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terça-feira, 8 de julho de 2014

Atividades de exploração da escrita 2

ATIVIDADE 06

Argumentação

· Cada grupo vai vender um produto. É preciso convencer os ouvintes de que esse produto é fantástico, tem algo diferente e espetacular.
Sugestões:
a) uma cebola;
b) uma garrafa pet;
c) uma folha de jornal;
d) um tomate;
e) outros, a critério do dinamizador e/ou do grupo.

ATIVIDADE 07

Descrição de pessoa

· Dividir a turma em duplas;
· Cada companheiro da dupla descreve o outro;
· Cada um lê o seu texto em voz alta.

ATIVIDADE 08

· Cada companheiro põe seu nome numa folha, apenas o nome. Em seguida todos trocam as folhas entre si (não vale ficar com a própria folha). Cada companheiro escreve uma carta para aquele cujo nome está na folha que ficou com ele.


ATIVIDADE 09

· Cada companheiro deverá desenhar, escrever ou rabiscar num papel pardo que será colocado a disposição de todos. Terminada essa fase, cada um dirá, com uma palavra, o que sentiu ao produzir seu trabalho(poderá também interpretar seu trabalho através de uma palavra). Todas as palavras serão escritas no quadro pelos participantes. Em seguida, todos (individualmente ou em pequenos grupos) deverão produzir um texto, de modo que entrem, em sua quase totalidade, as palavras ditas pelos companheiros. Posteriormente, cada texto deverá ser lido em voz alta.

ATIVIDADE 10

· Todos em círculo;
· Distribuir uma porção de massa (de modelar ou de pastel, feita com farinha e água) para cada participante;
· De olhos fechados e ao som de uma música, preferencialmente, orquestrada, cada um modela sua massa com os dedos. Após um determinado tempo, interromper a música, pedir que abram os olhos e observem a forma que a massa tomou.
· Responder, por escrito, as seguintes perguntas, levando em consideração o objeto que acabaram de criar:
1. Quem sou eu?
2. Meu nome é...
3. Como nasci?
4. De que sou feito (descreva-me)?
5. Onde vivo?
6. Quais os meus gostos, meus medos?
7. Que planos tenho para o futuro?
8. Minha mensagem para o homem é...

· O dinamizador poderá aumentar ou diminuir o número de perguntas em função do interesse da turma. Terminadas as respostas (ou antes, a critério do dinamizador), cada aluno poderá apresentar aos colegas seu trabalho.

ATIVIDADE 11

Um ser fantástico

Material: Músicas sobre o tema (ex.: Sem Pecado e sem Juízo, de Baby Consuelo), jornais, retalhos de tecido, papel colorido, vela, fósforo, celofane, plástico, papelão ou qualquer outro material que permita a confecção de bonecos.

· A atividade é iniciada com a leitura e interpretação da música escolhida;

· Após a leitura, falar sobre o nosso corpo, a matéria de que é feito(carne e osso), as vantagens e desvantagens de ser feito dessa matéria e as precauções que devemos tomar para nos preservar do perigo (fogo, água, queda, etc..);

· Cada grupo deverá confeccionar um ser fantástico, sem nenhum compromisso com o real;

· Batizar o novo ser com um nome que tenha ligação com o material de que é feito e criar um texto sobre ele, baseando-se nas perguntas:
1. Quem é?
2. De que é feito?
3. Onde vive(descrever o ambiente);
4. Como se comunica quando está alegre ou triste?
5. Como se relaciona com os outros seres?
6. Quais as suas contribuições para o mundo?


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professores apaixonados

Professores e professoras apaixonadas acordam cedo e dormem tarde, movidos pela idéia fixa de que podem mover o mundo.
Apaixonados, esquecem a hora do almoço e do jantar: estão preocupados com as múltiplas fomes que, de múltiplas formas, debilitam as inteligências.
As professoras apaixonadas descobriram que há homens no magistério igualmente apaixonados pela arte de ensinar, que é a arte de dar contexto a todos os textos.
Não há pretextos que justifiquem, para os professores apaixonados, um grau a menos de paixão, e não vai nisso nem um pouco de romantismo barato.
Apaixonar-se sai caro! Os professores apaixonados, com ou sem carro, buzinam o silêncio comodista, dão carona para os alunos que moram mais longe do conhecimento, saem cantando o pneu da alegria.
Se estão apaixonados, e estão, fazem da sala de aula um espaço de cânticos, de ênfases, de sínteses que demonstram, pela via do contraste, o absurdo que é viver sem paixão, ensinar sem paixão.
Dá pena, dá compaixão ver o professor desapaixonado, sonhando acordado com a aposentadoria, contando nos dedos os dias que faltam para as suas férias, catando no calendário os próximos feriados.
Os professores apaixonados muito bem sabem das dificuldades, do desrespeito, das injustiças, até mesmo dos horrores que há na profissão. Mas o professor apaixonado não deixa de professar, e seu protesto é continuar amando apaixonadamente.
Continuar amando é não perder a fé, palavra pequena que não se dilui no café ralo, não foge pelo ralo, não se apaga como um traço de giz no quadro.
Ter fé impede que o medo esmague o amor, que as alienações antigas e novas substituam a lúcida esperança.
Dar aula não é contar piada, mas quem dá aula sem humor não está com nada, ensinar é uma forma de oração.
Não essa oração chacoalhar de palavras sem sentido, com voz melosa ou ríspida. Mera oração subordinada, e mais nada.
Os professores apaixonados querem tudo. Querem multiplicar o tempo, somar esforços, dividir os problemas para solucioná-los. Querem analisar a química da realidade. Querem traçar o mapa de inusitados tesouros.
Os olhos dos professores apaixonados brilham quando, no meio de uma explicação, percebem o sorriso do aluno que entendeu algo que ele mesmo, professor, não esperava explicar.
A paixão é inexplicável, bem sei. Mas é também indisfarçável.
* Gabriel Perissé é Mestre em Literatura Brasileira pela FFLCH-USP e doutor em Filosofia da Educação e doutorando em Pedagogia pela USP; é autor dos livros "Ler, pensar e escrever" (Ed. Arte e Ciência); "O leitor criativo" (Omega Editora); "Palavra e origens" (Editora Mandruvá); "O professor do futuro (Thex Editora). É Fundador da ONG Projeto Literário Mosaico ; É editor da Revista Internacional Videtur -Letras (www.hottopos.com/vdletras3/index.htm); é professor universitário, coordenador-geral da ong literária Projeto Literário Mosaico: www.escoladeescritores.org.br)