ATIVIDADE 06
Argumentação
· Cada grupo vai vender um produto. É preciso convencer os ouvintes de que esse produto é fantástico, tem algo diferente e espetacular.
Sugestões:
a) uma cebola;
b) uma garrafa pet;
c) uma folha de jornal;
d) um tomate;
e) outros, a critério do dinamizador e/ou do grupo.
ATIVIDADE 07
Descrição de pessoa
· Dividir a turma em duplas;
· Cada companheiro da dupla descreve o outro;
· Cada um lê o seu texto em voz alta.
ATIVIDADE 08
· Cada companheiro põe seu nome numa folha, apenas o nome. Em seguida todos trocam as folhas entre si (não vale ficar com a própria folha). Cada companheiro escreve uma carta para aquele cujo nome está na folha que ficou com ele.
Argumentação
· Cada grupo vai vender um produto. É preciso convencer os ouvintes de que esse produto é fantástico, tem algo diferente e espetacular.
Sugestões:
a) uma cebola;
b) uma garrafa pet;
c) uma folha de jornal;
d) um tomate;
e) outros, a critério do dinamizador e/ou do grupo.
ATIVIDADE 07
Descrição de pessoa
· Dividir a turma em duplas;
· Cada companheiro da dupla descreve o outro;
· Cada um lê o seu texto em voz alta.
ATIVIDADE 08
· Cada companheiro põe seu nome numa folha, apenas o nome. Em seguida todos trocam as folhas entre si (não vale ficar com a própria folha). Cada companheiro escreve uma carta para aquele cujo nome está na folha que ficou com ele.
ATIVIDADE 09
· Cada companheiro deverá desenhar, escrever ou rabiscar num papel pardo que será colocado a disposição de todos. Terminada essa fase, cada um dirá, com uma palavra, o que sentiu ao produzir seu trabalho(poderá também interpretar seu trabalho através de uma palavra). Todas as palavras serão escritas no quadro pelos participantes. Em seguida, todos (individualmente ou em pequenos grupos) deverão produzir um texto, de modo que entrem, em sua quase totalidade, as palavras ditas pelos companheiros. Posteriormente, cada texto deverá ser lido em voz alta.
ATIVIDADE 10
· Todos em círculo;
· Distribuir uma porção de massa (de modelar ou de pastel, feita com farinha e água) para cada participante;
· De olhos fechados e ao som de uma música, preferencialmente, orquestrada, cada um modela sua massa com os dedos. Após um determinado tempo, interromper a música, pedir que abram os olhos e observem a forma que a massa tomou.
· Responder, por escrito, as seguintes perguntas, levando em consideração o objeto que acabaram de criar:
1. Quem sou eu?
2. Meu nome é...
3. Como nasci?
4. De que sou feito (descreva-me)?
5. Onde vivo?
6. Quais os meus gostos, meus medos?
7. Que planos tenho para o futuro?
8. Minha mensagem para o homem é...
· O dinamizador poderá aumentar ou diminuir o número de perguntas em função do interesse da turma. Terminadas as respostas (ou antes, a critério do dinamizador), cada aluno poderá apresentar aos colegas seu trabalho.
ATIVIDADE 11
Um ser fantástico
Material: Músicas sobre o tema (ex.: Sem Pecado e sem Juízo, de Baby Consuelo), jornais, retalhos de tecido, papel colorido, vela, fósforo, celofane, plástico, papelão ou qualquer outro material que permita a confecção de bonecos.
· A atividade é iniciada com a leitura e interpretação da música escolhida;
· Após a leitura, falar sobre o nosso corpo, a matéria de que é feito(carne e osso), as vantagens e desvantagens de ser feito dessa matéria e as precauções que devemos tomar para nos preservar do perigo (fogo, água, queda, etc..);
· Cada grupo deverá confeccionar um ser fantástico, sem nenhum compromisso com o real;
· Batizar o novo ser com um nome que tenha ligação com o material de que é feito e criar um texto sobre ele, baseando-se nas perguntas:
1. Quem é?
2. De que é feito?
3. Onde vive(descrever o ambiente);
4. Como se comunica quando está alegre ou triste?
5. Como se relaciona com os outros seres?
6. Quais as suas contribuições para o mundo?
Nenhum comentário:
Postar um comentário