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terça-feira, 8 de julho de 2014

Propostas de produção textual 6

AS PALAVRAS NO USO DIÁRIO

Observe que, para esclarecer alguns sentidos da palavra, o dicionário teve de contextualizá-la (“os fatores do progresso”, “o progresso de um incêndio”). Essa necessidade traduz um problema típico: o fato de que as palavras só adquirem seu significado pleno quando em uso, ou seja, quando se relacionam com outras palavras e com o mundo. Às vezes, o significado decorre de fatores sociais mais sutis: pense no uso da palavra progresso no discurso de um deputado ligado a interesses de grandes empresas e na mesma palavra numa publicação de um grupo radical de defesa do meio ambiente. No primeiro caso, ela provavelmente terá algo de divino e profético; no segundo, algo perigoso, que inspira cuidados. Fique, pois, atento a essa ralação entre as palavras, os textos e o mundo.

Exercícios:


1. Concentre-se, separadamente, em cada uma das palavras seguintes, e escrevas outras palavras que, para você, têm alguma relação com elas (dedique um minuto a cada uma).

1. político 6. rio 11. povo
2. amor 7. floresta 12. trabalho
3. paz 8. esgoto
4. mar 9. homem
5. asfalto 10. pátria

Depois de feito os exercícios, compare os seus resultados com os de seus colegas. Houve muitas coincidências?


2. Relacione com cada uma das palavras seguintes, outras que tenham sonoridade semelhante (dedique um minuto a cada uma).

1. carro 6. poesia 11. rádio
2. sussurro 7. construção 12. jornal
3. assim 8. casa
4. glutão 9. vida
5. senso 10. dente


3. Relacione com cada uma das palavras abaixo outras que a elas se liguem pelo significado.

1. índio 6. prazer
2. eleição 7. liberdade
3. economia 8. mudança
4. jovem 9. descoberta
5. ecologia 10. profissão

4. Escreva palavras que lhe transmitam sensação de:

1. frio 11. atrito
2. calor 12. limpeza
3. claridade 13. deslizamento
4. escuridão 14. pegajosidade
5. transparência 15. nojo
6. liberdade 16. vitalidade
7. tristeza 17. incômodo
8. desespero 18. desânimo

9. conforto 19. cansaço
10. alegria 20. satisfação


5. Que palavras você utiliza para completar as comparações a seguir?

a) Tão sossegado quanto... f) Tão desonesto quanto..
b) Tão triste quanto... g) Tão indispensável quanto...
c) Tão aliviado quanto... h) Tão saboroso quanto...
d) Tão deslumbrado quanto... i) Tão imóvel quanto...
e) Tão desagradável quanto... j) Tão ágil quanto...

7. Muitos animais são usados no vocabulário diário a fim de representar nossas qualidades e defeitos. Que realidades humanas cada um dos animais a seguir representam?

Pavão – Boi - Formiga –
Touro - Abelha - Raposa –
Asno - Vaca - Cão –
Lesma - Leão - Camaleão –
Baleia - Lebre - Cordeiro/ovelha –
Cabra –


CARTA DE RECLAMAÇÃO

1. Você comprou, pela internet, um cartão de memória de 2gb. A empresa enviou um de 1gb, que não funciona.

2. Sua conta telefônica veio com o dobro do valor devido. Você vai enviar um e-mail para a empresa pedindo providências.

3. A empresa que fornece energia para a sua residência não enviou sua conta e está cobrando, por telefone, ameaçando interromper o fornecimento.

4. Você teve um problema de saúde, foi ao médico, e precisa fazer uma tomografia. Seu plano de saúde não autorizou o exame, embora você esteja em dia.

5. Faça uma reclamação à diretora da escola quando ao funcionamento da mesma.


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professores apaixonados

Professores e professoras apaixonadas acordam cedo e dormem tarde, movidos pela idéia fixa de que podem mover o mundo.
Apaixonados, esquecem a hora do almoço e do jantar: estão preocupados com as múltiplas fomes que, de múltiplas formas, debilitam as inteligências.
As professoras apaixonadas descobriram que há homens no magistério igualmente apaixonados pela arte de ensinar, que é a arte de dar contexto a todos os textos.
Não há pretextos que justifiquem, para os professores apaixonados, um grau a menos de paixão, e não vai nisso nem um pouco de romantismo barato.
Apaixonar-se sai caro! Os professores apaixonados, com ou sem carro, buzinam o silêncio comodista, dão carona para os alunos que moram mais longe do conhecimento, saem cantando o pneu da alegria.
Se estão apaixonados, e estão, fazem da sala de aula um espaço de cânticos, de ênfases, de sínteses que demonstram, pela via do contraste, o absurdo que é viver sem paixão, ensinar sem paixão.
Dá pena, dá compaixão ver o professor desapaixonado, sonhando acordado com a aposentadoria, contando nos dedos os dias que faltam para as suas férias, catando no calendário os próximos feriados.
Os professores apaixonados muito bem sabem das dificuldades, do desrespeito, das injustiças, até mesmo dos horrores que há na profissão. Mas o professor apaixonado não deixa de professar, e seu protesto é continuar amando apaixonadamente.
Continuar amando é não perder a fé, palavra pequena que não se dilui no café ralo, não foge pelo ralo, não se apaga como um traço de giz no quadro.
Ter fé impede que o medo esmague o amor, que as alienações antigas e novas substituam a lúcida esperança.
Dar aula não é contar piada, mas quem dá aula sem humor não está com nada, ensinar é uma forma de oração.
Não essa oração chacoalhar de palavras sem sentido, com voz melosa ou ríspida. Mera oração subordinada, e mais nada.
Os professores apaixonados querem tudo. Querem multiplicar o tempo, somar esforços, dividir os problemas para solucioná-los. Querem analisar a química da realidade. Querem traçar o mapa de inusitados tesouros.
Os olhos dos professores apaixonados brilham quando, no meio de uma explicação, percebem o sorriso do aluno que entendeu algo que ele mesmo, professor, não esperava explicar.
A paixão é inexplicável, bem sei. Mas é também indisfarçável.
* Gabriel Perissé é Mestre em Literatura Brasileira pela FFLCH-USP e doutor em Filosofia da Educação e doutorando em Pedagogia pela USP; é autor dos livros "Ler, pensar e escrever" (Ed. Arte e Ciência); "O leitor criativo" (Omega Editora); "Palavra e origens" (Editora Mandruvá); "O professor do futuro (Thex Editora). É Fundador da ONG Projeto Literário Mosaico ; É editor da Revista Internacional Videtur -Letras (www.hottopos.com/vdletras3/index.htm); é professor universitário, coordenador-geral da ong literária Projeto Literário Mosaico: www.escoladeescritores.org.br)