposentadoria, contando nos dedos os dias que faltam para as suas férias, catando no calendário os próximos feriados.
Os professores apaixonados muito bem sabem das dificuldades, do desrespeito, das injustiças, até mesmo dos horrores que há na profissão. Mas o professor apaixonado não deixa de professar, e seu protesto é continuar amando apaixonadamente.
Continuar amando é não perder a fé, palavra pequena que não se dilui no café ralo, não foge pelo ralo, não se apaga como um traço de giz no quadro.
Ter fé impede que o medo esmague o amor, que as alienações antigas e novas substituam a lúcida esperança.
Dar aula não é contar piada, mas quem dá aula sem humor não está com nada, ensinar é uma forma de oração.
Não essa oração chacoalhar de palavras sem sentido, com voz melosa ou ríspida. Mera oração subordinada, e mais nada.
Os professores apaixonados querem tudo. Querem multiplicar o tempo, somar esforços, dividir os problemas para solucioná-los. Querem analisar a química da realidade. Querem traçar o mapa de inusitados tesouros.
Os olhos dos professores apaixonados brilham quando, no meio de uma explicação, percebem o sorriso do aluno que entendeu algo que ele mesmo, professor, não esperava explicar.
A paixão é inexplicável, bem sei. Mas é também indisfarçável.
* Gabriel Perissé é Mestre em Literatura Brasileira pela FFLCH-USP e doutor em Filosofia da Educação e doutorando em Pedagogia pela USP; é autor dos livros "Ler, pensar e escrever" (Ed. Arte e Ciência); "O leitor criativo" (Omega Editora); "Palavra e origens" (Editora Mandruvá); "O professor do futuro (Thex Editora). É Fundador da ONG Projeto Literário Mosaico ; É editor da Revista Internacional Videtur -Letras (www.hottopos.com/vdletras3/index.htm); é professor universitário, coordenador-geral da ong literária Projeto Literário Mosaico: www.escoladeescritores.org.br)