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terça-feira, 15 de setembro de 2009

Avaliação ou parecer descritivo


Avaliação ou Parecer Descritivo são nomes usados no documento que recebemos informando-nos sobre o desenvolvimento de nossos filhos. Por vezes, penso que o termo avaliação é muito forte, pode passar a idéia de “fôrma”, de que todos estão sendo avaliados de forma padrão, como uma linha de produção. É preciso discernir que é um documento sério, sim. Muito além de uma história bonita, é o registro de como nossos pequenos estão experimentando, ousando sem a preocupação de acertar ou errar. Suavizando com o termo Parecer Descritivo posicionamo-nos com mais cautela. Respeitando sempre que as crianças de 0 a 7 anos “não são”, elas “estão” em formação... tudo pode acontecer! São lagartas em metamorfose, deste processo, se bem amparado, podem nascer belas e únicas borboletas. Independente do nome dado, este documento, se bem feito por professores e equipe especializada, nos fornece dados de como nossas crianças estão se relacionando com o mundo e ocupando seu lugar. Construindo-se como sujeitos. Este relato tão sério e tão apaixonante permeia histórias de minhocas, heróis, dinossauros, famílias, lugares, rotinas prazerosas da infância, que conduzem a uma aprendizagem com significado. E registra o que a memória ama e sempre fica eterno: as primeiras amizades, os primeiros professores, os primeiros amores, as primeiras regras em grupo, o primeiro registro da figura humana... os primeiros momentos de uma infância que determina “todo o resto!!!”.

Um comentário:

  1. E parecer descritivo nas séries finais? Qual é a tua opinião?

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professores apaixonados

Professores e professoras apaixonadas acordam cedo e dormem tarde, movidos pela idéia fixa de que podem mover o mundo.
Apaixonados, esquecem a hora do almoço e do jantar: estão preocupados com as múltiplas fomes que, de múltiplas formas, debilitam as inteligências.
As professoras apaixonadas descobriram que há homens no magistério igualmente apaixonados pela arte de ensinar, que é a arte de dar contexto a todos os textos.
Não há pretextos que justifiquem, para os professores apaixonados, um grau a menos de paixão, e não vai nisso nem um pouco de romantismo barato.
Apaixonar-se sai caro! Os professores apaixonados, com ou sem carro, buzinam o silêncio comodista, dão carona para os alunos que moram mais longe do conhecimento, saem cantando o pneu da alegria.
Se estão apaixonados, e estão, fazem da sala de aula um espaço de cânticos, de ênfases, de sínteses que demonstram, pela via do contraste, o absurdo que é viver sem paixão, ensinar sem paixão.
Dá pena, dá compaixão ver o professor desapaixonado, sonhando acordado com a aposentadoria, contando nos dedos os dias que faltam para as suas férias, catando no calendário os próximos feriados.
Os professores apaixonados muito bem sabem das dificuldades, do desrespeito, das injustiças, até mesmo dos horrores que há na profissão. Mas o professor apaixonado não deixa de professar, e seu protesto é continuar amando apaixonadamente.
Continuar amando é não perder a fé, palavra pequena que não se dilui no café ralo, não foge pelo ralo, não se apaga como um traço de giz no quadro.
Ter fé impede que o medo esmague o amor, que as alienações antigas e novas substituam a lúcida esperança.
Dar aula não é contar piada, mas quem dá aula sem humor não está com nada, ensinar é uma forma de oração.
Não essa oração chacoalhar de palavras sem sentido, com voz melosa ou ríspida. Mera oração subordinada, e mais nada.
Os professores apaixonados querem tudo. Querem multiplicar o tempo, somar esforços, dividir os problemas para solucioná-los. Querem analisar a química da realidade. Querem traçar o mapa de inusitados tesouros.
Os olhos dos professores apaixonados brilham quando, no meio de uma explicação, percebem o sorriso do aluno que entendeu algo que ele mesmo, professor, não esperava explicar.
A paixão é inexplicável, bem sei. Mas é também indisfarçável.
* Gabriel Perissé é Mestre em Literatura Brasileira pela FFLCH-USP e doutor em Filosofia da Educação e doutorando em Pedagogia pela USP; é autor dos livros "Ler, pensar e escrever" (Ed. Arte e Ciência); "O leitor criativo" (Omega Editora); "Palavra e origens" (Editora Mandruvá); "O professor do futuro (Thex Editora). É Fundador da ONG Projeto Literário Mosaico ; É editor da Revista Internacional Videtur -Letras (www.hottopos.com/vdletras3/index.htm); é professor universitário, coordenador-geral da ong literária Projeto Literário Mosaico: www.escoladeescritores.org.br)