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segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Exercícios sobre linguagem

Exercício sobre linguagem 1
1. A língua é um instrumento que nos permite representar o mundo em que vivemos. Mas essa representação não é mera cópia, é uma interpretação, o que torna possível a ocorrência de visões distintas de um mesmo fato. Leia os dois textos que seguem.

I) As duas melhores equipes do futebol paulista prometem um bom espetáculo para esta noite no Pacaembu, mas as torcidas uniformizadas já confirmaram sua presença no estádio.

II) As duas melhores equipes do futebol paulista prometem um bom espetáculo para esta noite no Pacaembu, pois as torcidas uniformizadas já confirmaram sua presença no estádio.

Os dois trechos contêm as mesmíssimas informações, mas a mudança de uma simples conjunção altera completamente o ponto de vista do redator da notícia.

a) Em qual trecho a presença das torcidas uniformizadas no estádio é vista como um obstáculo à realização de um bom espetáculo? Justifique sua resposta.
b) Em qual trecho a presença das torcidas uniformizadas é interpretada como um fator favorável ao espetáculo?

Gabarito do exercício 1
1) a) No trecho 1. A palavra mas está criando uma relação de oposição entre as duas orações. Isso quer dizer que a presença das torcidas uniformizadas se opõe à prática de um bom espetáculo.

b) No trecho II. A conjunção pois introduz uma oração que confirma o que se disse anteriormente, colocando um argumento favorável ao que foi dito.

Exercício sobre linguagem 2
2. Muitas vezes, a informação é transmitida de maneira clara pelo texto. Apesar disso, exige uma concentração maior para ser compreendida. Uma leitura rápida e desatenta pode nos levar a perder dados ou misturá-los indevidamente. A questão da Fuvest que vem a seguir serve para ilustrar o que se disse.

Não se trata aqui, é óbvio, de procurar eximir os meios de comunicação da responsabilidade por seus produtos. Mas determinar de antemão o que não pode ser veiculado é policiar a expressão livre de ideias e informações - ou seja, chancelar a censura. [Folha de S. Paulo, 28/8/97]

Depreende-se do texto que seu autor:

a) pretende corroborar a censura, embora afirme que os meios de comunicação devem ser responsabilizados por seus produtos.
b) isenta os meios de comunicação de responsabilidades em relação aos produtos que veiculam.
c) posiciona-se contra a censura prévia e reconhece que os meios de comunicação podem ser responsabilizados pelos produtos que veiculam.
d) pretende evitar a censura, estabelecendo critérios prévios quanto ao que pode ou não ser veiculado nos meios de comunicação.
e) busca transferir para o próprio órgão da imprensa a responsabilidade pela censura prévia.

Gabarito do exercício 2
2. A alternativa correta é a letra C. O texto cria correspondência entre as expressões "determinar de antemão", "policiar a expressão livre" e "chancelar a censura", permitindo depreender que o autor se posiciona contra a censura prévia; ao afirmar "Não se trata [...] de procurar eximir", ele dá a entender que não é favorável a isentar de responsabilidade os meios de comunicação.

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professores apaixonados

Professores e professoras apaixonadas acordam cedo e dormem tarde, movidos pela idéia fixa de que podem mover o mundo.
Apaixonados, esquecem a hora do almoço e do jantar: estão preocupados com as múltiplas fomes que, de múltiplas formas, debilitam as inteligências.
As professoras apaixonadas descobriram que há homens no magistério igualmente apaixonados pela arte de ensinar, que é a arte de dar contexto a todos os textos.
Não há pretextos que justifiquem, para os professores apaixonados, um grau a menos de paixão, e não vai nisso nem um pouco de romantismo barato.
Apaixonar-se sai caro! Os professores apaixonados, com ou sem carro, buzinam o silêncio comodista, dão carona para os alunos que moram mais longe do conhecimento, saem cantando o pneu da alegria.
Se estão apaixonados, e estão, fazem da sala de aula um espaço de cânticos, de ênfases, de sínteses que demonstram, pela via do contraste, o absurdo que é viver sem paixão, ensinar sem paixão.
Dá pena, dá compaixão ver o professor desapaixonado, sonhando acordado com a aposentadoria, contando nos dedos os dias que faltam para as suas férias, catando no calendário os próximos feriados.
Os professores apaixonados muito bem sabem das dificuldades, do desrespeito, das injustiças, até mesmo dos horrores que há na profissão. Mas o professor apaixonado não deixa de professar, e seu protesto é continuar amando apaixonadamente.
Continuar amando é não perder a fé, palavra pequena que não se dilui no café ralo, não foge pelo ralo, não se apaga como um traço de giz no quadro.
Ter fé impede que o medo esmague o amor, que as alienações antigas e novas substituam a lúcida esperança.
Dar aula não é contar piada, mas quem dá aula sem humor não está com nada, ensinar é uma forma de oração.
Não essa oração chacoalhar de palavras sem sentido, com voz melosa ou ríspida. Mera oração subordinada, e mais nada.
Os professores apaixonados querem tudo. Querem multiplicar o tempo, somar esforços, dividir os problemas para solucioná-los. Querem analisar a química da realidade. Querem traçar o mapa de inusitados tesouros.
Os olhos dos professores apaixonados brilham quando, no meio de uma explicação, percebem o sorriso do aluno que entendeu algo que ele mesmo, professor, não esperava explicar.
A paixão é inexplicável, bem sei. Mas é também indisfarçável.
* Gabriel Perissé é Mestre em Literatura Brasileira pela FFLCH-USP e doutor em Filosofia da Educação e doutorando em Pedagogia pela USP; é autor dos livros "Ler, pensar e escrever" (Ed. Arte e Ciência); "O leitor criativo" (Omega Editora); "Palavra e origens" (Editora Mandruvá); "O professor do futuro (Thex Editora). É Fundador da ONG Projeto Literário Mosaico ; É editor da Revista Internacional Videtur -Letras (www.hottopos.com/vdletras3/index.htm); é professor universitário, coordenador-geral da ong literária Projeto Literário Mosaico: www.escoladeescritores.org.br)